Branded Content

Como a KPMG tem contribuído para o ecossistema de inovação no Brasil

Big4 tem se destacado no ecossistema de inovação brasileiro e global como player ativo, reconhecida e premiada por suas ações

Conteúdo Especial

Jurados da edição 2024 do Programa Emerging Giants
Jurados da edição 2024 do Programa Emerging Giants: Paulo Alencastro, Unico IDtech (à esq.); Pedro Waengertner, ACE Ventures; Marcos Gurgel, iFood; Lucas Tuffi, Agrotools; Carolina de Oliveira, KPMG; Diogo Garcia, KPMG; Tarcila Ursini, Sistema B Brasil; Carolina Strobel, Antler; Carol Paiffer, Atom; Daniel Moura, Pix Force; Leonardo Vedolin, Dasa; Eitan Blanche, Google | Divulgação

A inovação geralmente é retratada como a ideia genial. O momento “eureca” que traz a solução revolucionária para um problema. Mas a realidade é bem diferente. Inovar é um processo. E um processo que não acontece de forma isolada. Por isso o conceito de ecossistema é tão forte quando se fala em inovação.

Sabendo disso, a KPMG tem se dedicado não a uma, mas a várias ações que incentivam e reconhecem projetos inovadores. Desde os mais transformadores de base tecnológica até os que estão em momento de aceleração e escala. Ao criar um grande ecossistema para atender o mercado, a big four tem se destacado como um player fundamental, sendo, inclusive, reconhecida e premiada por isso.

A estratégia da KPMG conta com diferentes iniciativas, entre elas: 

  • Competição KPMG Private Enterprise Global Tech Innovator;
  • Programa Emerging Giants;
  • Tax Innovation Hub;
  • Open Innovation.

Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas.

Em busca das empresas de tecnologia pura ou viabilizadas por tecnologia que mais se destacam, a KPMG promove todos os anos o prêmio Global Tech Innovator. Podem participar empresas com até cinco anos de operação em seu formato atual e que tenham receita entre US$ 1 milhão e US$ 15 milhões. 

As startups selecionadas são convocadas para a apresentação de um pitch de para uma banca de jurados composta por especialistas setoriais e da KPMG. A pontuação leva em consideração seis critérios: disrupção e inovação; potencial de mercado; adoção do cliente; força de mercado e marketing; potencial de longo prazo; e qualidade do pitch.   

Além do reconhecimento nacional, as empresas que participam do prêmio ganham visibilidade mundial. Isso porque a grande vencedora vai para uma etapa global, na qual compete com projetos de outros países em uma cerimônia realizada durante o Web Summit de Lisboa. 

Na edição mais recente (novembro de 2024), a Protecting Brains & Saving Futures, a PBSFhealthtech que ajuda no diagnóstico precoce de lesões cerebrais em recém-nascidos, sagrou-se vencedora na categoria People´s Choice. “Ficamos extremamente entusiasmados que uma tecnologia criada em nosso País obtenha reconhecimento mundial e a oportunidade de ajudar milhares de crianças e suas famílias globalmente. Acreditamos sempre no uso do melhor da tecnologia pelo melhor dos propósitos”, comenta Gabriel Variane, cofundador da PBSF

Segundo Gabriel, as mentorias dos especialistas da KPMG, somadas ao networking com empresas e soluções de diferentes indústrias de mais de 20 países foram enriquecedoras e importantes para a companhia. “Foi uma experiência única”, afirma. A PBSF foi a segunda startup brasileira a ser reconhecida na premiação global da KPMG. Em 2021, a agritech Krilltech foi escolhida pelo corpo de jurados global como a startup mais inovadora do mundo. 

“Por meio da premiação Tech Innovator, identificamos e reconhecemos startups com negócios inovadores, capazes de escalar globalmente. Esta iniciativa é super relevante não apenas para posicionarmos o Brasil no cenário da Inovação Global como dar visibilidade e apoiar startups no early stage com players globais do ecossistema empreendedor”, explica Diogo Garcia, sócio-diretor líder do Programa Emerging Giants e da Premiação Tech Innovator da KPMG no Brasil.

Rodrigo Paiva, COO da PBSF (à esq.); Gabriel Variane, fundador da PBSF; Carolina de Oliveira, sócia-líder da KPMG Private Enterprise; e Diogo Garcia, sócio-diretor líder do Programa Emerging Giants e da Premiação Tech Innovator da KPMG no Brasil, na etapa global da premiação Tech Innovator, em Lisboa, durante o Web Summit 2024.

Em uma outra frente, a KPMG tem buscado por meio do programa Emerging Giants, as companhias que apresentam um desenvolvimento e uma escala que as colocam na rota para se tornarem os próximos grandes nomes do mercado brasileiro e global.  

Ao longo de um ano, as startups participam de mentorias coletivas e discovery com especialistas da KPMG e do ecossistema empreendedor brasileiro e internacional, eventos exclusivos e conexões com a KPMG e outras organizações. O objetivo é gerar valor, conhecimento, alianças estratégicas e negócios para a KPMG e para as participantes.

Ao se tornar um Alumni do Emerging Giants, as empresas continuam recebendo suporte e podem também contribuir com seu give back ao ecossistema por meio de mentorias e atuando como embaixadores do programa.

No ar desde 2020, o Emerging Giants registrou mais de 150 mentorias coletivas, mais de 280 mentorias individuais e coletivas, e mais de 100 projetos realizados em áreas como auditoria, M&A, internacionalização, governança e compliance. Das mais de 80 startups que integraram as quatro turmas do programa, duas se tornaram unicórnios: a Unico e a Pismo. Outras duas, a A de Agro e a Accountfy firmaram alianças estratégicas com a KPMG.

“Nosso objetivo com o Programa Emerging Giants é criar uma comunidade, onde os founders e suas equipes têm a oportunidade de trocar experiências entre si, podem solicitar mentorias em temas emergentes e também possam dar mentorias, trazendo seu conhecimento como give back para a comunidade. Além disso, o Programa serve como porta de entrada para parcerias estratégicas entre a startup e a KPMG, e também uma forma de levarmos as soluções das Emerging Giants aos nossos clientes”, acrescenta Carolina de Oliveira, sócia-líder da KPMG Private Enterprise.

Romero Rodrigues, da Headline, conversa com fundadores durante o Emerging Giants Day 2024

Tax Innovation Hub é a iniciativa pioneira da KPMG que mapeia o ecossistema de startups e Tax Techs para transformar desafios tributários em oportunidades estratégicas.

Com uma abordagem que combina expertise tributária, tecnologia e inovação, o Hub oferece curadoria multidisciplinar de soluções alinhadas às necessidades específicas do mercado e conecta empresas a soluções disruptivas além de promover benchmarking, sempre com o objetivo de fomentar a cultura de inovação no âmbito tributário.

Por meio de entregas personalizadas, o Hub sistematiza desafios e elabora relatórios detalhados que avaliam aspectos como maturidade tecnológica, aderência aos problemas apresentados, abrangência e formação do time das startups selecionadas.

Além disso, oferece insights estratégicos para ajudar empresas a modernizarem suas operações fiscais, adotando práticas mais ágeis e eficazes. “O Tax Innovation Hub não apenas conecta negócios a novas tecnologias, mas também estimula a evolução e maturidade do mercado de inovação tributária, ampliando sinergias com fornecedores e startups”, diz Marienne Coutinho, sócia-líder de Tax Transformation da KPMG no Brasil.

Ao reduzir a resistência a mudanças, a iniciativa da KPMG se consolida como um catalisador essencial para a transformação tributária no Brasil, gerando valor tanto para as empresas quanto para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. 

Ao assumir um papel de protagonismo no ecossistema de inovação, a KPMG também tem tido sua atuação reconhecida pelo mercado. Na mais recente edição do ranking 100 Open Startups, premiação que anualmente reconhece as startups e corporações líderes em inovação aberta no Brasil, a KPMG figurou no TOP 10 na categoria “Serviços Profissionais”.

“A KPMG no Brasil tem se destacado como um polo de inovação aberta ao colaborar ativamente com startups e ecossistemas de empreendedorismo, potencializando soluções disruptivas e de impacto para seus clientes”, avalia Jubran Coelho, líder da área de Inovação da KPMG.

Ele destaca que esse compromisso com a inovação é amplificado pela KPMG One Americas, que investe e apoia mais de uma dezena de startups disruptivas, unindo forças para gerar impacto significativo e atender cada vez melhor às necessidades do mercado. “Estamos motivados com toda a jornada de inovação pela qual todos passamos. Como em dois dos nossos valores, Together, For Better”, finaliza Jubran.

Advisory Innovation Awards 2024