As startups são empresas inovadoras e com soluções escaláveis e disruptivas. Logo, elas buscam por meios que acelerem seu crescimento, o que torna a estratégia member get member ideal para este modelo de negócios.
São vários os exemplos de sucesso com o qual nos deparamos como Uber, Nubank, Amazon e Airbnb. Entre estes também podemos citar outros menos conhecidos, porém, com grande êxito, como a Unifluency, startup brasileira de aulas particulares de inglês.
Através do uso da Beeviral, a startup alcançou um aumento de 3.300% no volume de indicações com essa estratégia, outro grande benefício é a redução de mais 40% de CAC e aumento de 320% da taxa de conversão.
Vale destacar também o aumento no engajamento dos clientes com a marca, o que repercutiu no grande volume de acessos ao site.
Diante de tantos resultados sua Startup não pode perder essa oportunidade de crescimento, leia este artigo e saiba mais os motivos de várias Startups estarem aderindo a estratégia member get member.
Afinal, o que é a estratégia de member get member e como ela funciona?
A estratégia member get member visa usufruir dos instintos naturais dos seres humanos, o qual replica suas experiências, sejam estas boas ou ruins.
Dessa maneira, uma recompensa é dada para todos que realizam indicações, servindo como reforço pela ação.
Basicamente, a ideia é que os clientes satisfeitos com o produto ou serviço oferecido pela empresa indiquem a marca para amigos, familiares ou conhecidos, que, por sua vez, se tornam novos clientes.
Essa estratégia é muito utilizada por startups, como pudemos observar no início deste artigo, assim como por empresas de tecnologia que buscam expandir sua base de clientes de forma rápida e eficiente.
Além disso, a estratégia de member get member é uma forma de atrair clientes que já têm uma certa afinidade com a marca, já que foram indicados por alguém que já conhece e confia no produto ou serviço oferecido.
Para implementar um programa de member get member, a empresa precisa definir as recompensas oferecidas aos clientes que indicarem novos clientes, bem como os critérios para a concessão dessas recompensas.
É importante também estabelecer mecanismos para controlar e rastrear as indicações, de forma a garantir que os clientes recebam as recompensas devidas, o que torna a Beeviral indispensável para o êxito de sua estratégia.
As vantagens da estratégia de member get member para as startups
A estratégia de member get member, ou programa de indicação, pode trazer diversas vantagens para as startups. A seguir, listamos algumas delas:
Aumento da base de clientes
A principal vantagem do programa de indicação é que ele permite que as startups expandam sua base de clientes de forma rápida e eficiente, já que as indicações são feitas por clientes que já conhecem e confiam na marca.
Dessa forma, é possível conquistar novos clientes com maior facilidade e em menor tempo.
Atração de clientes de maior qualidade
Como os clientes que são indicados por outros clientes já têm uma certa afinidade com a marca, há uma maior probabilidade de que eles se tornem clientes fiéis e engajados.
Isso significa que as startups podem atrair clientes de maior qualidade, que tendem a comprar mais, recomendar a marca para outras pessoas e gerar mais valor ao longo do tempo.
Redução de custos de aquisição de clientes
A estratégia de member get member é uma forma de reduzir os custos de aquisição de clientes, já que as indicações são feitas por clientes existentes, que não exigem os mesmos gastos com publicidade e marketing para serem conquistados.
Além disso, as recompensas oferecidas aos clientes que fazem as indicações costumam ser menores do que o valor que seria gasto em outras estratégias de aquisição de clientes, como anúncios em mídias pagas, por exemplo.
Fortalecimento do relacionamento com os clientes
Ao incentivar os clientes a indicarem novos clientes, as startups podem fortalecer o relacionamento com seus clientes existentes, mostrando que valorizam a opinião deles e reconhecem sua contribuição para o sucesso da empresa.
Isso pode aumentar a fidelidade e a satisfação dos clientes, além de gerar um engajamento positivo em torno da marca.
Mensuração dos resultados
Uma das vantagens do programa de indicação é que ele pode ser facilmente mensurado e analisado, permitindo que as startups avaliem o retorno sobre o investimento e identifiquem oportunidades de melhoria.
Com os dados gerados pelo programa, é possível entender quais clientes estão fazendo mais indicações, quais tipos de recompensas estão sendo mais efetivas e como ajustar a estratégia para aumentar o impacto do programa.
Como as startups estão utilizando a estratégia de member get member para aumentar sua base de clientes?
As startups podem utilizar diversas táticas e ferramentas para implementar uma estratégia de member get member efetiva e aumentar sua base de clientes. Abaixo, listo algumas das principais formas de utilizar essa estratégia:
Programa de indicação
Uma das formas mais comuns de implementar uma estratégia de member get member é através de um programa de indicação, onde a startup oferece recompensas aos clientes que indicarem novos clientes para a empresa.
Essas recompensas podem ser descontos, créditos, brindes ou outros benefícios, dependendo do tipo de negócio e das preferências dos clientes.
Programa de afiliados
Outra forma de implementar uma estratégia de member get member é através de um programa de afiliados, onde a startup recruta parceiros que promovem seus produtos ou serviços em troca de uma comissão sobre as vendas geradas.
Esses parceiros podem ser blogueiros, influenciadores, sites de avaliação ou outras empresas complementares.
Programas de recomendação
Algumas startups utilizam programas de recomendação, onde os clientes são incentivados a compartilhar sua experiência com a empresa em suas redes sociais ou em outras plataformas online.
Essas recomendações podem gerar um aumento de visibilidade para a marca e atrair novos clientes.
Incentivos financeiros
Para incentivar os clientes a indicarem novos clientes, algumas startups oferecem incentivos financeiros, como créditos, descontos ou dinheiro em troca das indicações realizadas.
Esses incentivos podem ser oferecidos tanto para o cliente que fez a indicação quanto para o novo cliente que foi indicado.
Gamificação
Alguns programas de member get member utilizam a gamificação para aumentar o engajamento dos clientes e tornar a experiência mais divertida.
Isso pode incluir elementos como pontuações, rankings, missões e desafios, que incentivam os clientes a fazer mais indicações e competir entre si.
Essas são apenas algumas das formas de utilizar a estratégia de member get member para aumentar a base de clientes de uma startup.
O importante é avaliar qual a melhor abordagem para o seu tipo de negócio e investir em ações que possam gerar resultados positivos a longo prazo.
Para isso é importante a escolha da melhor plataforma, garantindo assim uma estratégia bem estruturada e com retorno assertivo.
A Beeviral te permite criar programas de indicação personalizados, gerenciar recompensas para os clientes que fazem as indicações, monitorar o desempenho do programa em tempo real, entre diversas outras possibilidades. Chegou a hora de levar sua Staturp a outro nível! Entre em contato com a Beeviral e alcance maiores resultados!