O setor de pagamentos tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado pela rápida evolução tecnológica e a crescente demanda por métodos mais ágeis, seguros e eficientes. Neste cenário, o Brasil vem se destacando como um importante polo de inovação ao adotar e desenvolver soluções que facilitam as transações financeiras para pessoas e empresas.
Uma das principais tendências para este mercado é o Tap to Pay, tecnologia que dispensa o uso de maquininhas para receber pagamentos de cartão de crédito e débito. Na prática, o que a solução faz é transformar celulares e tablets em uma maquininha de cartão para fechar vendas presenciais, permitindo que o cliente realize transações financeiras ao aproximar seu cartão ou carteira digital ao dispositivo do lojista ou do prestador de serviço com a solução de Tap to Pay para processar a compra.
Uma das grandes oportunidades de uso desta solução é o de lojas físicas que desejam melhorar a experiência do cliente. “Casos parecidos com o da Apple ou a Nike, em que o cliente tira suas dúvidas com o vendedor e faz a compra diretamente com ele por meio de um dispositivo, sem precisar ir até o caixa. Isso não só libera espaço na loja, como também possibilita uma venda mais próxima e consultiva, na qual o pagamento é uma extensão da jornada de compra”, destaca Patrícia Esteves, Chief Customer Officer da fintech Zoop.
Tecnologia de ponta
“A Zoop vem em uma jornada de mais de três anos de desenvolvimento deste produto. Começamos com um projeto exclusivo para o Nubank e aprendemos muito durante a jornada”, conta Patrícia. Anunciada no início de 2024, a parceria permite que os clientes PJ do roxinho recebam pagamentos diretamente pelo celular, sem precisar da maquininha de cartão.
Após o sucesso do projeto, a Zoop expandiu a sua solução Tap to Pay para todo o mercado, para que outras empresas possam contratar e oferecer o serviço, que deverá ser carro-chefe da fintech nos próximos seis meses.
Patrícia destaca algumas vantagens que o Tap to Pay da Zoop oferece para lojistas e empresas em todo o país. “Nosso produto já vem com todas as certificações. Ou seja, o cliente que fecha com a Zoop ganha tempo e dinheiro por não ter que entrar na fila das adquirentes pela certificação. Além disso, o nosso Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) foi feito para ser integrado dentro do aplicativo do cliente, facilitando a jornada de compra e venda”, diz a executiva.
O produto está disponível no formato white-label, permitindo que os parceiros usem sua própria marca no Tap to pay, fortalecendo a identidade visual e o relacionamento com os clientes. A solução está integrada a toda a esteira de produtos da Zoop, o que possibilita que o pagamento via Tap to Pay seja realizado em operações como split de pagamento e outras transações financeiras. A fintech oferece uma plataforma completa que simplifica todo o processo de transações financeiras, com soluções ancoradas no sistema embedded finance para que as organizações possam expandir suas operações e oferecer serviços financeiros.
Segundo Patrícia, outro benefício do Tap to Pay da Zoop é a segurança e confiabilidade da tecnologia, o que proporciona uma experiência fluida e completa para as grandes empresas. “O produto foi testado e aprovado pelo Nubank, que além de ser um grande player é uma marca super exigente no ponto de vista de experiência com o consumidor”, pontua. Além do Nu, a solução já está sendo incorporada pelo iFood Pago, banco digital dos restaurantes lançado em junho pelo app de delivery.
A Zoop estima que a operação Tap to Pay seja até 140% mais econômica e fácil de administrar do que a das maquininhas, que envolvem o custo de compra, aluguel e gestão do terminal.
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Revolucionado o mercado
Embora incipiente, a adoção desta tecnologia no Brasil é bastante promissora. Uma pesquisa recente da Zoop revela que 72% dos consumidores preferem pagar usando a tecnologia de aproximação, principalmente por acharem mais prático, já utilizarem bancos digitais e não precisarem manusear dinheiro ou cartão. Outro estudo realizado pela Zoop em parceria com a PiniOn indica que 46% dos brasileiros já realizaram pagamentos utilizando o celular como maquininha de cartão.
“O brasileiro é early-adopter de tecnologia. Ou seja, adota inovação muito rapidamente. Mesmo o Tap to Pay sendo uma tecnologia nova, que ainda está no processo de adoção pelas pessoas, acreditamos que as barreiras sejam rapidamente superadas, especialmente quando grandes players como iFood e Nubank oferecem essa possibilidade e ajudam a popularizar a solução”, avalia Patrícia.
A expectativa é que no próximo ano o Tap to Pay seja responsável por pelo menos 25% do Volume Total de Pagamentos (TPV) transacionado pela Zoop. “O mais interessante em relação ao Tap to Pay será ver o que as empresas oferecerão de experiência a seus consumidores com o uso dessa tecnologia, e quais outros produtos serão criados a partir disso para gerar ainda mais valor para as pessoas e o mercado”, finaliza.
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