A Onfly, travel tech brasileira que oferece uma plataforma completa para gestão de viagens e despesas corporativas, lançou uma ferramenta de sustentabilidade com dados para ajudar empresas a tomarem decisões mais conscientes. A solução permite que as organizações quantifiquem o impacto ambiental gerado nas viagens de seus colaboradores e estejam cada vez mais alinhadas com suas metas de ESG.
“A indústria aérea é uma das que mais prejudica o meio ambiente e que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera”, afirma Marcelo Linhares, cofundador e CEO da Onfly. A aviação é responsável por 3,5% de todas as atividades humanas que impulsionam as mudanças climáticas, segundo uma pesquisa de 2020 da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Segundo o executivo, a ideia de criar a ferramenta partiu de uma demanda do mercado. “Os próprios clientes queriam rastrear a pegada de carbono de seus voos, já que muitas companhias estão assinando pactos e compromissos globais para reduzir suas emissões nas próximas décadas”, pontua.
A solução é integrada ao processo de busca e compra de passagens na plataforma da Onfly. Ao conferir a lista de voos, os clientes podem ver uma estimativa de emissão de cada voo, calculada a partir do tipo de aeronave, consumo de combustível e na distância percorrida, tudo com base em um algoritmo desenvolvido pelo Google Flights. Com essas métricas, as empresas podem fazer melhores escolhas na hora da compra, optando por passagens aéreas com menor emissão de poluentes para suas viagens corporativas.
A funcionalidade já está disponível para todos os clientes da Onfly, com a expectativa de, no futuro, tornar a ferramenta ainda mais robusta. A plataforma oferecerá uma série de relatórios destacando qual foi a emissão total de CO2 no mês, o centro de custo com maior pegada de carbono e o grupo de colaboradores com maior emissão de poluentes. “Pensamos até em fechar um acordo com as empresas para compensar e zerar a pegada de carbono das viagens automaticamente, além de incluir novos filtros para facilitar a análise dos voos que poluem menos”, explica Marcelo.
Vantagem competitiva
Algumas companhias aéreas, como a Gol, até indicam a pegada de carbono dos voos e dá a oportunidade para que os passageiros compensem suas emissões de gases de efeito estufa. No entanto, segundo Marcelo, a plataforma da Onfly oferece elementos adicionais importantes para apoiar as empresas na busca por sustentabilidade.
“Não são todas as companhias aéreas que oferecem esse serviço. No caso das que oferecem, o cliente só consegue ver os dados se comprar diretamente no site da companhia. Se o fizer via Decolar, por exemplo, não tem acesso a essas métricas. Se comprar a ida com uma empresa aérea e volta com outra, também não”, explica. O executivo ressalta que a Onfly reúne todas as informações necessárias em uma única plataforma e disponibiliza todos os dados de forma simplificada para facilitar a análise e tomada de decisão.
A ferramenta de sustentabilidade da Onfly é direcionada para empresas que estão realmente preocupadas com pautas ambientais e assumiram compromissos sérios para reduzir ou zerar suas pegadas de CO2. No caso das organizações, adotar posturas mais sustentáveis é um grande diferencial não só para apoiar a preservação do planeta, mas também para atrair investidores e potenciais clientes, conquistando maior reconhecimento no mercado como um todo.