O Startup Summit, um dos principais eventos do ecossistema de startups no Brasil, é o ambiente ideal para quem deseja compartilhar conhecimentos e gerar oportunidades de negócio. Organizado pelo Sebrae com o apoio da plataforma Sebrae Startups, pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o evento atrai anualmente milhares de empreendedores, investidores e agentes de inovação. Em 2023, terá a maior edição da sua história com sucesso de vendas e ainda mais conexão entre os agentes do ecossistema.
O evento presencial, já com ingressos esgotados, reunirá mais de 10 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto, em Florianópolis (SC), para acompanhar mais de 200 palestrantes distribuídos em 21 trilhas de conteúdo. Na transmissão online, a expectativa é receber 30 mil participantes, que poderão assistir aos painéis da plenária principal e acessar os estandes virtuais dos patrocinadores e expositores em um espaço exclusivo.
A programação inclui palestras de especialistas internacionais renomados como Eric Ries, empresário e criador do movimento lean startup; Deborah Perry Piscione, empreendedora do Vale do Silício e autora best-seller; e Tim Ash, uma das principais referências de marketing digital do mundo. Também estão confirmados grandes executivos brasileiros como André Street (Stone), Juliano Tubino (TOTVS/RD Station), Daniel Moczydlower (Embraer X), Rachel Maia (RM Consulting/ONU), Vinicius Roveda (Conta Azul), Paulo Silveira (Alura), Ana Carolina Vianna de Rezende (Astella), entre outros.
“A ampliação da programação – incluindo palestras, painéis, workshops, mentorias, rodadas de negócios, feira de startups, entre outras atividades – traz uma maior diversidade de temas e setores, abrangendo de startups de tecnologia a negócios sociais e de impacto ambiental”, afirma Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina. O executivo ressalta o impacto consolidado pelo Startup Summit ao longo dos anos, contribuindo para o fomento do ecossistema de startups a partir da troca de conhecimento e exposição para as empresas brasileiras divulgarem seus produtos para um grande público.
Potencializando ainda mais as conexões, o Startup Summit 2023 terá uma área de estandes para networking entre empreendedores, investidores, corporates e outros atores do mercado. Para não perder nenhuma oportunidade, os participantes terão acesso ao app exclusivo do evento e poderão acompanhar a programação completa e a lista de startups e patrocinadores presentes. No aplicativo, também será possível agendar reuniões 1:1 com outro participante e acessar o Investor & Corp Book, conteúdo com informações de todas as empresas e gestoras de venture capital presentes na edição deste ano.
Um dos destaques desta edição é o Programa 1K+, que selecionou mais de 800 startups de diferentes setores de todo o país para participarem do evento gratuitamente. As selecionadas terão direito a um estande em um dos três dias Startup Summit 2023 para expor seus produtos e aproximar-se de grandes empresas e mais de 100 fundos de investimento nacionais e internacionais. Além disso, poderão participar de masterclass e workshops exclusivos para aprimorar a estratégia e evoluir os negócios, agendar reuniões 1:1 com os principais atores do ecossistema e acessar o Investor & Corp Book.
Os ingressos presenciais já estão esgotados, mas você ainda pode participar dessa festa. O Startup Summit 2023 terá transmissão online e gratuita das palestras da plenária, e você já pode garantir o seu ingresso para acompanhar o evento virtualmente.
Por que participar
“Realizar um evento como o Startup Summit em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis, traz diversos benefícios e impactos para o desenvolvimento das startups do Estado, já que a região vem se destacando como um importante polo de inovação e empreendedorismo no Brasil por conta de sua infraestrutura favorável, universidades e centros de pesquisa de qualidade, altos investimentos em tecnologia e ambiente propício para o desenvolvimento desses negócios, com incubadoras e fundos de investimentos”, afirma Luc.
Segundo o executivo, realizar o Startup Summit em SC, atraindo tantos players e atores de inovação e empreendedorismo, fortalece o ecossistema local e contribui para sua visibilidade e crescimento. “O evento oferece uma vitrine para as startups locais, permitindo que elas apresentem seus serviços e soluções para um público amplo e diversificado. Isso pode atrair investidores, clientes em potencial e parceiros estratégicos, impulsionando o crescimento e a escalabilidade das startups”, pontua.
Iomani Engelmann, presidente da ACATE, acrescenta que Santa Catarina tem números bastante expressivos no ecossistema de inovação, com mais de 20 mil empresas. Como diferenciais do evento, ele cita a qualidade das trilhas de conteúdo, com cada vez mais palestrantes nacionais e internacionais que são referências em suas áreas de atuação.
“Como o evento ocorre em agosto, na baixa temporada do turismo, ele gera um grande impacto na economia de Florianópolis. Além disso, ocorre uma conexão com outros pequenos eventos, como encontros com investidores e pitchs. O Startup Summit também ajuda a desenvolver a cultura de investimentos em empresas de tecnologia, além de ser uma ótima oportunidade de negócios com alto retorno, o que ajuda o país a continuar gerando emprego e renda”, analisa o executivo.
A ACIF, patrocinadora desde 2021, busca potencializar a realização do evento com uma proposta de trazer palestrantes renomados e projetos relevantes. “Um dos diferenciais do Startup Summit é propor um pensamento coletivo na troca de conhecimento e cooperação, para transformar a vida das pessoas e da sociedade. A jornada do empresário envolve dias bons e ruins, mas acreditamos que é muito mais fácil passar por esses momentos juntos. A ideia é que o encontro estimule a união para solucionar conflitos e conquistar objetivos em comum”, diz Célio Bernardi Junior, presidente da Associação.
Serviço – Startup Summit
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Formato: Híbrido
Onde: Centrosul, Florianópolis (SC) e Online, com transmissão das palestras da plenária
Informações: neste link