Com um crescimento de 236% na receita recorrente mensal, o Guia da Alma triplicou sua base de clientes B2B em 2024 e está pronto para repetir a dose em 2025. “Nosso foco é continuar o crescimento exponencial”, crava Rodrigo Roncaglio, CEO e cofundador da startup.
Fundada em 2016, a companhia ajuda empresas a prevenir o burnout dos colaboradores e melhorar a produtividade por meio de uma plataforma tecnológica que oferece terapia online e conteúdos educativos sobre bem-estar, criando uma experiência prática para o colaborador e estratégica para a empresa.
A plataforma se destaca por seu foco em entregar uma experiência que gera um alto nível de adesão dos colaboradores ao benefício, garantindo para seus principais clientes – os fundadores de startups – que este será um investimento de alto aproveitamento tanto para a empresa como para a equipe.
Para engajar os usuários, o Guia da Alma aposta em gamificação, com o objetivo de transformar o autocuidado em hábito, ao permitir que pontos acumulados sejam trocados por sessões de terapia ou prêmios. A plataforma também utiliza inteligência artificial para conectar colaboradores ao terapeuta mais adequado às suas necessidades.
Outro diferencial é a diversidade de técnicas terapêuticas disponíveis. As opções incluem meditação, Programação Neurolinguística e outras terapias complementares, além das tradicionais consultas com psicólogos e psicanalistas.
Startups como Yazo, Sales Hunter, Meetrox, Upik, 49 Educação e Digital Grid fazem parte da base de clientes do Guia da Alma. “Nossa empresa tem uma cultura de vendas muito forte e a gamificação fez com que 100% dos colaboradores aderissem ao benefício. Até os resultados da Pesquisa de Clima melhoraram. É uma excelente relação custo-benefício”, destaca Gustavo Salles, CEO e fundador da Sales Hunter, especializada em recrutamento de vendas B2B.
Rumo certo
Os resultados de 2024 mostram que a estratégia do Guia da Alma está no rumo certo. A empresa foi semifinalista em três categorias no Startups Awards 2024: Startup do Ano, Startup Revelação e Solução de Impacto Social, sendo vencedora nesta última.
O impacto social é comprovado por números como as mais de 100 mil sessões de terapia realizadas, a distribuição de R$ 6 milhões em renda para terapeutas, além de conteúdo gratuito de qualidade sobre saúde mental, que atrai mais de 100 mil visitantes mensais. Além do reconhecimento no Startup Awards, o Guia da Alma passou a integrar o portfólio da Algar Telecom Venture Builder.
“As conquistas de 2024 são um sinal claro do mercado sobre nossa estratégia de crescimento. Mais do que isso, são uma prova de que as pessoas vão precisar cada vez mais de novas soluções para cuidar da saúde mental, e que entregamos isso com eficiência, usando tecnologia própria e uma rede de profissionais terapeutas de alta qualidade”, comemora Rodrigo Roncaglio.
A startup, que atingiu o break even em 2024 após uma rodada de investimentos liderada pela Bossa Invest, projeta um 2025 ainda mais promissor.
De acordo com ele, ao longo de 2025 o Guia da Alma pretende investir na estruturação de canais, em inside sales e na expansão de parcerias estratégicas como a que já tem com Wellhub desde 2020. Em termos da plataforma, o plano é seguir com melhorias contínuas que propiciem uma experiência incrível para o colaborador, gerando mais engajamento e entregando mais resultados para as empresas.
“Para alcançar este novo patamar, é provável a abertura de uma nova rodada de investimento para este ano”, completa Rodrigo. Desde a sua fundação, o Guia da Alma levantou R$ 1,5 milhão com Bossa Invest, Poli Angels e Anjos do Brasil.
Novas leis e incentivos impulsionam mercado de saúde mental
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Síndrome de Burnout como doença ocupacional, em 2022, o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores tem recebido uma atenção cada vez maior por parte das empresas. Benefícios corporativos que promovem bem-estar e autocuidado passaram a ser diferenciais para organizações preocupadas em atrair e reter talentos, além de prevenir transtornos na saúde mental que impactam a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Um estudo da Fiemg, realizado em 2023, revelou que as empresas perdem anualmente R$ 397,2 bilhões em faturamento devido ao adoecimento mental dos trabalhadores.
O ano de 2025 promete ser um marco para o setor de bem-estar nas empresas brasileiras, com as alterações na Norma Regulamentadora no 1 (NR-1), que estabelece as diretrizes gerais para a segurança e saúde no trabalho. A gestão dos riscos psicossociais dos trabalhadores será obrigatória para todas as empresas a partir de 25 de maio. Nesse contexto, as organizações devem adotar medidas corretivas e preventivas para promover o bem-estar e a saúde mental de seus colaboradores.
Essas mudanças acompanham um aumento de 38% nos afastamentos por saúde mental registrados pelo INSS em 2023 em comparação a 2022, totalizando 288.865 trabalhadores afastados. Em paralelo, o governo brasileiro criou, em 2024, o Certificado de Empresa Promotora de Saúde Mental (Lei 14.831/202), que reconhece organizações que promovem ativamente o bem-estar de seus colaboradores (conheça os critérios para receber o selo neste link). Muitas empresas vêm aproveitando a força do Janeiro Branco, mês da campanha nacional de conscientização sobre Saúde Mental, para implementar melhorias que em breve se tornarão obrigatórias.
Diante desse cenário favorável, o Guia da Alma projeta triplicar novamente o crescimento em 2025. “Nesse momento em que as empresas precisarão se adequar às mudanças da NR-1, nossa solução será ainda mais relevante. Oferecemos um benefício estratégico para melhorar a saúde mental, com resultados tangíveis no engajamento e retenção de talentos, entregando impacto social para a saúde pública e crescimento econômico sustentável”, conclui a cofundadora e CMO Liana Chiaradia.
Quer saber como ter acesso a um benefício estratégico que previne o burnout e alavanca os resultados de sua startup? Fale com especialistas do Guia da Alma.