Referência global em beleza e autocuidado, o Grupo Boticário tem um trabalho de longa data para promover a inovação em seu ecossistema, e vem fortalecendo seu relacionamento com startups fomentando assim o mercado e estimulando o crescimento do setor, além de promover ganhos mútuos, mantendo a companhia na vanguarda do mercado e possibilitando crescimento para parceiros.
Criada em 2021, a iniciativa nasceu com o intuito de auxiliar startups na exploração de novos mercados a partir da experiência em varejo e beleza, com base na troca de experiências, conhecimento e expertise adquirida pela companhia ao longo de seus mais de 40 anos de história. Com duração de cinco meses, o programa oferece uma imersão completa no ecossistema de beleza e varejo, de forma gratuita e equity-free, ou seja, não é necessário abrir mão de uma porcentagem do quadro societário das empresas participantes.
Para a edição deste ano, a companhia procura até 10 startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo, que estejam com o produto validado e em fase de operação ou tração. Os interessados podem se inscrever até dia 08 de fevereiro.
As startups terão acesso a palestras e conteúdos ministrados por convidados externos e especialistas internos do Grupo, além de mentorias personalizadas com executivos do Boticário para atender às necessidades individuais de cada negócio. Elas também receberão acompanhamento especializado com o time de aceleração com checkpoints semanais. O Boticário irá abrir suas portas para as empresas participantes, oferecendo acesso a profissionais da companhia, bem como atuando na revisão de UX do site das startups pelos especialistas internos, além de oferecer apoio e treinamento para aperfeiçoamento de pitch de negócios e a oportunidade de realizar pesquisas quantitativas ou focus group com público-alvo usando a infraestrutura do Grupo.
A iniciativa reforça a visão de futuro do Grupo Boticário, que busca cada vez mais consolidar a sua marca como referência para as startups. A empresa vem fortalecendo seus trabalhos com inovação aberta nos últimos anos, buscando parceiros externos e apostando em formas de trazer ganhos internos, bem como aos parceiros, a partir da tese de inovar em conjunto. “O empreendedorismo faz parte do passado, do presente e do futuro do Grupo Boticário e, por conta disso, programas como esse são tão importantes e incentivados em nosso ecossistema”, afirma Paulo Braga, diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.
O executivo destaca ainda que a empresa vê nas startups parcerias estratégicas para a construção do ecossistema de beleza, uma vez que elas permitem testar soluções inovadoras de forma ágil e ajudam a indicar potenciais tendências de mercado e negócio. “A gente quer ser lembrado e reconhecido como um programa que traz a oportunidade de testar e refinar o modelo de negócio dos empreendedores dentro do mercado de beleza e varejo”, afirma Braga.
O programa é realizado anualmente no Brasil e, desde o seu lançamento, já acelerou 29 startups, com mais de 90 mentores internos engajados na iniciativa. Entre as participantes das edições anteriores estão nomes como Feel, Marvin, Omens, De Benguela e Mimo Lives Sales.
O futuro da beleza é colaborativo
Para a edição deste ano, o Grupo Boticário procura até 10 startups para serem aceleradas. As empresas que participarem do programa terão a chance de aprender sobre o mercado de beleza e varejo, com o apoio de especialistas e executivos da área que irão aportar um sólido conhecimento nas startups.
O programa visa entender a fundo as principais dores e necessidades de cada empresa. A partir disso, o Grupo Boticário faz a personalização das jornadas, desenhando uma trilha de mentorias e conteúdos específicos para atender às demandas dos participantes. Além disso, por ser uma empresa multicanal, o Grupo Boticário utiliza seus conhecimentos e toda a sua estrutura para auxiliar as startups na exploração de novos canais e mercados – o que inclui a possibilidade de realizar pesquisas e também focus group.
“Desde que iniciamos a trajetória de estarmos mais próximos das startups percebemos que temos muito a oferecer, mas também que ganhamos bastante durante essa troca. Nosso foco é fomentar oportunidades. Com isso, os empreendedores podem refinar o modelo de negócio dentro do mercado de beleza e varejo, promovendo assim um ecossistema mais plural e colaborativo”, enfatiza o diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.
Na outra ponta, o Grupo Boticário também colhe aprendizados importantes a partir da conexão com o ecossistema de startups. O programa de aceleração auxilia o Grupo a explorar teses não óbvias para o seu negócio, gerando conhecimento sobre um novo mercado e novos modelos de negócios, e também reduzindo riscos para o próprio Grupo.
As startups têm em seu DNA características como agilidade, crescimento acelerado e adaptabilidade. Assim, a aproximação dessas empresas permite que a gigante de cosméticos não apenas acompanhe tendências de mercado, mas também acelere sua cultura de inovação, supere eventuais desafios tecnológicos, desenvolva projetos e dê mais agilidade à operação.
O programa pode ser uma ferramenta poderosa para qualificação de startups. A partir da aceleração, o Grupo é capaz de conhecer ainda melhor as empresas e identificar sinergias para torná-las fornecedoras ou parceiras de negócio, e até mesmo colocá-las no pipeline para futuros investimentos. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da marca Grupo Boticário como inovadora e startup-friendly, atraindo os melhores empreendedores para o seu ecossistema.
Case de Sucesso
A Marvin, atual parceira do Grupo Boticário na área de Soluções Digitais do Varejo, foi acelerada em 2022 e hoje oferta seus serviços em 10 distribuidores do ecossistema do Grupo. A startup nasceu para simplificar o meio de pagamento entre empresas. A ferramenta desenvolvida possibilita aos varejistas a utilização do saldo das maquininhas de cartão de crédito para efetuar os pagamentos com os fornecedores, sem precisar recorrer a antecipação de recebíveis ou pagar por taxas para efetuar os pagamentos.
“Já participamos de alguns programas de aceleração, e o do Grupo Boticário, com certeza, foi o que me deixou o sentimento mais forte de que estávamos saindo melhor do que entramos”, afirma o CEO da Marvin, Bernardo Vale.
Como participar
A 4ª edição do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário será realizada de maio a setembro de 2024, e as inscrições podem ser feitas até 8 de fevereiro, por meio do link: https://grupoboticario.com.br/aceleracao-de-startups/.
A iniciativa é direcionada a startups que atuem nos segmentos de beleza e varejo e que já estejam em fase de operação ou tração.
Ficou interessado em participar? Clique neste link e se inscreva!