Venture capital em retração. Aviso amigo da Y Combinator para as empresas se prepararem para o pior. Inflação e juros em alta. Instabilidade nos valuations. O cenário econômico de 2022 trouxe aos founders a necessidade de fazer mais com menos, estendendo seus runways com o caixa disponível. Pensando nisso, a BHub lançou sua nova solução, o Hub do Empreendedor.
Promovida pela marca como a primeira plataforma de visibilidade financeira inteligente, a solução gratuita entrega um dashboard que é conectado à conta bancária da empresa, oferecendo acesso a gráficos e indicadores financeiros, que, muitas vezes, não estão claros para quem gere um negócio. Segundo os desenvolvedores, a solução ajuda o empreendedor a monitorar em tempo real – ou seja, o painel é atualizado automaticamente à medida que as contas são movimentadas – a saúde financeira da empresa.
Conforme explica o CEO e fundador da BHub, Jorge Vargas Neto, a tecnologia hoje já pode ser integrada com contas dos principais bancos – Bradesco, Itaú, Santander Caixa, Banco do Brasil, Inter e Sicoob. Além disso, o painel também pode ser integrado a ERPs como Omie e Conta Azul.
“Os dados financeiros das integrações são combinados às tecnologias desenvolvidas pelo nosso time. A partir de nossa experiência e conhecimento de mercado, oferecemos aos empreendedores uma visão ampla da saúde financeira e performance de negócio”, aponta o CEO.
Acesso amplo
Segundo o CEO da BHub, a visão unificada entregue pelo Hub do Empreendedor dá acesso a informações como entradas e saídas das contas do empreendedor, e é possível obter informações do quanto é gasto mensalmente de forma agregada. Jorge aponta também que a plataforma possibilita visualizar as cinco maiores entradas e saídas de caixa em cada mês, com consultas de transações em todo o histórico agregado das diversas contas da empresa.
Para o executivo, estes recursos da plataforma dão ao empreendedor mais insights sobre aspectos importantes como runway e cash burn, mostrando quanto tempo a empresa pode continuar gastando sem a necessidade de novos aportes.
No caso da BHub, fundada em 2021 com o plano de ser uma startup que apoia outras startups a aperfeiçoar sua gestão por meio de sua plataforma SaaS, lançar gratuitamente o Hub do Empreendedor é uma forma de contribuir com os empreendedores neste momento de correção dos valuations e dificuldades de novas captações para as empresas de tecnologia.
“Nosso objetivo é auxiliar nessa melhor compreensão das finanças do negócio e no maior controle de quanto tempo se tem de pista, sem a necessidade de novas captações, consolidando a BHub como o braço direito do empreendedor no Brasil”, finaliza Jorge Vargas Neto.
A história da BHub
Fundada em junho de 2021, por Jorge Vargas Neto, Fernando Ricco, Marcelio Leal e Vanessa Muglia, a BHub é a primeira empresa de tecnologia no Brasil que oferece soluções completas de backoffice no modelo de assinatura mensal, também conhecido como o “backoffice as a service”.
Com foco em startups e PMEs, a plataforma oferece acesso a um dashboard customizado para monitoramento dos principais KPIs financeiros. A equipe da BHub é composta por engenheiros, contadores e advogados. Investida por dois dos maiores fundos do Brasil (Valor e Monashees) e empreendedores de unicórnios como iFood, Vtex, Ualá e Rappi. Além disso, a BHub faz parte do Endeavor Scale Up e Boostlab, dois dos principais programas de aceleração de startups do Brasil.
Para acessar e utilizar de forma gratuita o Hub do Empreendedor, é só clicar no botão abaixo.