Google Cloud quer treinar 200 mil e entrar para o Guinness

Em abril, o Google Cloud anunciou a meta de treinar 1 milhão de brasileiros em IA e tecnologias de nuvem nos próximos anos. Para isso, tem oferecido diversos programas de treinamentos voltados para estudantes, desenvolvedores e clientes – sem poupar  esforços. Uma das novidades é o Capacita+,  um evento que pretende alcançar 200 mil pessoas em um só dia e entrar para o Guinness World Records, no dia 06 de dezembro. 

Izabelle Macedo, diretora de marketing do Google Cloud para a América Latina, conversou com o Startups durante o Google Cloud Startup Hub Pop-Up Salvador e falou sobre as estratégias da gigante de tecnologia para ampliar o acesso à IA generativa, que inclui descentralizar as ações para além do eixo Rio-São Paulo e fomentar ecossistemas de negócios promissores. 

Este é o primeiro evento Startup Hub Pop-Up em Salvador, o quarto no país. Sabemos que a capital baiana tem um ecossistema de inovação, mas o que a cidade representa em termos de potencial de mercado para as soluções de IA e Data Analytics do Google Cloud?

Izabelle Macedo – Dentro do Google Cloud, temos colocado em prática nossa vontade de nos conectarmos com as comunidades locais. Uma das formas de fazer isso é por meio de eventos como os Hub Pop-Hub, que iniciamos em 2024, em São Paulo. Mas vimos que não era só levar treinamentos para os empreendedores, conectá-los aos engenheiros do Google, mas também seria importante o fomento ao networking local, entender as dores dos fundadores de startups. Em 2025, vimos a necessidade de sair do eixo Rio-São Paulo. A Bahia tem um ecossistema de negócios promissor, e Salvador é uma cidade vibrante. Estamos felizes de ver a casa cheia e curiosa para ver as sessões de “mão na massa”, de colocar as ferramentas nas mãos das startups.

Por que é estratégico para o Google Cloud ampliar sua base de usuários corporativos?

IM – Hoje vemos a necessidade de desmistificar nossas ferramentas. Uma empresa como o Google, que é gigante, pode intimidar uma startup local, mas queremos justamente aproximar esses dois mundos, abrir a base de usuários para aumentar o alcance e o engajamento com as plataformas. Aqui, estamos propondo aos empreendedores testar e brincar com ferramentas, entender o poder delas e aplicar aos negócios. 

Quais são outros movimentos para explorar mercados para além do eixo Rio-São Paulo?

IM– Nossa meta é treinar 1 milhão de brasileiros em IA e nuvem nos próximos anos. Para isso, estamos promovendo movimentos como o Google Cloud Summit, que reuniu mais de 5.000 pessoas em São Paulo, e depois levamos a Fortaleza. Esse evento é voltado para empresas com maior grau de maturidade, com conteúdos mais voltados aos negócios e laboratórios técnicos. Também temos a campanha do Google Workspace com Gemini, onde pudemos mostrar como as pequenas e médias empresas, não só as startups de tecnologia, podem utilizar as ferramentas Gemini com o Google Workspace. Levamos dez histórias de empreendedores para a TV aberta e mídias digitais. Além disso, realizamos treinamentos em 27 capitais, utilizando cinemas.  Foi muito importante essa proximidade com os empreendedores, a conexão com as comunidades de startups e desenvolvedores. 

Quais os próximos passos para alcançar essa meta de treinar 1 milhão de brasileiros em tecnologias de IA?

IM – No dia 06 de dezembro, queremos entrar para o Guinness World Records com o Capacita+, onde vamos treinar pelo menos 200 mil pessoas em toda a América Latina em um único dia. Vamos envolver 50 universidades brasileiras para disponibilizar esses conhecimentos de forma presencial e por livestreaming a estudantes e profissionais não técnicos em IA generativa com o Gemini. Ao longo de 2024, 70 mil pessoas no Brasil participaram dos programas de aprendizagem do Google Cloud, por meio dos conteúdos disponíveis para universidades e outras instituições de ensino de forma gratuita.