Os programas de indicação são uma forma poderosa de atrair e fidelizar clientes, aproveitando o boca a boca e a confiança entre as pessoas. Porém, o primeiro passo para uma campanha de MGM é “fisgar” os clientes e convencê-los a indicar você para pessoas de seu círculo de convivência. E isso se consegue com conteúdos atrativos.
Pensando nisso, hoje vamos apresentar algumas estratégias de conteúdo que você pode usar para potencializar os seus programas de indicação. Então, leia até o final e não perca nenhum detalhe.
Vale a pena investir em programas de indicação?
Como você sabe, o objetivo de um programa de indicação é aproveitar o poder do boca a boca e da recomendação para ampliar o seu alcance e conquistar novos clientes.
Segundo uma pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares do que em qualquer outra forma de publicidade. Além disso, um estudo da Wharton School of Business mostrou que os clientes indicados têm um ciclo de vida 16% maior e uma taxa de retenção 18% maior do que os clientes não indicados.
Portanto, vale muito a pena investir nesse tipo de estratégia.
Como criar conteúdos para potencializar os seus programas de indicação?
Veja a seguir algumas dicas tão simples quanto eficazes nesse sentido.
1. Crie conteúdos que expliquem o funcionamento da campanha
Esses conteúdos devem ser simples, diretos e objetivos, mostrando como o seu cliente pode indicar os seus produtos ou serviços, quais são os benefícios e as recompensas que ele vai receber, quais são as regras e as condições do programa e como ele pode acompanhar o status das suas indicações.
Veja a seguir alguns formatos de conteúdo que você pode veicular para para propagar seus programas de indicação.
E-mails
Primeiramente, você pode enviar e-mails para os seus clientes, convidando-os a participar do seu programa de indicação, explicando como ele funciona e quais são as vantagens de indicar os seus produtos ou serviços.
Landing pages
As landing pages também são ótimas opções, pois seus clientes podem se cadastrar, indicar os seus amigos, ver os seus benefícios e recompensas. Além disso, podem tirar dúvidas e ver os depoimentos de outros clientes que indicaram.
Vídeos
Com vídeos bem feitos e estratégicos, você pode mostrar de forma dinâmica e interativa como o seu cliente pode indicar os seus produtos ou serviços. Também é mais fácil explicar os benefícios e recompensas que ele vai receber, quais são as regras e condições do programa e como ele pode acompanhar o status das suas indicações.
Sem contar que as pessoas gostam muito de conteúdos em vídeo. Aliás, uma pesquisa recente da Kantar Ibope Media mostrou que 99% dos internautas assistem a vídeos. Outro estudo, da Wyzowl, apontou que 66% dos usuários da web preferem consumir vídeos a qualquer outro formato.
Portanto, utilizar vídeos é uma das melhores estratégias de conteúdo para potencializar programas de indicação.
2. Crie conteúdos que gerem valor e engajamento para os seus clientes para potencializar programas de indicação
Para serem atrativos, os conteúdos que você usar devem ser educativos, informativos, inspiradores e divertidos, mostrando como os seus produtos ou serviços podem ajudar os seus clientes a resolverem problemas, atingirem objetivos ou realizarem sonhos.
Alguns dos formatos de conteúdo que você pode usar para gerar valor e engajamento para os seus clientes são:
● Blog posts: você pode criar blog posts para o seu programa de indicação, onde você pode abordar temas relacionados aos seus produtos ou serviços, mostrar cases de sucesso, dar dicas, tirar dúvidas, apresentar novidades ou tendências, entre outros;
● E-books: com livros digitais, dá para aprofundar os assuntos dos seus blog posts, oferecer conteúdos mais completos e detalhados, usar gráficos, imagens e ilustrações, etc;
● Webinars: faça apresentações ao vivo ou gravadas, interagindo com os clientes, respondendo perguntas, fazendo demonstrações, entre outros;
● Podcasts: você pode criar podcasts para o seu programa de indicação, com entrevistas, debates, comentários, histórias sobre os temas relacionados aos seus produtos ou serviços.
3. Crie conteúdos que criem urgência e escassez para os seus clientes
Outra dica é usar gatilhos mentais que façam os seus clientes sentirem que precisam indicar os seus produtos ou serviços o quanto antes, pois eles podem perder uma oportunidade única, limitada ou exclusiva, como:
● Contagem regressiva;
● Estoque limitado;
● Vagas limitadas;
● Exclusividade: você pode informar que os seus produtos ou serviços são exclusivos para os seus clientes e que a pessoa precisa indicar logo para compartilhar essa oportunidade com os seus amigos.
4. Conteúdos que automatizem o processo para os seus clientes também ajudam nos programas de indicação
É muito importante que os conteúdos que você usar como atrativo para os programas de indicação facilitem e agilizem a forma como o seu cliente pode indicar os seus produtos ou serviços. Para isso, é interessante usar ferramentas e recursos que simplifiquem e otimizem as suas ações.
Algumas das ferramentas e recursos que você pode usar para automatizar o processo de indicação para os seus clientes são:
● Botões de compartilhamento: você pode inserir botões de compartilhamento nas suas páginas, e-mails, vídeos, infográficos e outros conteúdos, que permitam que o seu cliente indique os seus produtos ou serviços com apenas um clique, usando as redes sociais, o WhatsApp, o e-mail ou outros canais;
● Links personalizados: gere links personalizados para cada cliente, que contenham um código ou um identificador único, para que você rastreie e recompense as suas indicações, sem que o seu cliente precise preencher formulários ou informar dados;
● Widgets: você pode criar widgets para o seu programa de indicação, que sejam integrados ao seu site ou aplicativo. Assim, seu cliente poderá ver os benefícios e recompensas, indicar amigos, tirar dúvidas e ver os depoimentos de outros clientes que indicaram, sem sair da sua página ou app.
5. Acompanhamento é essencial
Acompanhar o andamento da campanha é fundamental. Afinal de contas, somente vigiando de perto os resultados você saberá se a estratégia está dando certo, se precisa mudar os conteúdos, enfim.
Uma dica muito importante nesse sentido é apostar em campanhas automatizadas de indicação. Isso porque é muito mais rápido, eficiente e barato usar automações do que fazer tudo organicamente.
Com isso, você pode deixar a tecnologia cuidar dos seus resultados e liberar sua equipe para coisas mais produtivas e importantes.
Gostou de conhecer essas estratégias de conteúdo para potencializar programas de indicação? Agora coloque todas as dicas em prática, atraia mais clientes e aumente seu faturamento!