No mercado de tecnologia, a sinergia entre startups e empresas consolidadas pode ser um catalisador essencial para a criação de soluções disruptivas. Desde os estágios iniciais de validação do produto até a busca pela escalabilidade e consolidação no mercado, essas parcerias estratégicas desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos negócios, promovendo a transformação digital e impulsionando a inovação para tornar as empresas mais competitivas e adaptáveis à era digital.
Nesse contexto, a Dell Technologies criou um portfólio completo de tecnologias para apoiar empresas dos mais diferentes portes e setores em suas jornadas de transformação digital. As ferramentas refletem as principais tendências do mercado, oferecendo um ecossistema de soluções de TI que engloba desde recursos de nuvem híbrida e computação de alto desempenho até serviços de implantação, suporte e consultoria.
“A Dell Technologies é líder na área de computação e armazenamento de dados no Brasil, posicionando-se como o epicentro das tecnologias que usam dados de forma intensiva. Temos o portfólio mais completo do mercado para soluções de inteligência artificial – do desktop ao data center e serviços de cloud – e, além das soluções, temos o conhecimento e a expertise em AI, que possibilitam que todo o potencial dessa tecnologia seja aplicado em benefício do cliente, seja automatizando processos operacionais ou ajudando na tomada de decisões”, afirma Marcelo Pereira, diretor sênior da Dell Technologies para Pequenas Empresas.
A atuação da Dell na área de inteligência artificial é dividida em quatro focos: AI In, AI On, AI For e AI With. “O AI In é como nós incorporamos a inteligência artificial nos nossos produtos e nossas soluções. Já o AI On é como oferecemos soluções para nossos clientes para que eles rodem e implementem as suas soluções de AI nas nossas infraestruturas. O AI For é a forma como utilizamos a inteligência artificial para melhorar e modernizar os nossos próprios processos. Por fim, o AI With é como trabalhamos com os nossos parceiros para tornar a inteligência artificial cada vez mais real para os nossos clientes também”, explica o executivo.
Dessa forma, a Dell Technologies é capaz de analisar e atender as demandas de cada cliente de forma customizada, consolidando-se como a parceria ideal para que as empresas acelerem os negócios e alcancem seus objetivos. Os pilares-chave da Dell Technologies incluem a flexibilidade da TI, permitindo que as empresas se adaptem em tempo real e gerenciem ambientes multicloud de forma consistente; trabalho e aprendizado em qualquer lugar, fornecendo dispositivos habilitados por AI e soluções de infraestrutura ágeis e seguras; e a inovação com dados, agregando valor adicional por meio de insights avançados.
Tecnologia de ponta
Entre os diversos segmentos de empresas atendidas pela Dell Technologies, estão startups e pequenos negócios. “A principal dúvida dos CIOs e dos donos das empresas é qual tecnologia adotar em suas operações”, observa Marcelo. O portfólio de infraestrutura para gerenciamento de dados da Dell Technologies inclui soluções completas de cloud computing, seja ela nuvem privada, pública ou híbrida, além de serviços on-premise.
“Atualmente, há várias alternativas de onde gerenciar cargas de trabalho, e as lideranças precisam identificar que cada solução tem a sua própria necessidade. Para isso, é necessário avaliar inúmeros fatores como privacidade, segurança de dados, data gravity, o tempo esperado para obter resultados, entre outros, que variam de acordo com as demandas de cada empresa. Um dos nossos diferenciais é que a Dell Technologies avalia esses elementos e ajuda os clientes a definir quais workloads são ideais para cada situação, e disponibilizamos nossos consultores de tecnologia para auxiliá-los a construir e definir essa estratégia, e nossa equipe de Professional Services para ajudar na implementação das tecnologias”, destaca o executivo.
“Cada cliente é um cliente, e cada um tem a sua necessidade. Então, pensamos exatamente como é o ambiente daquela empresa hoje, para onde ela quer ir e quais soluções podemos oferecer para que ela saia do ponto A e chegue no ponto B”, acrescenta Marcelo. O portfólio do Dell APEX, por exemplo, oferece uma ampla gama de soluções “as a service” e de assinatura, entregues onde quer que os aplicativos e dados estejam. “Quando falamos em benefícios de infraestrutura em cloud, o Dell APEX é um modelo que traz a maioria desses benefícios, incluindo modelos financeiros, flexibilidade e capacidade sob demanda”, pontua.
Segundo o Diretor, a Dell Technologies tem se posicionado cada vez mais como um fornecedor de soluções para o ambiente de cloud, edge, data center, e computação na borda. “Todas as nossas linhas de produtos já contam ou estão implementando inteligência artificial e machine learning, com foco em dois pilares: inteligência embarcada e melhoria no gerenciamento. Ou seja, como podemos melhorar nossos produtos e aprimorar a integração deles como um ecossistema único para o nosso cliente.”
Marcelo conta, inclusive, que a Dell Technologies usa suas tecnologias de inteligência artificial para otimizar suas próprias operações. “A gente usa AI para reduzir o tempo de implementação e o tempo de fechamento de casos de suporte ao cliente. Então, essa tecnologia também é implementada internamente para que a gente possa oferecer a melhor experiência do cliente na outra ponta”, afirma.
Reconhecendo a importância da inovação aberta para o ecossistema, a Dell Technologies criou o programa Dell para Startups. Desenvolvida em colaboração com Intel, Microsoft e McAfee, a iniciativa oferece consultoria especializada gratuita, acesso a soluções de tecnologia seguras e escaláveis, além de conexões valiosas com outros players do mercado e oportunidades de participação em eventos e concursos. Desde o seu lançamento no Brasil em 2022, o programa tem sido um catalisador para o crescimento das startups locais, fortalecendo o compromisso da Dell em apoiar empreendedores e impulsionar a inovação no mercado tecnológico.
“O grande diferencial de geração de valor da Dell Technologies é que a gente não faz só a venda, mas acompanha todo o ciclo de vida do cliente dentro da companhia. Isso vai desde a construção da estratégia completa à preparação e ao gerenciamento de dados, além de serviços de implementação e integração de hardware e software voltados para AI ou outros workloads e serviços de education services caso algum treinamento seja necessário”, conclui o executivo.Startups aproveitam consultoria personalizada, eventos exclusivos, networking e muito mais com o Dell para Startups. Inscreva-se agora mesmo na página do programa.