O Pix tem sido protagonista de uma transformação significativa no cenário dos meios de pagamento nacional, e rapidamente se tornou queridinho dos brasileiros em busca de transações cada vez mais ágeis, práticas e seguras. A modalidade movimentou R$ 17,2 trilhões no último ano, com 41,9 bilhões de transações instantâneas realizadas ao longo de 2023 – números que representam um recorde desde o lançamento do Pix, em 2020, de acordo com o Banco Central.
Embora as transações entre pessoas físicas (P2P) ainda sejam o uso mais comum da modalidade, os pagamentos entre pessoa e empresa (P2B) crescem de forma expressiva. Em dezembro de 2020, as transferências P2B representavam apenas 6% do total de operações do Pix. Este número saltou para 34% em setembro de 2023, enquanto a fatia P2P caiu de 85% para 56% no mesmo período. Esse movimento representa uma oportunidade única para os varejistas alavancarem seus negócios, com a possibilidade de receber pagamentos instantâneos e, assim, otimizar a gestão de caixa, reduzir custos com taxas de intermediação e oferecer descontos e cashback para clientes que optem por essa modalidade de pagamento.
É justamente nesse contexto que nasce a Woovi, plataforma completa de gestão de pagamentos instantâneos que utiliza tecnologia de ponta para lojistas e consumidores realizarem transações mais eficientes. Criada com a missão de ajudar empresas a aumentar as vendas e fidelizar clientes, a Woovi permite que negócios dos mais variados portes e segmentos aceitem pagamentos Pix, forneçam cashback e apliquem descontos de forma inteligente, além de oferecer uma série de soluções integradas para melhorar a experiência para todos os usuários.
“A Woovi surge do sonho de reinventar o sistema de pagamentos, especialmente com a dinâmica de pagamentos instantâneos”, afirma Rafael Turk, CEO da Woovi. “Criamos uma plataforma do zero aproveitando a tecnologia do Pix e, a partir disso, construímos um pool de ferramentas integradas – e seguimos investindo cada vez mais em novas funcionalidades e mais simplicidade na plataforma.”
Em menos de dois anos, a Woovi alcançou a marca de R$ 1 bilhão em processamento e fechou uma parceria estratégica de R$ 150 milhões com a Wabiz, plataforma para restaurantes criarem o seu próprio app de delivery. Além disso, a companhia estruturou o próprio datacenter, com capacidade de realizar até 30 mil transações por segundo.
Inovação e flexibilidade
O principal público da Woovi é o mercado digital, com foco nos e-commerces e lojas online. No entanto, a plataforma vem ampliando a sua atuação em outro setores e hoje atende também o segmento de food service (incluindo restaurantes, fast-foods e pizzarias) e pequenos varejos e estabelecimentos comerciais físicos como salões de beleza e postos de gasolina.
Com o compromisso de inovar constantemente para melhorar a experiência de pagamento e aumentar a conversão de vendas, a plataforma tem diferenciais competitivos importantes para tornar os negócios mais eficientes. O primeiro deles é a alta disponibilidade. “O Pix não é mais um meio de pagamento adicional; já é o principal meio de pagamento nas plataformas digitais. Por isso, lojas online precisam de um sistema que funcione sempre, seja impecável na operação e tenha alta confiabilidade”, explica Rafael. Para vender mais e melhor, o varejista deve buscar uma plataforma Pix robusta, e a Woovi surge como o parceiro ideal com funcionalidades que atendem muitos perfis de empresa, principalmente os e-commerces.
Outro diferencial é a alta conectividade, uma vez que a plataforma tem um ecossistema totalmente integrado de produtos para a gestão de pagamentos e vendas com Pix. As empresas podem conectar a Woovi às principais plataformas de e-commerce do país como Magento e Shopify, além de recursos do WhatsApp, da Oracle, plugin WooCommerce para WordPress, email, APIs com sistemas de ERP (gestão empresarial) e CRM (relacionamento com cliente), entre outras aplicações. Além disso, a plataforma está integrada a mais de 900 bancos, permitindo que os clientes recebam e saquem o saldo na conta de sua preferência.
“O varejista consegue rapidamente integrar a sua plataforma conosco. Assim, o Pix deixa de ser um desafio sistêmico e tecnológico, e passa a ser um mecanismo de venda”, destaca o CEO. A conveniência também é uma grande vantagem competitiva, oferecendo em uma única plataforma todas as soluções necessárias para atender às demandas dos varejistas, e em alta qualidade. Exemplos disso são o datacenter próprio da Woovi e a OpenPix, plataforma tecnológica de pagamentos open banking e integração.
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