Treinamentos durante o Google Cloud Startup Hub Pop-Up em Salvador | Fotos: divulgação
Treinamentos durante o Google Cloud Startup Hub Pop-Up em Salvador | Fotos: divulgação

O Startup Hub Pop-Up, evento realizado pelo Google Cloud – divisão de negócios do Google com foco na computação em nuvem – para capacitar startups e desenvolvedores, chegou ao segundo dia em Salvador com um treinamento de introdução a BigQuery: Analytics & Machine Learning, fornecido por engenheiros da empresa.

Para quem não conhece, o BigQuery é uma tecnologia de armazenamento de dados na nuvem gerenciada pelo Google, que permite guardar e analisar grandes volumes de dados e oferece recursos integrados de aprendizado de máquina e ferramentas de inteligência de negócios.

De acordo com Ronoaldo Pereira, engenheiro do Google Cloud responsável pelo treinamento, a sessão contou com uma parte teórica, que explicou os fundamentos da ferramenta, e um momento de “mão na massa”, onde os participantes puderam testar a tecnologia, em uma experiência gamificada.

Segundo o executivo, o objetivo foi conectar o conceito do BigQuery, da IA e do machine learning com o dia-a-dia das startups e desenvolvedores. “A ferramenta e todo o ecossistema do Google permitem que diferentes tamanhos de startup consigam usar a nuvem para aprimorar processos, gerar insights e tomar decisões baseadas em dados”, diz Ronoaldo.

De acordo com o especialista, a proposta do Google Cloud de democratizar o acesso às tecnologias de big data e analytics é justamente para que todas as empresas, independente do porte e setor, possam tomar decisões baseadas em dados – a famigerada cultura “data-driven” – em empresas de segmentos distintos, como comércio eletrônico, saúde, streamings de entretenimento e indústria.

“Não necessariamente a empresa tem que estar no business de IA para que a IA trabalhe para ela. Dados são hoje o ativo mais valioso que as empresas têm, e tecnologias como o BigQuery destravam todo o potencial de análise de dados para gerar o máximo de retorno”, afirma.

Os fundadores da startup soteropolitana Participe.AI, Wallace Mattos e Alisson Ribeiro, fizeram o treinamento com o objetivo de tirar dúvidas sobre a ferramenta e também sobre o Google for Startups Cloud Program, iniciativa que oferece entre US$2 mil e US$350 mil em créditos na nuvem para startups cujo modelo de negócios é baseado em IA.

A Participe.AI foi criada em 2024, dentro do ecossistema de novos negócios do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CEPEDI) da Bahia, e tem foco em economia circular e gestão de resíduos.

Por meio de uma plataforma de marketplace, a empresa conecta varejistas e feirantes a consumidores, para que possam comercializar, a preços mais em conta, as frutas e hortaliças “feias”- que estão em boas condições para consumo, mas fora do padrão exigido pelos estabelecimentos para exposição nas gôndolas.

A startup também pretende trabalhar uma vertente educativa dentro da plataforma, com conteúdos sobre o aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício.

De acordo com Wallace Mattos, o modelo de negócios da startup é escalável, baseado em SaaS e os empreendedores buscam conectá-lo aos sistemas operacionais dos varejistas, para que sejam gerados insights sobre riscos de desperdício e quebras operacionais pelo excesso de estoque a partir da IA.

Wallace Mattos e Alisson Ribeiro, fundadores da startup Participe.AI | Foto: Startups
Wallace Mattos e Alisson Ribeiro, fundadores da startup Participe.AI | Foto: Startups

“A tecnologia BigQuery tem a ver com nosso negócio, pois queremos testar o modelo de machine learning na plataforma que desenvolvemos” diz o fundador da Participe.AI.

Para o sócio Alisson Ribeiro, o tempo de resposta da tecnologia também é um ponto favorável. “Desenvolver IA não é algo simples, envolve testes e pesquisas. Mas o ecossistema da Google permite realizar os testes de forma rápida. Não precisa mais de meses e meses para testar um produto”, diz.

Balanço

O Google Cloud escolheu Salvador para dar seguimento à expansão nacional do seu programa Startup Hub, que tem como objetivo capacitar startups em estágio inicial e desenvolvedores com tecnologias de ponta.

O evento passou antes por São Paulo, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. Sob o tema “Data Analytics and AI”, a edição da capital baiana, nos dias 25 e 26 de novembro, contou com uma programação imersiva de palestras e capacitação técnica, refletindo a importância de transformar dados em inteligência de negócio.

Realizado no Trapiche Barnabé, espaço de eventos localizado no bairro do Comércio, no centro histórico da capital baiana, reuniu mais de duas centenas de pessoas, superando as expectativas da gigante de tecnologia.

“Trazer o Startup Hub Pop Up para Salvador foi especial, pois percebemos uma conexão muito genuína da comunidade empreendedora e de desenvolvedores da cidade. Superamos as nossas expectativas, recebendo mais de 200 pessoas com um nível altíssimo de engajamento e networking durante os dois dias de evento. O nosso objetivo era proporcionar uma jornada rica em aprendizados e saímos daqui com a certeza de missão cumprida e o desejo de retornar em breve”, diz Giulianna Domingues, gerente de marketing do Google Cloud Brasil para Nativas Digitais.