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Como a Faster está "desafogando" o marketing das startups?

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Branded Faster
Branded Faster. Crédito: divulgação

À medida que a comunicação das empresas foi ficando mais digital – um movimento turbinado pela pandemia – a demanda por design se tornou um bicho de 7 cabeças. As companhias passaram a viver com demandas das mais variadas, vindas de diferentes áreas, com diversos formatos e canais de publicação. E tudo pra ontem.

E foi justamente para fazer as coisas andarem mais rápido que a Faster resolveu entrar no jogo. A martech criou uma plataforma própria para otimizar e gerir as demandas criativas das empresas. Especialmente aquelas que precisam de agilidade.

“Vivemos em um cenário onde os times internos de marketing das empresas estão sobrecarregados. Agências não entregam com a rapidez esperada. Contratar não é uma opção. E usar freelancers nem sempre é assertivo”, avalia Daniel Dahia, fundador e CRO da Faster.

Mas como a Faster endereça todos estes desafios? Por meio de sua plataforma, a startup organiza e executa projetos de design que precisam ser entregues rapidamente, incluindo demandas de social media, comunicação interna, banners, infográficos, entre outras soluções criativas. 

As demandas podem ser de todos os tipos. Do desdobramento de peças digitais para diversos formatos, até materiais de uso interno como apresentações de vendas e campanhas de endomarketing. Tudo é feito por meio de um sistema otimizado de criação de briefings dentro da plataforma da Faster.

A partir deles, a inteligência embarcada faz o match com uma rede de designers, e as empresas podem pagar pelo serviço com créditos ou pacotes de assinaturas comprados dentro da própria plataforma.

“Conseguimos entregar com velocidade por meio de squads criativos com skills próprios, e uma metodologia de onboarding que faz o match de cada empresa com o time que tenha o melhor fit para as tarefas solicitadas”, explica Daniel.

Conquistando clientes

Com seu método próprio, em pouco tempo de mercado a Faster conquistou nomes conhecidos para sua carteira de clientes. Unicórnios como Hotmart, unico, iFood e VTEX, startups badaladas como Alice, Buser e Descomplica e até as “grandonas” como Netflix, Nubank e Ambev, a Faster se tornou o ponto de referência na hora de desafogar demandas criativas.

O fundador pontua que, dependendo da maturidade ou natureza de cada cliente, variam os graus de utilização dos serviços da Faster. “O Nubank, por exemplo, recorre aos nossos serviços para suas demandas de RH. Já a Alice utiliza nossos serviços para peças educativas para os clientes, como social media, ebooks e campanhas de incentivo”, explica.

Outro exemplo citado pelo fundador é o da Descomplica, que recorreu à martech em 2021 para aumentar a velocidade e o volume de entregas de design, já sua equipe interna estava no limite de sua capacidade. “A equipe de growth da Descomplica precisou reinventar a forma como produzia design”, relembra.

Pela plataforma da Faster, a Descomplica conseguiu resolver não apenas o desafio de conseguir receber materiais em pouco tempo, como também o problema de escalabilidade de suas demandas em períodos de pico. 

O resultado foi uma produção 3 vezes maior do que a feita anteriormente. Isso fortaleceu ainda mais a cultura de testes e experimentações do time de growth, deixando de lado as preocupações operacionais para focar mais na estratégia. “Para a Descomplica, o modelo de assinatura e as entregas em até 24 horas atenderam as principais necessidades mapeadas por seu time”, conta Daniel.

Daqui pra frente

Segundo ele, em 2023, o objetivo da Faster é aumentar para 150 o número de clientes e triplicar a receita. Para chegar nesta meta, a empresa recebeu no ano passado um reforço: levantou uma rodada seed de R$ 8 milhões com a DOMO Invest, que também teve a participação de André Farber, CEO da Dafiti.

Com o dinheiro, a empresa está investindo ainda mais na melhoria de sua plataforma, adicionando recursos para tornar a experiência de uso mais ágil e assertiva. O objetivo é se tornar, aos olhos das empresas, sinônimo de entregas rápidas e precisas para as demandas de design das organizações. 

“Daqui a dois anos, não haverá um time de marketing incrível no Brasil que não utilizará nossa solução para atender suas demandas criativas”, provoca Daniel, com o sorriso de quem já está fazendo a diferença no mercado.

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