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Com solução 360º, HRTech Factorial se consolida como aliada das PMEs no Brasil

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Factorial
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Desde que desembarcou no Brasil, em janeiro de 2022, a HRTech Factorial vem gerando impactos significativos de eficiência no dia a dia de pequenas e médias empresas. Fundada na Espanha em 2016, a companhia desenvolveu uma plataforma global dedicada a centralizar processos de RH e DP de PMEs, transformando tarefas manuais em processos digitais integrados para otimização de tempo, redução de custos e desenvolvimento dos colaboradores.

“O Brasil é um mercado que nos surpreendeu, inclusive quando comparado a países como México e Estados Unidos”, afirma Renan Conde, Diretor Geral Américas da Factorial. Logo no primeiro ano de operação no país, a companhia expandiu o time de cinco para cerca de 100 pessoas. Atualmente, já são mais de mil clientes incluindo empresas como Sou Smile, Clicksign, BrazilHealth e PiniOn.

Segundo o Diretor, um dos motivos para o rápido crescimento da startup no mercado brasileiro foi a cultura e perfil dos clientes, bastante receptivos às inovações e novas tecnologias. “Uma grande diferença do Brasil em relação a outros mercados na América Latina é que o país consome muita tecnologia e é bastante aberto para isso. É um público que gosta de inovação”, avalia Conde.

Além disso, as PMEs brasileiras já tinham uma grande demanda por uma solução abrangente de RH e DP, como a da Factorial. “O Brasil já era um case de sucesso global, porque recebíamos cerca de 5 mil empresas por mês em busca das nossas soluções. O produto é muito bom, e sabíamos que seria perfeito para atender às demandas das companhias brasileiras”, pontua. Isso porque a proposta da Factorial é oferecer uma plataforma 360º para pequenas e médias empresas, com soluções completas de ponta a ponta para a gestão administrativa, de processos e de pessoas.

“Geralmente, soluções como essa são voltadas para as corporações, e não para os players menores. As PMEs acabavam não sendo atendidas”, observa. Conde ainda destaca que a Factorial tem soluções desde o recrutamento até a gestão de documentos do colaborador, incluindo painel de comunicação, avaliação de desempenho e controle de ponto. “Tudo isso em um sistema 100% integrado”, complementa.

Eficiência 360º

A Factorial chegou ao Brasil após receber um aporte de mais de US$ 80 milhões em sua rodada série B, liderada pela Tiger Global Management. Poucos meses depois, a empresa entrou para o seleto grupo de startups unicórnio – avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. A conquista veio após captar mais US$ 120 milhões em uma nova rodada, desta vez liderada pelo grupo europeu Atomico. Além do Brasil, a companhia está presente na França, Itália, Alemanha, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, México e, claro, na Espanha.

Como conquistas no mercado brasileiro, Renan destaca o fato da companhia ter superado o número projetado para o primeiro ano, além de ter construído uma equipe sólida de baixo turnover e com evolução interna dos colaboradores, alguns, inclusive, que começaram como estagiários e hoje lideram áreas e equipes da Factorial. “Houve uma expansão do time de vendas, marketing, produto e vários outros departamentos. E o melhor é que tivemos um êxito não só na parte de vendas, mas também no impacto gerado na carreira dos profissionais, o que é bastante positivo.”

Para se consolidar no Brasil, a startup fez uma adaptação estratégica do produto. Até então, as soluções eram oferecidas em um grande pacote, e o cliente acabava com ferramentas que talvez não fossem tão necessárias para ele naquele momento. “Quebramos o produto em módulos menores para que o cliente cresça com a Factorial. Hoje, a empresa chega com uma necessidade mais específica, por exemplo, a gestão dos dados do colaborador. Depois de alguns meses, surge uma nova dor e o cliente decide implementar a solução de avaliação de desempenho, e assim por diante”, explica Renan.

A Factorial lança ou atualiza seu portfólio a cada três meses, mantendo-se atualizada às principais demandas dos clientes e do mercado em geral, e entregando soluções de forma ágil e acelerada. Segundo o Diretor, os produtos mais buscados são os de gestão de documentos e controle de ponto, além do onboarding digital, do portal do colaborador e das ferramentas de recrutamento e seleção, com as quais é possível criar, divulgar e acompanhar as vagas publicadas diretamente pela plataforma. Já empresas um pouco mais estabilizadas, que já passaram por um processo interno de digitalização, tendem a buscar por serviços como avaliação de desempenho e criação de organogramas.

Apesar do aumento de soluções de RH para atender companhias de diferentes portes e setores, os maiores concorrentes da Factorial ainda são o Excel e o tradicional papel e caneta. “Há dois grandes movimentos no mercado de recursos humanos: a digitalização das empresas e a centralização dos processos”, avalia Renan. Nesse contexto, a expectativa para 2024 é desenvolver soluções ainda mais dinâmicas com o apoio de inteligência artificial para aumentar a eficiência das empresas a nível de performance, além de criar novos mecanismos para inovar o controle de ponto.

“O Brasil é um ambiente dinâmico, com um RH diferente do que vemos nos outros países. É um RH muito mais humano, com uma mentalidade mais preocupada com o bem-estar do colaborador, e voltado de fato para as pessoas”, afirma Conde. Uma das estratégias de crescimento da Factorial tem sido o uso de parcerias locais, por exemplo, associações – estratégia que deve se manter para o próximo ano.
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