O Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário, que busca startups dos segmentos de varejo e beleza, entra na reta final de inscrições. As empresas candidatas têm até a próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, para se inscreverem no programa, que é 100% gratuito e equity-free, ou seja, não exige participação societária nas startups selecionadas.
Em sua 5ª edição, a iniciativa traz uma novidade: poderão participar do programa também as fintechs interessadas em trazer suas soluções para o mercado de beleza e varejo, ampliando o escopo que antes era voltado apenas para beautytechs, marcas de beleza e bem-estar e retailtechs. No segmento financeiro, a busca é por soluções que otimizem o crédito e cobrança, expandam e tornem mais eficientes os métodos de pagamento, além de explorar serviços financeiros adicionais que gerem valor para toda a cadeia.
Em beleza e bem-estar a atenção está voltada às startups que desenvolvam e comercializem produtos físicos e/ou ofereçam serviços de beleza e bem-estar a clientes finais. No campo das Beautytechs, estão aptas as startups com tecnologia para criação de experiências digitais de beleza e conexão com as marcas.
As retailtechs que tenham soluções escaláveis que resolvam os principais desafios do setor de varejo, tanto no ambiente físico quanto no digital, também ganham espaço nesta edição.
Jornada imersiva no ecossistema do Grupo Boticário
Após o término das inscrições, as startups passarão por um processo de avaliação e receberão feedback sobre sua continuidade no programa. As etapas seguintes incluem entrevistas e pitch para a banca avaliadora. No final, até 10 startups serão selecionadas para uma experiência imersiva de cinco meses dentro do ecossistema do Grupo Boticário. Por ser uma empresa multimarca e multicanal, o programa foi estruturado para que as startups possam testar e validar suas soluções em diferentes canais e mercados, ampliando suas oportunidades de crescimento.
As escolhidas terão uma jornada personalizada, adaptada às suas necessidades e objetivos de crescimento. Um diagnóstico inicial permitirá que os gestores de aceleração junto com as startups desenhem um plano de mentoria com especialistas e executivos do grupo, além de oferecer acesso a trilhas de conhecimento relevantes para o seu segmento de atuação. Durante os cinco meses do programa, as participantes contarão com acompanhamento semanal dos gestores de aceleração do GB Ventures, garantindo o alinhamento da jornada e suporte estratégico constante.
Desde sua criação, em 2021, o Programa de Aceleração já impulsionou 39 startups, incluindo nomes como Marvin, B2mamy, GoFind, De Benguela, Showkase e Mimo – mantendo parcerias a longo prazo com diversas delas. Veja alguns destaques!
- A De Benguela teve durante 3 meses um salão pop-up na flagship O Boticário de Pinheiros;
- A Mimo realizou mais de 20 lives com a marca O Boticário;
- Marcas de beleza como Scientific Skin e Curly Care hoje impulsionam suas vendas no marketplace Beleza na Web
Na última edição, realizada em 2024, a conexão com o ecossistema foi ainda mais fortalecida, promovendo um ambiente de troca e inovação. Uma edição marcante que envolveu mais de 200 colaboradores (incluindo VP’s), mapeou mais de 50 oportunidades de sinergia alcançando a satisfação máxima das startups aceleradas .
O futuro da beleza é colaborativo
A troca de experiências é benéfica tanto para as startups, que absorvem o conhecimento e expertise de uma das principais empresas do mercado de beleza, como para o Grupo Boticário, que enxerga benefícios ao se relacionar de forma mais próxima com o ecossistema empreendedor.
O Programa de Aceleração de Startups é uma iniciativa do GB Ventures, área de corporate ventures do grupo responsável por impulsionar o futuro da empresa por meio da conexão com startups.
Em 2024, o Grupo Boticário conquistou o 1º lugar no ranking da 100 Open Startups na categoria Indústria Cosmética e o 22º lugar no ranking geral, consolidando-se como uma das empresas que mais fomentam inovação aberta no Brasil.
Não se esqueça. As inscrições para o 5º Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário estão abertas até 12 de fevereiro para soluções que atuam nos mercados de beleza e varejo.