
O ecossistema brasileiro de startups se tornou estratégico para a Notion, que montou um time dedicado para conduzir a operação local. Usada por 50% das empresas apoiadas pela Y Combinator, no Vale do Silício, a plataforma reúne, em um mesmo ambiente, ferramentas de produtividade e organização que apoiam o trabalho colaborativo de empresas desde os estágios iniciais até o momento em que ganham escala.
A estratégia de entrada no País inclui a oferta gratuita de até seis meses do plano Business com recursos de IA por meio do programa Notion for Startups. “A ferramenta ajuda as startups brasileiras a trabalhar melhor e crescer mais rápido, impulsionando o ecossistema de inovação local”, afirma Arthur Rozenblit, ex-Head de Startups na Zendesk e ex-WeWork, que assumiu o relacionamento com pequenas e médias empresas e startups da Notion no Brasil.
Com clientes como OpenAI, Reddit e Vercel, a aposta da Notion é ampliar o acesso a ferramentas de produtividade para empresas em estágio inicial e em crescimento que desejam escalar suas operações. A plataforma permite centralizar desde a documentação de produto e a organização do pipeline de captação de investimentos até o acompanhamento de projetos e do roadmap de produtos e das entregas, construindo uma base de conhecimento compartilhada da empresa, tudo em um único ambiente. Ela oferece ainda mais de 2 mil modelos prontos, como previsão financeira, pesquisa com usuário e planos de negócio, simplificando a jornada empreendedora.
A Notion tem liderado o desenvolvimento de agentes de AI para trabalho intelectual em larga escala, ajudando times a transformar informação em ação de forma mais rápida e eficiente. As funcionalidades permitem gerar relatórios detalhados a partir de pesquisa nos próprios dados operacionais, encontrar respostas e contexto nas informações internas, produzir textos e análises e registrar automaticamente anotações de reuniões de equipe, entre outros.
Ao direcionar sua entrada no Brasil para startups e empresas em crescimento, a Notion busca gerar valor ao entregar ferramentas flexíveis e centradas no usuário para permitir que as empresas brasileiras se tornem organizações mais eficientes desde o início, preparando-as para escalarem de forma estruturada e sustentável.