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Como a ABSeed se tornou a principal gestora de SaaS B2B do Brasil

Podcast Abseed
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A ABSeed Ventures foi a primeira gestora de venture capital criada no Brasil com 100% de foco em SaaS B2B (software as a service no modelo business-to-business). Fundada em 2018 por Geraldo Melzer, Marcelo Hoffmann, Franco Zanette e Felipe Coelho, a companhia se propõe a ir além do capital, apoiando empreendedores de startups early-stage com conhecimento técnico, network e práticas de go-to-market SaaS em áreas como Inbound Marketing, Inside Sales, Canais e Customer Success.

A empresa iniciou suas atividades em um momento de aceleração do ecossistema, quando grande parte dos fundos oferecia uma tese agnóstica e generalista. “Já imaginávamos que a quantidade de VCs aumentaria em alguns anos para se relacionar com todos os bons empreendedores que estavam surgindo. Com isso, percebemos a oportunidade de nos diferenciarmos”, diz Franco, em entrevista ao Startups.

Como ex-executivos da RD Station, os sócios viram de perto a consolidação da startup como líder nacional em gestão e automação de marketing digital, e o impacto do SaaS na vida de uma empresa early stage. “O SaaS é um modelo revolucionário. Um produto que está sempre se atualizando, é vendido por assinatura e viabiliza um alcance de mercado desproporcional”, afirma Geraldo, destacando a alta previsibilidade e replicabilidade que o modelo oferece.

“A RD foi um dos casos mais bem sucedidos de SaaS B2B no país. Com isso, começaram a surgir vários negócios com o mesmo modelo. Como eu e meus sócios estivemos na linha de frente, tínhamos um conhecimento coletivo único para iniciar o movimento de investir nesses negócios”, explica Geraldo.

Conheça o “The SaaS Outline”, primeiro podcast especialista em Saas do Brasil

Construindo o portfólio

Posicionando-se como especialista em SaaS B2B, a ABSeed é um fundo ao mesmo tempo nichado e de grande abrangência, uma vez que inclui em sua tese um universo amplo de segmentos e áreas de atuação. O portfólio inclui fintechs como a Conta Simples e a Swap, além do software de gestão agrícola Aegro e a solução de pesquisa jurisprudencial e jurimetria Turivius. Um case de destaque é a Asksuite, Hotel Tech de Florianópolis que vem conquistando o mundo. A empresa vem crescendo de forma intensa, eficiente, já conta com mais de um terço da sua receita internacional e vem “empilhando” prêmios internacionais.

Com o seu primeiro fundo, de R$ 40 milhões, a ABSeed apoiou 11 negócios, incluindo a Movidesk. A gestora apostou no software de atendimento ao cliente em 2019 e, três anos depois, conseguiu um retorno de mais de 10 vezes com a venda da Movidesk para a Zenvia. Este primeiro exit da ABSeed retornou todo o valor investido no fundo. “Retornamos mais de 100% do que foi investido e ainda temos 10 negócios ativos, que estão bastante saudáveis de uma forma geral”, afirma Geraldo.

Segundo o executivo, o exit foi uma importante validação do trabalho da ABSeed e fortaleceu a relação com os cotistas, permitindo que eles compreendessem a tese e o potencial do negócio. Não à toa, quando a gestora decidiu captar o seu segundo fundo, os investidores dobraram a aposta, fechando o Fundo II em aproximadamente R$ 120 milhões. 

O segundo veículo já realizou 5 investimentos. Entre eles, a plataforma SafeSpace, criada para facilitar relatos de casos de má conduta nas empresas, como assédio e discriminação. A startup recebeu R$ 11 milhões em rodada com a ABSeed Ventures e participação da DGF Investimentos. O aporte mais recente é o da Dattos, anunciado em fevereiro de 2023. A plataforma para automação de análises financeiras levantou uma série A de R$ 20 milhões, liderada pela gestora Igah Ventures com participação de ABSeed, Investtech e GR8 Ventures.

“A ABSeed nunca se expôs às loucuras de valuation. Estamos fazendo boas escolhas, com preço de entrada ajustado ao mercado e coinvestindo com ótimos players”, analisa Geraldo. De acordo com o executivo, a ABSeed deve fazer mais aproximadamente 7 investimentos com o Fundo II. “Em 2023, nossa expectativa é fazer cerca de 3 aportes e até a metade do ano que vem estaremos com o portfólio construído”, afirma.

Ele reconhece a conjuntura atual do mercado, com taxas de juros mais altas e maior aversão ao risco, mas enxerga nele boas oportunidades. “São os 18 meses com melhor janela de investimento de venture capital na história do Brasil. Quando lançamos o fundo, não havia muitas empresas e o desafio era encontrar negócios. Depois, houve um boom que levou tudo para uma irracionalidade de valores. Agora, temos um mercado populado e ajuste nos preços. Quem tem dinheiro para investir, um portfólio saudável e uma boa relação com os cotistas está em um momento muito interessante”, analisa.

Franco Zanette acrescenta que a ABSeed tem lidado com o cenário macroeconômico com cautela e atenção, mas com um direcionamento claro para avançar em sua estratégia de crescimento. “Há uma superpopulação de empreendedores e investidores. Agora que a maré baixou, quem fez um trabalho sério e consistente tende a conseguir aproveitar. Vamos acelerar nosso ritmo de investimento nos próximos 12 meses, contando com resultados que estão por vir do Fundo I, para emendar o Fundo III sem nenhum hiato de investimento”, pontua.

Propagando conhecimento

Em novembro de 2021, a ABSeed lançou o podcast “The SaaS Outline”, primeiro canal especializado no modelo de negócios SaaS B2B. Com a primeira temporada completa no Spotify, o programa oferece conteúdos técnicos aprofundados sobre o modelo, convidando os principais operadores e cases do mercado para compartilharem suas experiências. “O podcast tem um viés técnico, abordando desafios de construção de time, operação de vendas, sucesso do cliente, construção de área de canais e tudo que diz respeito à operação de um software no estágio seed”, explica Geraldo.

A 2ª temporada tem como tema central a contratação da primeira camada de lideranças de uma startup. “É algo decisivo, que se alastra para a empresa inteira. Nosso objetivo é apoiar empreendedores com método, cases e a nossa experiência, trazendo profissionais de primeira linha em SaaS para entregar o playbook de contratação das primeiras lideranças em marketing, vendas, finanças, pessoas, sucesso do cliente, entre outros”, diz Geraldo.

“O negócio software as a service é extremamente metrificado e racional, e não se pode tirar dele a equação financeira. Isso tem tudo a ver com o momento atual, em que o mercado não olha mais para crescimento a qualquer custo e esquece o restante; busca eficiência de capital e métricas que mostrem a saúde da empresa. Nesse contexto, o “The Saas Outline” traz casos práticos de companhias atuando no mesmo modelo e operando em praticamente todos os tickets médios”, explica Franco.

Para o 1º episódio, a ABSeed recebeu Alejandra Nadruz, Diretora de Gente e Cultura da Softplan e ex-executiva da Movidesk, Agriness e Agibank. A temporada também contará com a participação de Thiago Gabri, ex-RD Station e Galena, e cofundador do projeto multiplataforma O Guia Não Definitivo, criado para acelerar o aprendizado de quem quer desenvolver e escalar times de alta performance.

Ficou interessado no podcast “The SaaS Outline”, da ABSeed? Clique neste link e acompanhe a 2ª temporada!

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