fbpx

TIVIT reforça tecnologia para apoiar empresas de alto crescimento

Compartilhe

A TIVIT mantém sua posição como uma das maiores multinacionais brasileiras na área de tecnologia. Com a missão de alavancar o sucesso de empresas e startups em toda a América Latina, a companhia acelera negócios por meio da tecnologia para que os clientes evoluam constantemente seus negócios acompanhando as principais tendências do mercado de inovação.

“A TIVIT oferece um portfólio amplo de produtos, o que nos permite atender e ajudar empresas em diversas frentes. Não estamos focados em um único nicho como cloud ou cibersegurança. Pelo contrário, trabalhamos com várias tecnologias em conjunto para que os clientes se digitalizem com mais velocidade e assertividade. Dessa forma, conseguimos garantir que atenderemos qualquer necessidade tecnológica de nossos clientes”, afirma Daniel Galante, CPO e COO da TIVIT. A companhia registrou um faturamento de R$ 950 milhões apenas no 1º semestre de 2023, o que representa um crescimento de 12% em relação ao primeiro semestre de 2022.

Graças a sua capacidade de aceleração, transformação e adaptação, a empresa garante uma entrega de maior qualidade a seus clientes, e atua como parceira estratégica com expertise nos maiores setores da economia. Para isso, a TIVIT conta com um time de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e demais países da América Latina, e tem parcerias com grandes empresas como Amazon, Google, Microsoft e SAP.

Acelerando startups

O relacionamento da TIVIT com startups se dá de algumas maneiras. Entre elas, a TIVIT Ventures, vertical de investimentos e aquisições criada com o intuito de fomentar soluções inovadoras aos desafios de mercado – cerca de R$ 400 milhões são destinados para M&As. A estratégia de inovação aberta da companhia também inclui o TIVIT Labs, hub de inovação fundado em 2020 para acelerar o desenvolvimento de novas soluções com base nas demandas dos clientes.

“A gente não faz apenas investimentos em startups. Muitas vezes, conectamos as soluções dessas empresas com nossos clientes para ajudá-los a resolver determinada dor ou necessidade específica”, explica Daniel. Além disso, as próprias startups podem ser clientes da TIVIT, utilizando seus produtos e soluções para alavancar os negócios. “Temos diversas formas de ajudar startups nativas digitais, seja com conhecimentos sobre código, dados, infraestrutura, aceleração, cibersegurança e oferta de tecnologias”, pontua.

A parceria com a TIVIT funciona como mentoria e permite desenvolver uma governança que sustenta toda a velocidade de crescimento e de conquista de mercado, garantindo mais robustez para as startups. A multinacional também pode aproximar as companhias de grandes players do mercado. “Temos parcerias e conseguimos apoiar as startups como um parceiro multi-cloud com nuvem híbrida, conectando os players e extraindo o melhor das diferentes soluções.” 

Conheça mais sobre as soluções da TIVIT e como ela pode ajudar o seu negócio

Foco em IA e ESG

Acompanhando o movimento das gigantes de tecnologia em todo o mundo, TIVIT vem direcionando seus esforços para investir e desenvolver soluções de inteligência artificial. “IA não é mais tendência; já é realidade. Com ela, temos desenvolvido soluções cognitivas ou generativas customizadas e personalizadas para os clientes, ou aportando soluções prontas e pré-treinadas como um acelerador digital”, diz Daniel.

Há anos, a companhia tem o próprio chatbot. Batizada de IVI Virtual Employe, a agente virtual foi recentemente aprimorada com o uso de IA generativa, que tornou a ferramenta ainda mais inteligente e assertiva. “Alimentamos a IVI com fonte de dados, preservando a segurança da informação, e geramos respostas com base na interação com os usuários”, acrescenta Daniel.

O executivo reforça que a TIVIT, por conta da sua tamanha escala, tem a capacidade de atuar como seu ‘cliente-zero’. “Muitas vezes, a equipe interna da TIVIT, formada por mais de 5 mil funcionários, acaba sendo o 1º cliente da própria empresa, como um customer-zero, onde podemos testar e validar várias soluções antes de levar para o mercado ou mesmo promover melhorias com base nos aprendizados internos.” As aplicações de IA podem ajudar os usuários a, por exemplo, instalar um software, desbloquear uma senha ou até aprimorar as vendas, oferecendo as soluções ideais com base no perfil do cliente para promover um maior engajamento no mercado.

Entre os exemplos do uso de IA aplicadas pela TIVIT, Daniel cita a automação da análise de dados em vídeo (video analytics), na qual ajudam uma gigante do agronegócio com a mitigação do risco de acidentes de trabalho e o cumprimento das regras de segurança dos trabalhadores, analisando em tempo real se estão usando seus “Equipamentos de Proteção Individual” (EPI). A IA combinada às soluções em nuvem permite otimizar processos internos desde a geração de relatórios, automações ou até a checagem de emissão de CO2 e a prevenção de acidentes de trabalho.

Além dos investimentos em inteligência artificial, a companhia está reforçando suas ações com foco em ESG (práticas ambientais, sociais e de governança). A multinacional adquiriu uma participação em uma usina eólica e, atualmente, 100% de suas operações são alimentadas por energia limpa, incluindo os data centers da Takoda. Além disso, a empresa recicla 95% dos resíduos gerados e possui diversas práticas de governança corporativa. Esses e demais projetos fizeram com que a companhia fosse reconhecida com o prêmio Google Cloud Global Social Impact Partner of the Year, na categoria Sustentabilidade. “Nossas ações não impactam apenas a organização. Os clientes também se beneficiam disso, adotando práticas de ESG ao contratar a TIVIT, o que ajuda todo o ecossistema”, ressalta Daniel.

No âmbito social, a TIVIT oferece projetos para capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho, como a Escola da Nuvem ou Acelera Devs e parcerias com associações como a  Cloud Girls para a maior inclusão de mulheres no mercado de tecnologia. Outro grande projeto que a TIVIT desenvolve, desde 2017, é o Instituto TIVIT que tem como propósito apoiar a inserção profissional qualificada de jovens da rede pública de ensino, por meio de aulas e mentorias realizadas pelos próprios colaboradores da companhia. Após 6 anos de projeto a multinacional já impactou cerca de 2000 mil pessoas com o projeto.

Futuro promissor

Embora a companhia tenha mais de duas décadas de história, Daniel considera a TIVIT uma empresa jovem com um longo caminho pela frente. “Nossa ambição é crescer muito. Hoje, o tamanho do mercado é muito maior do que as empresas conseguem dar conta, ou seja, a demanda é maior do que a oferta. O mercado de tecnologia muda muito rapidamente e sempre há um déficit de capacidade de entrega de soluções. Vamos endereçar essas questões e, por isso, nossas expectativas são de crescimento acelerado”, ressalta.

A TIVIT seguirá com o objetivo de ser uma empresa 100% digital, entregando para os clientes a maior quantidade de aceleradores digitais, para de fato ajudar as empresas a ganharem competitividade e maior velocidade no time-to-market. “Nosso posicionamento hoje é conectar tecnologia, possibilitando um mundo melhor para nossos clientes e para os clientes deles”, conclui Daniel. 

Ficou interessado em conhecer mais sobre as soluções da TIVIT e como ela pode solucionar as necessidades do seu negócio? Clique neste link e entre em contato!

LEIA MAIS