Com o aumento da digitalização e a popularização da IA Generativa, as conversas por texto ou áudio vêm se consolidando como o principal meio de comunicação entre consumidores e marcas. Explorar essas interações para entender desejos, aprender com cada contato e evoluir continuamente, entregando mais valor, é o que pode garantir vantagem competitiva aos negócios.
Com esse foco, a Blip, plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores, realiza amanhã a quarta edição do Blip id, evento que reúne especialistas de marketing, tecnologia e inovação para discutir o futuro da IA conversacional. “Em breve, tudo o que hoje fazemos em aplicativos será migrado para conversas, transformando profundamente a experiência do cliente”, afirma Roberto Oliveira, CEO e cofundador da Blip, que estará na abertura do evento, ao lado do Chief Product Officer e cofundador Sérgio Passos.
A edição de 2025, que será realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, tem a expectativa de receber mais de 4 mil participantes. Neste ano, quem não puder participar presencialmente, poderá acompanhar o evento pela transmissão online. Entre os palestrantes confirmados estão Guilherme Horn, head do WhatsApp (Meta); Roberto Prado, diretor de engenharia de clientes da Google Brasil; Alex Szapiro, head do SoftBank no Brasil; Vinícius Furlan, head de acesso a capital da Endeavor; Mathias Moraes, gerente de operações de receita & canais conversacionais e digitais na XP; Rodrigo Duclos, Chief Innovation & Digital Officer da Claro; entre outros.
A programação do Blip id será distribuída em quatro trilhas de conteúdo: A nova economia das conversas, voltada a líderes de negócios; Marketing que responde (e converte), sobre dados, IA e criatividade; Código que fala, IA que responde, com foco em programação conversacional; e Inovação com foco em soluções Blip, dedicada a novas fronteiras da inteligência conversacional.
O evento será organizado em três palcos simultâneos. O Conversations será o principal, trazendo casos de sucesso de empresas, como YDUQS, XP e Claro, que utilizam as plataformas de inteligência conversacional para criar conversas e experiências com seus clientes. Entre os destaques do palco, estão o painel “Microsoft Talk”, com Alessandro Loesch Jannuzzi, VP de Sucesso do Cliente da Microsoft, e o painel “SoftBank convida: o futuro da experiência do cliente na América Latina – tecnologia, mensagens e escala”, com a participação de executivos da Claro Chile, Codere, Kia Colômbia e Kueski. O palco Arena CI será um espaço voltado ao aprendizado prático, onde os participantes poderão explorar temas como jornadas impulsionadas por IA, integração de sistemas e o desenvolvimento de agentes conversacionais. Já o BlipCon será o espaço para apresentação de produtos, inovações e lançamentos da própria Blip, incluindo soluções de dados, inteligência artificial e ferramentas como o Blip Go, voltada à conversão em vendas.
Outro destaque da agenda será o lançamento do Report “Da Descoberta ao Atendimento: o impacto da IA no futuro da jornada do consumidor”, realizado pela Blip com a consultoria WGSN. O estudo mapeia tendências emergentes como a humanização da IA e a computação afetuosa, a personalização com antecipação de demandas, as compras autônomas (B2AI), o comércio conversacional, a preservação da privacidade e a chamada high-friction experience.