
Poucas empresas operam em cadeias tão extensas e interdependentes quanto a BRF. Da produção no campo até a mesa do consumidor, passando por produtores integrados, fábricas, centros de distribuição e operação logística, a companhia conta com um amplo leque de parceiros e atua com marcas fortes e reconhecidas, que possuem portfólios complementares.
Com mais de 30 marcas globais e diversas categorias de consumo, a BRF aposta na inovação aberta como caminho para antecipar riscos, aplicar tecnologia e aumentar a eficiência em cada etapa da operação. É com esse olhar que o HUB BRF lança mais uma edição do programa, reforçando o compromisso com a colaboração e a cocriação com o ecossistema empreendedor.
“Acreditamos que a inovação aberta é essencial para impulsionar transformações reais em toda a cadeia de agro e alimentos. Ao conectar os desafios estratégicos da BRF com soluções do ecossistema empreendedor, criamos oportunidades concretas de evolução, eficiência e impacto positivo — dentro e fora da companhia.”, afirma Aysu Bilgin, Diretora Global de Estratégia, Insights & New Ventures da BRF.
Em 2025, o programa foca em quatro verticais prioritárias para a companhia. O primeiro desafio busca soluções que que ampliem a eficiência na aquisição de grãos, promovendo maior proximidade com produtores rurais e explorando alternativas que reduzam custos e aumentem a transparência nas negociações, uma iniciativa estratégica para uma das maiores compradoras de milho do país.
A segunda frente visa identificar tecnologias capazes de automatizar processos agropecuários, promovendo ganhos em eficiência, produtividade e bem-estar animal, com foco especial no manejo dos animais e outras atividades do campo.
Na indústria, o programa abre espaço para soluções escaláveis que controlem e monitorem processos fabris e de produto – como pesagem, controle de temperatura e outras rotinas críticas – para promover agilidade na coleta, integração e análise de dados para tomada de decisão, mas também ferramentas de predição que detectam variações que podem afetar eficiência, como quebras, perdas de performance em volume e qualidade.
O controle de qualidade também está entre as áreas de destaque: a BRF busca tecnologias avançadas para a detecção rápida de microrganismos e materiais estranhos na cadeia de agro e indústria.
Por fim, o programa procura ingredientes inovadores para o futuro da alimentação, que agreguem valor nutricional e funcional aos alimentos, substituindo conservantes e aditivos de forma inteligente, alinhados às novas demandas dos consumidores.
Cases de Sucesso
Nos últimos cinco anos, o Programa de Desafios da BRF consolidou-se como uma iniciativa estratégica para impulsionar a inovação com impacto real. Nesse período, foram mais de 1.300 inscrições de soluções de startups, resultando na execução de 31 provas de conceito (POCs) e 13 que evoluíram além da fase de experimentação, reforçando o compromisso da BRF com a construção de um ecossistema de inovação colaborativa e sustentável.
Entre os projetos bem-sucedidos destacam-se soluções como a da Wiagro, que desenvolveu uma tecnologia de monitoramento em tempo para detecção de pragas em silos de grãos. Utilizando sensores conectados via satélite e integrados a uma plataforma digital, a solução permite o acompanhamento remoto de variáveis como temperatura e umidade.
A tecnologia demonstrou alta precisão na detecção de incidentes e eficácia na aplicação preventiva. Além de melhorar a conservação dos grãos, contribui diretamente para a redução de perdas e geração de ganhos financeiros relevantes.
A IQX contribuiu no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, criando uma versão multicamada reciclável a partir da adição de aditivos compatibilizantes, o que resultou em um aumentou de 10% na reciclabilidade das embalagens. Em reconhecimento a essa inovação, em 2024 conquistamos o Prêmio NIS Açaí de Ouro 2025, na categoria Embalagens com Tecnologias Inovadoras, com o projeto da nova embalagem da Margarina Sofiteli Food Service, balde de 15kg.
O Prêmio NIS Açaí de Ouro é uma iniciativa do Nutri Ingredients Summit que valoriza empresas e profissionais que se destacam em inovação e desenvolvimento de ingredientes, processos e embalagens para os mercados de alimentos, bebidas e suplementos. A premiação reconhece soluções que promovem saudabilidade, funcionalidade e sustentabilidade no setor.
Já a Cloo, colaborou para uma redução de 24% no descarte de alimentos nos refeitórios da BRF, resultado de intervenções nos processos de preparo e consumo. Ambos os exemplos demonstram como parcerias estratégicas têm impulsionado avanços em sustentabilidade e eficiência operacional.
Sua startup ou scale-up desenvolve soluções que podem transformar e acelerar a BRF? Essa é sua chance de cocriar com uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Inscreva-se na 6a edição do Programa de Desafios da BRF.