Branded Content

Maximizando o ROI com campanhas de Member Get Member (MGM)

Conteúdo Especial

Maximizando o ROI com campanhas de Member Get Member (MGM)

As campanhas de MGM (Member Get Member), são uma das estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes. Afinal, elas consistem em incentivar os clientes atuais a indicar novos clientes para a sua empresa, oferecendo benefícios para ambos os lados. Assim, você pode aumentar o seu alcance, melhorar sua reputação e , claro, crescer seu faturamento, sem gastar muito com publicidade.

Porém, é preciso um bom planejamento para garantir uma campanha MGM bem-sucedida e que gere um alto retorno sobre o investimento (ROI). Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas práticas que podem ajudar você a planejar, executar e avaliar as suas campanhas de MGM.

Portanto, leia até o final e confira tudo.

Como maximizar o ROI com campanhas Member Get Member

O marketing de indicação é muito interessante para qualquer tipo de empresa, não importando seu tempo de mercado, área de atuação ou porte. Afinal de contas, a palavra de um cliente satisfeito vale mais do que mil propagandas.

Por isso, investir nesse tipo de estratégia é algo que não pode ser subestimado, pois pode realmente alavancar qualquer negócio.

Com o MGM, os próprios clientes fazem o trabalho pesado, digamos, de captar leads para você. Aliás, leads altamente qualificados! Isso porque ninguém chega para um amigo do nada e diz “olha, eu super indico tal empresa” se esse amigo em questão não estiver precisando daquele produto ou serviço, não é mesmo? Então, essas indicações sempre tem alto potencial de conversão.

Sem contar que você também pode optar por campanhas automatizadas de indicação, que permitem mais assertividade, menos retrabalho e ainda deixa sua equipe livre para áreas mais produtivas do seu negócio.

Assim sendo, veja a seguir alguns pontos que você deve levar em consideração para garantir o maior retorno sobre seu investimento em campanhas de MGM.

Defina o seu público-alvo e o seu objetivo

O primeiro passo para criar uma campanha de MGM é definir quem são os seus clientes ideais e o que você quer alcançar com a campanha. Por exemplo, você pode querer aumentar o número de assinantes, de vendas, de downloads, de cadastros, etc. Você também pode segmentar o seu público por critérios como idade, gênero, localização, interesses, comportamento, e por aí vai.

Isso porque, se você tiver seu público-alvo e objetivo bem definidos, poderá criar uma proposta de valor que seja atraente e relevante para os seus clientes e para os seus indicados. Ademais, você também poderá escolher os melhores canais de comunicação e divulgação da sua campanha, como e-mail, redes sociais, aplicativos, etc.

Escolha o tipo e o valor da recompensa

Outro ponto muito importante para maximizar o ROI em campanhas de MGM é escolher o tipo e o valor da recompensa que você vai oferecer para seus clientes e seus indicados. Afinal, a recompensa deve ser algo que motive os clientes a indicarem os amigos e que também incentive seus amigos a se tornarem clientes da sua empresa.

Existem vários tipos de recompensas que você pode oferecer, como descontos, créditos, brindes, pontos, cashback, etc. O importante é que a recompensa seja compatível com o seu produto ou serviço e que tenha um custo-benefício favorável para a sua empresa.

Por fim, você também pode optar por oferecer recompensas diferentes para os clientes e os seus indicados, ou recompensas progressivas de acordo com o número de indicações.

Crie um processo simples e transparente para maximizar o ROI com campanhas de MGM

Também é primordial criar um processo simples e transparente para que seus clientes possam indicar os amigos e receber as recompensas. Dessa forma, facilite ao máximo a indicação, fornecendo um link, código, QR code, ou outro meio que possa ser facilmente compartilhado pelos seus clientes com os seus contatos.

Você também deve informar claramente as regras, os prazos, as condições e as limitações da sua campanha, para evitar confusões, frustrações e reclamações. Para isso, crie uma página, e-mail, vídeo, ou outro material que explique como funciona a sua campanha de MGM e que tire as dúvidas mais frequentes dos seus clientes e dos seus indicados.

Monitore e otimize os seus resultados

Outro passo para criar uma campanha de MGM eficiente e lucrativa é monitorar e otimizar os seus resultados. Assim, acompanhe os principais indicadores da sua campanha, como o número de indicações, de conversões, de recompensas, de custos, de receitas, etc.

Você também deve analisar o feedback dos seus clientes e dos seus indicados, para saber o que eles acharam de toda a ação e como você pode melhorá-la.

Com base nos dados e nas opiniões coletados, você pode fazer ajustes na sua campanha, como mudar o tipo ou o valor da recompensa, o canal de divulgação, o período de validade, etc. Você também pode testar diferentes versões da sua campanha, para ver qual delas tem o melhor desempenho e o maior ROI.

Aposte em automatização das suas campanhas de MGM

Campanhas automatizadas de indicação são muito mais assertivas e dinâmicas, pois tudo é feito rápido e com foco no melhor resultado. Muito se perde quando você opta por organizar, aplicar e monitorar as etapas da estratégia de forma orgânica.

Você pode ter a melhor equipe do mundo, mas eles nunca vão dar conta de coletar, analisar e tomar as decisões sozinhos com 100% de assertividade. Já com o auxílio da automação, você tem acesso a todos os passos da campanha, monitora os resultados em tempo real e acelera a tomada de decisão, o que aumenta as chances de sucesso.

Por isso, a dica mais importante dessa lista é não subestimar o poder da tecnologia nas campanhas de indicação.

Conclusão

Como você sabe, uma campanha de MGM bem planejada e executada pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Como aumentar a sua base de clientes, a sua fidelização, a sua confiança e o seu lucro. Para isso, é preciso cuidar de cada etapa com o máximo de zelo e, principalmente, não pecar por querer fazer tudo sozinho.

Portanto, siga essas dicas, use a tecnologia a favor do seu negócio, foque nos clientes e com certeza você vai ter o maior ROI possível com suas campanhas de MGM.