Para trazer ainda mais inovação ao mercado e modernizar o famoso “boca a boca” no ambiente digital, a Beeviral, principal plataforma de Member Get Member do país, lançou recentemente o Beeviral Engage AI. Baseado em inteligência artificial, o novo recurso promete otimizar as campanhas de indicação, oferecendo uma jornada personalizada que permite às empresas engajar automaticamente clientes e parceiros, maximizando o potencial de suas redes para impulsionar o crescimento dos negócios.
“Atendimento, transparência, engajamento e pagamento rápido da recompensa são fatores essenciais para o sucesso de um programa de indicação”, afirma Marcelo Pereira, CEO e cofundador da Beeviral. “Nossa plataforma já oferecia todos esses elementos, mas o engajamento, em especial, ainda exigia muito esforço dos clientes”, reconhece.
Comprometida em aprimorar a experiência dos clientes e atender a todas as suas necessidades, a Beeviral começou a explorar novas tecnologias e as oportunidades que elas traziam. Foi quando decidiu contratar especialistas em inteligência artificial e aprofundar nesse campo, o que resultou na criação do Engage AI.
Principais funcionalidades
Diferente das campanhas tradicionais, o Engage AI aprende com cada interação do usuário e utiliza esses insights para melhorar continuamente a performance das indicações. Isso permite que a campanha de indicação seja ajustada conforme as preferências de cada público. A solução não só automatiza o processo de indicação, como também ajusta as estratégias em tempo real para garantir que os clientes estejam recebendo as mensagens e recompensas que realmente os motivam a indicar.
“A IA consegue, por exemplo, enviar uma mensagem personalizada a cada cinco dias com base no histórico e no desempenho de cada usuário. E isso vai além do e-mail. Conseguimos fazer o envio por outros canais, como o WhatsApp, garantindo que a mensagem realmente chegue ao usuário. Tudo é pensado para que os usuários vejam as campanhas e recomendem o produto a conhecidos. A inteligência artificial permitiu melhorar significativamente a plataforma, engajando a base e transformando-a em uma verdadeira comunidade de indicadores — tudo de maneira automática, recorrente e personalizada”, destaca Marcelo.
Entre as principais funcionalidades do Engage AI, está a automação inteligente, que facilita todo o ciclo das campanhas de Member Get Member. O recurso automatiza a comunicação com os clientes, o engajamento dos participantes e o envio de recompensas, garantindo interações estratégicas e sem perder oportunidades.
Outro destaque é a previsão de comportamento. Por meio de algoritmos avançados, o Engage AI analisa o comportamento dos usuários e antecipa quais ações são mais propensas a gerar engajamento, sugerindo ajustes que podem maximizar as taxas de conversão com base em dados reais.
Por fim, a segmentação precisa e a personalização permitem a criação de campanhas adaptadas para diferentes perfis de clientes. As mensagens e recompensas são ajustadas automaticamente conforme o comportamento e os interesses do público-alvo, o que assegura uma experiência relevante e otimiza o engajamento com o público de forma significativa.
Referência de mercado
Fundada em 2019, a Beeviral oferece uma plataforma completa para empresas criarem programas de indicação e aumentarem suas vendas. Hoje, a startup atende mais de 300 empresas, entre elas grandes marcas como Globoplay, Lacta, Picpay, iFood e Grupo Boticário.
“Ao atender todas as etapas do programa de indicação em um só lugar, a Beeviral se torna a única solução completa do mercado, capaz de atender 100% do ecossistema de indicações”, afirma Vinícius Pires, CMO da Beeviral. “Isso é apenas o começo, pois cada vez mais a inteligência artificial fará parte do nosso negócio, trazendo insights que impulsionam tanto a plataforma quanto o crescimento de nossos clientes”, acrescenta.
O compromisso contínuo com a inovação levou a Beeviral a receber alguns dos principais prêmios do setor. Em junho, a startup foi selecionada como uma das Top 100 no Prêmio Sebrae Startups, que celebra empresas com excelência em inovação, impacto no mercado e alto potencial de crescimento. Além disso, a Beeviral foi classificada no Top 3 do prêmio na categoria Comércio e Serviços. Em outubro, a plataforma foi eleita umas das 100 Startups To Watch 2024. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Beeviral foi um dos destaques da categoria Martech do Ranking 100 Open Startups.
Segundo o CEO da empresa, o cliente está no foco de todas as decisões. “Todas as inovações que desenvolvemos partem da compreensão de suas dores e demandas, sempre buscando formas de ajudar. Essa dedicação, juntamente com o aumento da equipe, nos permitiu implementar rapidamente nossas ideias, aprimorando a tecnologia e nos destacando entre os concorrentes”, destaca Marcelo.
A Beeviral, que no ano passado contava com apenas 10 colaboradores, agora possui uma equipe com mais de 30 pessoas. A startup tem triplicado seu faturamento anual nos últimos três anos e projeta manter esse ritmo em 2024. Com esses avanços, a companhia tem realizado investimentos significativos em tecnologia para desenvolver novos recursos e aprimorar os existentes, aumentando o valor oferecido aos clientes ao potencializar as vendas por meio de indicações.
Além disso, a empresa tem se dedicado à educação do mercado, conscientizando as organizações sobre as vantagens dos programas de Member Get Member e as oportunidades que sua plataforma oferece.