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Para a Veriff, identificação digital é tema que vai além da segurança

Quatro razões para apostar na plataforma global baseada em tecnologia nativa de IA da Veriff, adotada por marcas como Deel, Trustpilot, Rivool Finance e OnilX

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(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Enquanto muitas empresas acreditam que a verificação de identidade é apenas uma funcionalidade técnica e operacional, organizações que buscam crescimento em escala reconhecem, cada vez mais, seu papel estratégico. Afinal, como ter certeza de que as pessoas com quem você está interagindo são realmente quem dizem ser? 

A Veriff, plataforma global de verificação de identidade que apoia empresas na construção de confiança no ambiente digital, e que abriu escritório no Brasil neste ano, desenvolveu uma solução baseada em tecnologia nativa de inteligência artificial para garantir confiança, conformidade e escalabilidade aos negócios. Fundada há dez anos na Estônia, a Veriff atua globalmente e atende empresas como Bumble, Deel, Bolt, Monzo, Starship, Trustpilot e Webull, de setores como finanças, mobilidade, marketplace e jogos. 

Primeira linha de defesa

A fraude online é uma ameaça em constante evolução, com crescimento anual de cerca de 20%, segundo o Veriff Identity Fraud Report. “Para startups que muitas vezes operam com recursos limitados, os custos de um único incidente de fraude podem ser devastadores”, afirma Maksim Afanasjev, Head de Produto e Customer Portal na Veriff.

Esse tipo de crime envolve táticas cada vez mais sofisticadas, como o uso de identidades sintéticas — quando hackers combinam dados reais e falsos para criar perfis fictícios —, sequestro de contas e lavagem de dinheiro. Ao analisar mais de mil pontos de dados, incluindo informações sobre a pessoa, o documento, o dispositivo e a rede, a plataforma da Veriff se torna a primeira linha de defesa das empresas. 

Ao verificar a autenticidade dos documentos e validar a presença física do usuário por meio de biometria, é possível impedir que pessoas mal-intencionadas acessem os serviços e realizem transações fraudulentas. “Isso protege não apenas as finanças e a reputação da marca, mas também a integridade da plataforma e a confiança dos usuários”, diz Maksim.

Confiança dos usuários

Além da prevenção, a verificação de identidade pode ser uma ferramenta que constrói confiança com os usuários, especialmente em modelos de negócio baseados em plataformas e interações digitais. Uma pesquisa realizada com consumidores na América Latina mostra que mais de 91% dos entrevistados esperam que as marcas adotem medidas de segurança baseadas em verificação de identidade por documentos e selfies.

“Quando os usuários sabem que eles próprios — e os demais participantes da plataforma — passaram por verificação, isso cria um ambiente mais seguro e confiável para todos”. Essa percepção tem reflexo direto na experiência do usuário, reduz a evasão durante o processo de cadastro e aumenta a fidelização, destaca o executivo.

Conquista de novos mercados

A expansão para novos mercados é um objetivo comum entre empresas digitais, mas envolve desafios que vão além da estratégia comercial. Cada país possui regulamentações específicas e padrões de documentos de identidade, o que pode ser um desafio operacional para escalar globalmente. 

“Nossa solução oferece suporte a milhares de tipos de documentos de identidade de centenas de países, permitindo a integração de novos usuários de qualquer lugar do mundo, com rapidez e eficiência, garantindo consistência, segurança e conformidade global”, explica Maksim.

Conformidade regulatória

A conformidade regulatória é um pilar inegociável para empresas que desejam operar com responsabilidade e longevidade, especialmente em setores altamente regulamentados, como finanças, meios de pagamento, criptomoedas e jogos. Normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Conheça Seu Cliente (Know Your Customer) e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Anti-Money Laundering) exigem que as as empresas verifiquem a identidade de seus clientes para prevenir crimes financeiros e garantir transparência das operações.

O descumprimento dessas obrigações pode levar a multas, danos reputacionais e até à interrupção das atividades. A solução da Veriff automatiza etapas críticas desse processo, como checagens em listas de sanções, identificação de pessoas politicamente expostas (PEPs) e verificações negativas em mídias, reduzindo a carga operacional e reforçando a governança.

Acelere o crescimento do seu negócio com segurança, confiança do usuário e conformidade legal com a solução de identidade digital da Veriff.