Muito se fala sobre como os Emirados Árabes Unidos possuem uma das economias mais fortes do mundo. Entretanto, poucos fundadores sabem que por lá também existe uma cena de startups pujante, com programas de fomento abertos a negócios de outros países, incluindo os brasileiros.
Uma destas iniciativas é o SAIA, programa de aceleração do Parque de Tecnologia e Inovação de Sharjah (SRTIP, na sigla em inglês), terceira cidade mais populosa dos Emirados Árabes. O SAIA acabou de abrir sua turma de aceleração para 2023, aguardando um grande número de startups brasileiras interessadas em fazer parte do ecossistema.
“Para o SAIA 2022, atraímos 68 startups brasileiras, a terceira maior participação depois da Índia e dos Emirados Árabes Unidos. Isso é altamente significativo e demonstra o alto calibre das startups brasileiras”, revela Hussain Al Mahmoudi (foto em destaque), CEO da SRTIP, que realiza o programa de aceleração desde 2016.
Além de atrair grandes startups para o mercado árabe, desde o ano passado o SAIA também passou a contar com o apoio de grandes players globais de tecnologia como Google, Intel e Amazon, assim como o Ministério da Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes.
Para a edição 2023 do SAIA, quatro temas principais dão a tônica: Tecnologias Avançadas e Digitalização; Mobilidade Sustentável; EnergyTech; Tecnologia Limpa, Tecnologia Verde e Agritech. Entretanto, segundo destaca Hussain, empresas de todos os setores podem se aplicar e tentar suas chances. “Estes não são temas estáticos e encorajamos todos os inovadores em qualquer área a aplicar e se beneficiar de nossos incentivos”, pontua.
Por falar em incentivos, as dez companhias selecionadas para a turma de aceleração terão um acesso amplo ao mercado local, sentando à mesa com uma rede de mais de 200 parceiros, entre mentores, investidores, grandes companhias, universidades e governo. Ao final do programa de 12 semanas, um dos projetos selecionados receberá um prêmio de US$ 50 mil.
Para as outras startups, as oportunidades de financiamento podem vir por meio do Investor Day, no qual as finalistas demonstram suas inovações para possíveis investidores na rede de parceiros do SAIA.
“Os participantes se beneficiarão de oportunidades de networking, escritórios de baixo custo, financiamento, treinamento profissional e contatos com outros empreendedores. Eles também receberão assistência para testar e lançar seus MVPs, assim como terão os feedbacks, análises e insights para prever corretamente a trajetória de seus negócios”, explica Hussain.
De acordo com o CEO do SRTIP, as portas abertas pelo programa não apenas contemplam o mercado local, mas também oportunidades em países vizinhos que têm carências de inovação, como Irã, Líbia, Iraque, Síria e Arábia Saudita. Para isso, o programa também dá o suporte para entender melhor as regulamentações locais, apoiando na adaptação aos novos mercados.
“SAIA desempenhará um papel importante em ajudar essas empresas a verificar se realmente existe um mercado para o produto ou serviço oferecido. Ajudaremos a validar suposições de forma rápida e econômica e, se necessário, ajudará as startups a pivotar para atender a uma necessidade do mercado”, afirma Hussain.
O SAIA 2023 está com suas inscrições abertas, que podem ser feitas de forma gratuita pelo link abaixo. Clique também para saber mais sobre detalhes do processo de seleção e aceleração para as startups finalistas. Aproveite essa chance de fazer sua startup crescer em um dos mercados mais ricos do mundo.