O surgimento de novas tecnologias a cada dia impõe a empreendedores a necessidade gritante de se aprender novas terminologias, funcionalidades e estar antenado a tendências de mercado em uma velocidade que desafia a expansão de qualquer negócio. Diante de tantas mudanças, é comum que executivos tenham de aprender com quem mais sabe sobre determinado assunto.
É nesse contexto que despontam os grandes eventos de tecnologia. Mais do que uma oportunidade para acompanhar conteúdos e palestras com profissionais gabaritados, esses espaços se tornam um grande palco para trocas e conexões entre empreendedores em busca de estratégias e novas tendências. Pensando nisso, a fintech catarinense Asaas, que oferece conta digital para pequenas e médias empresas, criou o Asaas Connect, seu primeiro evento proprietário de inovação.
A conferência acontece em 5 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e reunirá cerca de 1.500 participantes, entre empreendedores e líderes de empresas dos setores de tecnologia e finanças. A proposta é ser um ponto de encontro entre tomadores de decisão das empresas — em especial profissionais da alta gestão, como diretores de marketing, diretores financeiros e de novos negócios, por exemplo.
Segundo Junior Beltrão, CRO do Asaas, o projeto nasceu com o objetivo de acompanhar o contexto de negócios do Brasil e do mundo, enquanto aproveita o bom momento do Asaas como negócio. “O Asaas Connect é uma iniciativa que já queríamos implementar, mas que acabou ficando em segundo plano por termos muitos passos anteriores a tomar. Agora vimos uma oportunidade de mercado, em especial no segundo semestre”, diz.
Destaques da programação
A expectativa é que o Asaas Connect, já em sua primeira edição, estabeleça seu lugar no movimentado calendário de eventos de inovação e tecnologia do país. Para isso, a aposta da fintech esteve em uma cuidadosa curadoria de conteúdo.
O Asaas Connect segue uma tríade de conteúdo baseado nos pilares negócios, finanças e tecnologia, e conta com 28 palestrantes especialistas em cada uma dessas verticais. Entre eles estão Tavane Gurdos, ex-diretora de negócios da Meta no Brasil; Laysa Peixoto, líder da equipe de criação tecnológica da Nasa; Renato Leite Monteiro, responsável pela segurança de dados do X (antigo Twitter); Randi Zuckerberg, ex-diretora de desenvolvimento de mercado do Facebook e Willian Takamura, diretor de regulamentação do Revolut, um dos neobanks mais promissores da Europa e que desembarcou no Brasil há poucos meses.
Juntos, os palestrantes irão abordar temas da atualidade, mas com algum impacto no curto e médio impacto no mundo, mas principalmente no Brasil. Um exemplo está no Drex, projeto do Banco Central que assumirá o papel de real digital, e também Inteligência artificial, assunto que tem criado um grande burburinho entre as empresas mundialmente — e que será foco específico de um painel com o representante da área de segurança de dados do Twitter (X).
“A nossa intenção é explanar o que vem pela frente. Falar dos desafios e oportunidades e como encará-los e aproveitá-los. O line-up também teria que atender a isso”, diz. “Estamos construindo algo extremamente relevante. Nosso line-up foi pensado com carinho e queremos entregar valor nas diferentes trilhas de conteúdo. Acreditamos que o que construímos em nível de palestrantes é bem relevante”, afirma Beltrão.
As inscrições para o evento e a programação completa estão no site oficial do Asaas Connect.
O momento do Asaas
Com o Asaas Connect, o Asaas também procura estabelecer uma dinâmica que favoreça o próprio negócio, que encara um ótimo momento em 2023. Em junho, a empresa captou R$ 100 milhões.
Além disso, segundo Beltrão, a criação de um evento proprietário também vem na esteira do desempenho positivo da empresa, que tem dobrado seu crescimento ano a ano. Apenas em marketing, o investimento cresce na ordem de 60%.
“Em 2023, devemos investir aproximadamente R$ 23 milhões em marketing. E sabemos que esse crescimento, mesmo sendo resultado disso, não está nem perto de acompanhar os outros indicadores de crescimento da empresa. Um sinal de que crescemos de forma consistente e responsável”, conclui.
Para 2024, diz o executivo, a previsão de investimento é de R$ 40 milhões. O Asaas Connect pode ser um pontapé para isso.