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Como as startups superam seus desafios de integração?

Conteúdo Especial

Integra.Sky da Sky.One - Startups
Integra.Sky da Sky.One - Startups

Para uma startup que desenvolve soluções em software, entregar a aplicação aos seus clientes é apenas a primeira parte do trabalho. Diversos outros desafios também se apresentam quando é hora de colocar sua solução para rodar – e um dos mais complexos pode ser o da integração de diferentes sistemas.

Não estamos falando de um problema que existe há pouco tempo não. Segundo o relatório Connecivity Benchmark Report, de 2019, 97% das organizações que estão hoje realizando ou planejando realizar iniciativas de transformação digital, os desafios de integração estão dificultando os esforços de 84% delas.

E tem mais: 43% dos respondentes desta pesquisa apontaram que mais de mil aplicativos estão sendo usados por todas as suas empresas, mas só 29% deles trocam informações entre si. Só de ler isso, a constatação é gritante: muitos dados preciosos se perdem nesta falta de comunicação.

Para completar, atualmente o uso de diferentes plataformas não se restringe mais a empresas mais maduras. Negócios de pequeno porte cada vez mais tem acesso a plataformas de gestão e de análise de dados para suas operações, o que torna a questão da integração ainda mais crítica – e em muitos casos, complexa – para quem desenvolve.

Contudo, o cenário brasileiro é extenso, e ao mesmo tempo que novas soluções já chegam ao mercado com diversos recursos e hubs de aplicações complementares que podem ser integradas no ato, muitas startups ainda lidam com estes desafios todos os dias. E como elas fazem isso?

A API nem sempre é o bastante

“No varejo, se sua solução não está integrada, já é uma luz vermelha para o comprador”, dispara Lucas Camargo, CEO da Instabuy, startup que desenvolveu uma plataforma de compras para supermercados que desejam montar seu e-commerce.

Com uma solução SaaS criada para atender diferentes estabelecimentos em todo o país, com diferentes modelos de gestão, a Instabuy passou a líder com diferentes tipos de integração: conexão com inúmeros sistemas de ERP, CRM, logística, estoque, alguns na nuvem (SaaS) e outros ainda de instalação on-premise. É um mercado vasto em opções, e na maioria das vezes não há braço para fazer tanta integração com recursos próprios.

“Se fôssemos fazer isso internamente, até seríamos capazes, mas consumiria mais tempo e teria que alocar alguém do nosso desenvolvimento, já que tem ERPs que são mais complexos”, explica Lucas.

Mesmo em casos de soluções que trazem interfaces de Application Programming Interface (a famigerada API), a integração nem sempre é um plug-and-play. “É um recurso que ajuda a ter conexões muito mais estáveis e sem ruído, mas tem vezes que falta alguma coisa e é preciso ajustar. Depende do cenário”, explica o CEO, salientando que só integrar nem sempre é o bastante. “Existem integrações e integrações bem-feitas”, completa.

A dor é o retrabalho

Para a User Function, consultoria de TI que trabalha na implementação de ERP para cerca de 50 clientes, o desafio foi mais tradicional. A empresa trabalha com o tradicional software Protheus, da TOTVS, conhecido por seu alto nível de customização, o que pode ser uma “dor de cabeça” do ponto de vista da integração com diferentes plataformas.

Inicialmente, a empresa absorvia este trabalho internamente, porém o crescimento do e-commerce e da busca das empresas por ter mais acesso aos dados para tomada de decisão tornou esta demanda bem mais complicada de atender.

“Antes as empresas simplesmente digitavam os dados e faziam as integrações manualmente, mas hoje o volume aumentou, e o custo do retrabalho também”, explica George Allan, coordenador de projetos da User Function.

Outro desafio citado pelo coordenador é a questão de atualizações. Softwares como o Protheus costumam ter atualizações constantes e, em muitos casos, pesadas, o que pode gerar novas demandas de integração. Isso pode ser uma caixa preta para as empresas, consumindo tempo e recursos valiosos.

Diminuindo complexidades

Para diminuir a complexidade no seu fluxo de integrações, Instabuy e User Function encontraram no mercado uma plataforma para otimizar seu trabalho: eles adotaram uma solução de iPaaS. Chamada Integra.Sky, se trata de uma plataforma de integração na nuvem, contratada como serviço, e que reúne diversos conectores de integração que podem ser feitos de forma rápida e simples.

Segundo o CEO da Instabuy, contar com esta plataforma fazendo o “meio de campo” entre a solução da sua startup e todos os sistemas usados pelos seus clientes, foi algo que abriu horizontes.

“Quando tenho alguma dificuldade, alguma barreira com um ERP mais antigo ou menos otimizado, já falamos com a Integra para desenvolver um conector”, explica Lucas. Para George, da User Function, a plataforma de integração trouxe ganhos em outras frentes, especialmente na segurança das conexões do Protheus com outros sistemas. “Cada integração tem sua história, e essa camada facilitou especialmente no acompanhamento delas. Conseguimos monitorar a fila de integrações e detectar problemas antes que eles aconteçam”, explica George.

Além disso, o coordenador mitigou problemas – e reduziu a necessidade de retrabalho – nos casos em que uma atualização pode quebrar uma conexão. “Com a plataforma, nosso cliente tem a autonomia para solicitar a nova integração, e a Integra cuida disso com mais agilidade”, finaliza.