A Ocyan, empresa que fornece soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior, acaba de lançar o novo ciclo do Ocyan Waves Booster, programa de aceleração criado em 2022 para expandir a atuação da companhia no ecossistema de inovação e explorar novos negócios.
“A inovação sempre esteve no DNA da Ocyan. E é impossível falarmos de inovação sem incluir as startups, porque praticamente tudo que fazemos ligado à inovação envolve essas empresas”, afirma Patricia Grabowsky, gerente executiva de inovação e transformação digital na Ocyan, em entrevista ao Startups. A proposta do Booster é acelerar startups com foco em serviços digitais e novas energias, e buscar oportunidades de novos negócios.
Além da aceleração personalizada, as participantes ganham visibilidade e networking no setor de óleo, gás e energia, e mentorias com executivos e especialistas do mercado. Além disso, elas têm a possibilidade de trabalhar ao lado de um time de projeto da Ocyan e, ainda, cocriar e executar um projeto piloto remunerado, com potencial de parceria ou até investimento.
No 1º ciclo, a companhia buscou cleantechs em fase de validação. Agora, a Ocyan expande a abordagem e inclui também startups de novas energias e serviços digitais, mas que estejam em momento de tração. As mudanças foram pensadas para expandir o relacionamento da empresa com o ecossistema e possibilitar a construção de novos negócios com as aceleradas. “Subimos o nível de maturidade buscando startups um pouco mais preparadas, mas que ainda precisam de apoio para acelerar o negócio e entregar valor”, explica Patricia.
“Para a Ocyan, o programa tem o papel de impulsionar os negócios para novos horizontes no relacionamento de startups e mostra o nível de maturidade da companhia nessa área”, destaca Rodrigo Lemos, vice-presidente de novas energias & serviços na Ocyan. A iniciativa é feita com o apoio da Innoscience, consultoria em inovação e estratégia fundada por um grupo de profissionais com experiência executiva e sólida atuação acadêmica.
“O Ocyan Waves Booster representa uma oportunidade incrível para startups que buscam se aproximar do mercado de Óleo, Gás e Energia e ter a possibilidade de cocriar novos serviços que enderecem dores relevantes para os players deste mercado. O Booster aporta um processo estruturado de aceleração com conteúdos sobre a arquitetura do setor, transição energética, cocriação, propriedade intelectual e estratégias de go-to-market, considerando que o sucesso do programa pode gerar um novo serviço para a Ocyan em parceria com a startup acelerada e uma ida a mercado conjunta para lançamento e operacionalização da oferta”, afirma Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience e head do projeto.
Inscreva-se no Ocyan Waves Booster
Por que você deve participar
“O Booster é muito focado em oferecer para a startup uma experiência de cocriação e desenvolvimento junto com a Ocyan. O empreendedor tem a possibilidade de fazer um projeto piloto, entrar ou se fortalecer no mercado de óleo, gás e energia, e vislumbrar novas oportunidades de negócio com uma empresa muito experiente no relacionamento com startups”, explica Rodrigo.
Como proposta de valor para as startups, ele e Patricia destacam a dedicação da companhia em levar as aceleradas para um outro patamar. Desde a criação da plataforma Ocyan Waves, 73% das startups que rodaram piloto com a empresa foram contratadas. Delfos, Smarti, Checklist Fácil (adquirida pela Softplan) e Confirm8 são algumas das startups que já participaram dos programas.
“Desde que criamos o Ocyan Waves o objetivo era trazer as startups para trabalharem conosco, o que se reflete na alta taxa de conversão de piloto em rollout, que é bem mais alta do que a média do mercado. A Ocyan tem uma prática de contratação de startups muito eficiente e, de fato, tem a intenção de trazer a empresa para virar um parceiro ou fornecedor – e esse é um dos grandes diferenciais”, explica Patricia.
Apesar de não ter um fundo próprio de corporate venture capital (CVC), a Ocyan já está preparada para investir em startups alinhadas à tese da empresa e que estejam no nível de maturidade ideal. “Vamos buscar investidas ao longo do ano e não queremos perder boas oportunidades. Mas fazer aportes não é uma meta e sim, uma possibilidade. Temos a tese, sabemos o nível de maturidade e ticket médio que queremos, mas tem que ter um fit com o negócio e estamos preparados caso surja essa oportunidade”, diz a gerente de inovação.
Segundo Patricia, a empresa está mais focada na qualidade do que na quantidade de startups aceleradas. “O primeiro ciclo recebeu cerca de 70 inscritos. Este ano, a expectativa é ter mais entendimento e direcionamento sobre o que estamos buscando”, pontua. A companhia viu que há espaço para testar as soluções e, por isso, está investindo na iniciativa de rodar possíveis projetos piloto com as startups.
As inscrições para o novo ciclo do Ocyan Waves vão até o dia 26 de Maio. Ficou interessado em participar do programa de aceleração? Clique neste link e se inscreva!