
No ecossistema empreendedor, o acesso à tecnologia e ao conhecimento técnico, especialmente em inteligência artificial e análise de dados, está cada vez mais se tornando um diferencial para a eficiência e o crescimento acelerado das startups early stage. É por acreditar nisso que o Google Cloud Startup Hub Pop-Ups chega à capital baiana nos dias 25 e 26 de novembro, com o tema “Imersão em Data Analytics, IA e Gemini Enterprise”.
Esta é a quinta edição do evento, que aconteceu em 2024 em São Paulo e em 2025 em Belo Horizonte, Recife e Curitiba, com expectativa de reunir cerca de 200 participantes por dia.
A iniciativa é mais uma forma das startups se familiarizarem com o Google for Startups Cloud Program, criado com o objetivo de oferecer a startups elegíveis acesso a produtos, suporte técnico, mentores dedicados e crédito em nuvem. Para startups de IA, o investimento pode chegar a US$ 350 mil durante os primeiros dois anos no programa.
Além do networking com investidores e parceiros locais, o evento, voltado para startups early stage e para a comunidade de desenvolvedores, contribui ainda para o fortalecimento da cultura empreendedora local. A programação inclui sessões de mentoria com especialistas e engenheiros do Google Cloud, estudos de caso e demonstrações práticas de inteligência artificial aplicada a problemas reais de negócio.
“O tema Data Analytics and AI é estratégico, pois essas tecnologias são pilares de competitividade e já geram retorno financeiro comprovado para empresas no Brasil”, afirma Anderson Gaspar, head de vendas das nativas digitais no Google Cloud no Brasil.
No primeiro dia do Startup Hub Pop-Ups, o Google Cloud irá apresentar demos exclusivas e sessões sobre seu programa de créditos. Anualmente, são aprovadas no programa algumas centenas de startups, em um universo de mais de 10 mil early stage ativas no Brasil.
Atualmente, mais de 60% das startups de IA generativa financiadas e quase 90% dos unicórnios que utilizam IA generativa são clientes do Google Cloud.
Exemplos desse impacto aparecem em startups brasileiras que escalaram seus negócios com o uso da infraestrutura do Google Cloud. A fintech soteropolitana PayZu, que oferece uma plataforma de Banking as a Service (BaaS) para empresas, utiliza IA em sua infraestrutura financeira para simplificar e proteger a jornada de pagamentos.
Ela desenvolveu a assistente virtual Zuri, que automatiza transações e cobranças via chat, e a Neo, que realiza detecção automática e em tempo real de transações suspeitas, usando análise comportamental para mitigar fraudes e estará apresentando essas soluções na edição do evento em Salvador.
Outros exemplos são a Contabilizei, que melhorou a experiência de atendimento com o “The Concierge”, solução proprietária de IA construída sobre o Vertex AI, que combina modelos do Model Garden e o Vertex AI Search, para oferecer respostas rápidas e personalizadas aos clientes.
Já a Fluna, que automatiza processos com IA, alcançou 92% de acurácia na leitura de documentos que demandam extração de metadados de contratos jurídicos, e a Tributei aumentou sua performance de cálculo em 400% ao usar IA para auxiliar mais de 19 mil empresas a automatizar cálculos e fazer a gestão de impostos.
Entre os destaques da edição em Salvador está o treinamento “Intro to BigQuery: Analytics & Machine Learning”, uma experiência gamificada que permite aos participantes desenvolver habilidades no uso do BigQuery e na criação de modelos de machine learning, O conteúdo será ministrado pela Arki1 e contará com certificação ao final.
“Potencializar e dar suporte ao crescimento das startups é uma prioridade global do Google Cloud, e no Brasil oferecemos programas robustos e a nuvem mais preparada para a era da IA”, conclui Anderson.
Google Cloud Startup Hub Pop-Ups – Salvador
Data: 25 e 26 de novembro, das 11h às 18h30
Local: Trapiche Barnabé, Av. Jequitaia, 5 – Comércio, Salvador – BA, 40015-530
Para conferir a programação completa do evento e fazer a sua inscrição, é só acessar a página do Google Cloud neste link.