A HRTech Sólides segue firme na sua missão de garantir o protagonismo do RH na trajetória das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras e torná-las mais competitivas por meio da gestão eficiente de pessoas. Fundada em 2010, a startup mineira atende mais de 24 mil clientes, com mais de 5 milhões de vidas impactadas pela plataforma, oferecendo a eles soluções inovadoras e metodologias exclusivas que ajudam na atração, seleção, desenvolvimento, engajamento e retenção de talentos.
O negócio evoluiu bastante ao longo dos anos. Nos seus primórdios, a companhia ofertava uma solução de mapeamento comportamental, a partir da percepção de que o comportamento dos colaboradores tem um impacto direto no sucesso (ou não) da contratação e na rotatividade das equipes. Com o tempo, a startup aumentou o portfólio para se tornar uma plataforma completa para o setor de Recursos Humanos de PMEs.
“Observamos que além da tecnologia, as PMEs precisam de uma jornada de gestão de pessoas que fosse eficiente, gerasse resultado e fizesse parte da estratégia da empresa”, afirma a CEO da Sólides, Mônica Hauck, que fundou a startup ao lado de Alessandro Garcia. Hoje, o foco da HRTech é implantar uma nova forma de fazer gestão de pessoas nas pequenas e médias empresas. A tecnologia e a metodologia oferecidas pela startup permitem que as companhias reduzam a taxa de rotatividade, aumentem a produtividade do negócio e, como resultado, se tornem mais competitivas.
“É isso que nos motiva a seguir em frente, pois mostra que estamos no caminho certo e gerando impacto”, diz Mônica. Além de vencer premiações globais como o MIT Crowd’s Award, no 5º MIT Latin America Startup Competition de 2017, a startup chamou a atenção de investidores internacionais como a Warburg Pincus, gestora de private equity que investiu R$ 530 milhões na série B da HRTech, em fevereiro de 2022, o maior valor já investido em uma HR Tech na América Latina.
Com o caixa reforçado, a Sólides foi às compras e realizou sua 1ª aquisição poucos meses depois de receber o aporte. Na estratégia de ampliar sua oferta para as PMEs, a companhia adquiriu a Tangerino, software de automatização de processos da área de Departamento Pessoal, incluindo um sistema de gestão e controle de ponto para empresas, por um valor não divulgado.
Olhando para todas as conquistas dos últimos anos, engana-se quem disser que o trabalho da startup terminou por aqui. Pelo contrário, a Sólides segue com projetos e ambições para se consolidar como a solução de RH número 1 para as PMEs. “Vamos bater na porta de todas as pequenas e médias empresas desse país e, de alguma forma, elas vão usar a nossa ferramenta”, diz Mônica.
Educar para transformar
A startup planeja dobrar o número de clientes até o fim do ano, chegando a pelo menos 48 mil empresas na base. “Temos um crescimento exponencial, mas também queremos educar o mercado. Estamos muito focados na missão de mudar a mentalidade das empresas brasileiras em relação a como se faz a gestão de pessoas”, pontua a CEO. Para isso, a HRTech oferece uma vertical de conteúdos que inclui a Sólides Academy, plataforma de educação corporativa para PMEs brasileiras; o maior portal colaborativo de RH do Brasil e um blog com artigos sobre gestão de pessoas.
“Quando a Sólides nasceu, ainda não havia no RH uma cultura de uso intensivo de tecnologia, então desde sempre a educação fez parte do nosso DNA”, conta Mônica. “Não adianta evoluir o algoritmo se não desenvolvermos as pessoas que o utilizam. É mais do que entregar tecnologia, é fornecer também a educação, pois acreditamos no poder gerado ao unirmos esses dois elementos. Desenvolver a tecnologia e as pessoas em conjunto nos permite potencializar o resultado.”
Reforçando esse posicionamento, a Sólides acaba de lançar a Escola de Pessoas, projeto que une tecnologia e aprendizagem pensando nas novas demandas do mercado e na formação de profissionais de alta performance. “Abrimos um braço para desenvolver o empreendedor da pequena e média empresa. Muitas vezes, esse profissional é excelente em vendas, logística e operação, mas tem um grande gap de formação em gestão de pessoas. Então, decidimos criar uma trilha focada nos empreendedores para que eles se tornem cada vez mais gestores de pessoas”, explica Mônica.
A proposta da plataforma de capacitação é oferecer trilhas de conteúdo que demonstrem que as pessoas, quando bem geridas, podem fazer as empresas virarem o jogo e se tornarem mais competitivas. “Queremos acabar com o RH que é deixado de lado e não faz parte das decisões da empresa. O maior ativo das companhias é as pessoas, e há uma oportunidade gigantesca de melhoria na forma como elas são geridas.” A expectativa é que a Escola de Pessoas impacte 100 mil indivíduos em 2023.
Cabeça erguida
Bem capitalizada com o último aporte, a Sólides ainda não tem planos de fazer uma próxima rodada de investimentos. Mas, segundo Mônica, novas aquisições devem acontecer. “Sabemos que, na nossa tese, outros M&A acontecerão. Não temos nada para divulgar ainda, mas está no roadmap”, afirma.
Refletindo sobre a atual conjuntura do mercado, a executiva reconhece que o momento é turbulento, mas enxerga nele grandes oportunidades. “O mar nunca está calmo para empreender no Brasil. Essa é uma tempestade das várias que passamos e ainda vamos enfrentar. Faz parte do percurso, mas sou otimista e acredito que o empreendedor tem que ficar onde existem problemas a serem resolvidos – e tem muita coisa para fazer no Brasil”, analisa.
Ela descreve o momento atual da Sólides como animador e ressalta que a startup está cheia de gás para seguir gerando impacto no ecossistema. Segundo Mônica, as soluções oferecidas pela HRTech podem contribuir para que as empresas se fortaleçam mesmo com todas as dificuldades e incertezas atuais. “Os números mostram que a rotatividade dos clientes tem caído e as empresas, crescido. Vamos deixar as PMEs mais fortes, o que altera toda a cadeia. Estamos falando de melhores condições de trabalho, equipe mais qualificada, oportunidades de crescimento na empresa e um fluxo de caixa mais competitivo”, afirma.
É por isso que, apesar de ter alguns clientes de grande porte, a Sólides não abre mão do posicionamento e foco direcionado às PMEs. “O Brasil é o país das PMEs. Sentimos que estamos no meio de uma guerra, mas somos os soldados ideais para essa batalha. Tenho certeza que podemos deixar as PMEs mais fortalecidas e estamos comprometidos em mostrar que uma gestão de pessoas bem feita é a diferença entre abrir ou fechar as portas”, diz a CEO.
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