Se nos esportes o Brasil é o país do futebol, nos aplicativos o WhatsApp reina soberano, estando presente no celular de 148 milhões de brasileiros, o que corresponde a 93,4% das pessoas conectadas no país. Por ser o meio de comunicação preferido dos consumidores, empresas de todos os segmentos têm incluído o canal em suas estratégias de marketing e vendas, apostando em soluções digitais que garantam escalabilidade no atendimento e redução de custos.
Esse potencial levou o SleekFlow a desenvolver uma plataforma de conversas omnichannel que usa inteligência artificial conversacional para engajar clientes de forma eficiente e sem fricções. A estimativa é que os clientes obtenham, em média, um aumento de 18% na receita com o uso da plataforma.
Fundado em 2019, em Hong Kong, pelo cientista da computação e estatístico Henson Tsai, o SleekFlow já atende mais de dois mil clientes globais e processa mais de 20 milhões de mensagens por mês. Este resultado colocou Tsai na lista “30 under 30” da Forbes Asia em 2023, na categoria Tecnologia Empresarial, e atraiu o interesse de investidores como Alibaba Entrepreneurs Fund, 500 Startups, Google Partner, Gobi Partners, Cyberport, Transcend Capital Partners e Tiger Global, que aportaram juntos US$ 15 milhões em três rodadas de investimentos, sendo a mais recente uma série A, em agosto de 2024. Além de sua sede em Hong Kong, o SleekFlow tem operações em Singapura, Malásia, Indonésia, Emirados Árabes e Brasil.
De olho no Brasil
No Brasil, a companhia desembarcou em São Paulo em 2022, e desde então vem conquistando clientes por todo Brasil. O país se tornou um destino estratégico para o SleekFlow por conta da preferência pelo atendimento por meio de mensagens. Uma pesquisa do Boston Consulting Group, em parceria com a Meta, revelou que 8 em cada 10 consumidores preferem esse canal de comunicação com as empresas e que 79% se sentem frustrados quando ele não é disponibilizado pelas marcas.
Para atender às expectativas dos consumidores e impulsionar oportunidades de negócio, a plataforma SleekFlow permite que as empresas treinem a IA conversacional com informações detalhadas sobre seus produtos e serviços. A solução utiliza documentos internos para criar uma base de conhecimento com IA, possibilitando experiências ainda mais personalizadas para empresas de qualquer segmento.
Agentes de IA: muito além do chatbot
Ainda que o atendimento automatizado aumente a escalabilidade e reduza custos nas empresas, elas devem considerar alguns fatores para garantir a satisfação do cliente. Dados do Consumer Voice Report Latam 2024 mostram que os motivos pelos quais os brasileiros deixam de interagir com bots são o desejo de uma resposta genuína em vez das padronizadas (24%) e a ausência de personalização no atendimento (24%).
É por isso que o SleekFlow usa em sua plataforma agentes de IA que vão muito além de um chatbot. Eles são capazes de interpretar o ambiente, processar informações e aprender com as interações, ajustando-se continuamente. Usando modelos avançados de IA, a empresa garante que os agentes interpretam as intenções por trás das perguntas dos usuários, geram respostas mais naturais e utilizam a base de conhecimentos do cliente para oferecer interações eficientes, tornando a experiência mais personalizada e satisfatória.
No Brasil, onde o WhatsApp é indispensável para a estratégia de comunicação, o agente de IA para o WhatsApp Business do SleekFlow usa o modelo GPT-4 para apoiar equipes de marketing, vendas, growth e suporte a engajar clientes. A solução permite personalizar atendimentos, gerar respostas automáticas relevantes em segundos, aprimorar a comunicação com assistentes de redação por IA e consolidar longas respostas dos clientes em resumos inteligentes. Além disso, a integração com plataformas como Salesforce e Shopify permite o gerenciamento centralizado das interações, o que garante uma verdadeira experiência omnichannel. Outro diferencial da plataforma, segundo o SleekFlow, é que as empresas conseguem otimizar oportunidades de vendas em todas as etapas do funil, qualificando leads e aumentando as conversões.
Empresas do setor de varejo e e-commerce, por exemplo, usam os agentes de IA no WhatsApp para apoiar a oferta de recomendações personalizadas de produtos, enviar lembretes e reativar compras abandonadas no carrinho, além de realizar checkouts diretamente no chat, o que reduz as taxas de abandono e aumenta a receita. Ao automatizar tarefas rotineiras, melhorar processos internos e otimizar as interações com os clientes, o objetivo do SleekFlow é dar escalabilidade e crescimento para empresas de qualquer segmento.
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