A Onfly, travel tech brasileira que oferece uma plataforma completa para gestão de viagens e despesas corporativas, acaba de lançar a OnEvents, plataforma white label desenvolvida para facilitar a realização e organização de eventos. A solução permite que empresas divulguem seus eventos e deem acesso à reserva completa para os participantes, desde a compra do ingresso até a reserva de hotel e das passagens em um só lugar.
Normalmente, a compra dos ingressos e a reserva de hotéis e das passagens aéreas são feitas em diferentes sites, o que demanda mais trabalho e atenção dos participantes para se organizar. A proposta da OnEvents é simplificar esse processo, centralizando toda a experiência em uma única plataforma para que a reserva seja feita de forma rápida e simples.
“A OnEvents nasceu de uma demanda do próprio mercado para digitalizar essa jornada. Percebemos que havia a necessidade de criar uma tecnologia que impulsionasse os eventos e oferecesse descontos aos participantes”, explica Marcelo Linhares, cofundador e CEO da Onfly.
A plataforma gera valor para todas as pontas. Primeiro, para as companhias aéreas e redes hoteleiras, que ganham uma nova forma de aquisição de clientes ao vender passagens e hospedagens para os participantes. Também para os congressistas, que conseguem estruturar sem estresse a logística para participar dos principais eventos do país, garantindo serviços com preços mais acessíveis. E, por fim, para os produtores dos eventos, que ao melhorar a experiência do usuário conseguem atrair um número ainda maior de participantes para uma jornada de eventos mais barata, digital e eficiente.
A OnEvents já é a transportadora oficial de grandes conferências como Digitalks Expo, CASE São Paulo, Fórum E-commerce Brasil e VTEX Day, oferecendo uma plataforma totalmente personalizada e sob demanda, com o apoio de uma equipe dedicada ao suporte técnico para esclarecer dúvidas e resolver demandas com qualidade e agilidade.
Oportunidade de mercado
Em 2023, eventos B2B devem movimentar R$ 14 bilhões somente na cidade de São Paulo, de acordo com o Barômetro Eventos B2B, realizado pela União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris). A expectativa é que sejam realizados pelo menos 1.500 eventos B2B de porte grande ou mega na cidade, recebendo aproximadamente 4 milhões de turistas de negócios (30% do total de participantes).
Quem vem de fora da capital paulista normalmente precisa comprar passagens aéreas e investir em transporte, alimentação e hotel, o que torna os serviços da Onfly ainda mais necessários. “Estimamos capturar R$ 1,6 bilhão deste mercado, por meio de uma solução eficiente e com tecnologia de ponta”, afirma Marcelo.
Segundo o executivo, o plano é focar inicialmente no mercado de conferências corporativas e, com o tempo, expandir para a área do lazer. “Por que não atender festivais como Rock in Rio ou The Town? A OnEvents começa com o corporativo, mas já nasce com visão de produto para trabalhar com qualquer tipo de evento no futuro”, pontua. Com o produto maturado, a previsão é que a vertical OnEvents responda por 4% da receita da Onfly em cerca de dois anos.