Você já se perguntou como algumas startups conseguem crescer tão rápido e se destacar no mercado, mesmo enfrentando diversos desafios, como concorrência acirrada, recursos limitados e incertezas econômicas? A resposta pode estar em uma estratégia simples, mas poderosa: a indicação.
A indicação é uma forma de marketing boca a boca, em que os clientes satisfeitos indicam a sua empresa para outras pessoas, gerando novas oportunidades de negócio. Sendo assim, essa é uma forma de aproveitar o potencial da sua base de clientes para atrair novos, sem gastar muito com publicidade.
Para saber mais sobre o Member Get Member, leia até o final e veja como essa estratégia pode ser determinante para o sucesso da sua startup.
Benefícios da indicação para as startups
A indicação traz uma série de vantagens para as empresas, que podem ser resumidas em alguns pontos principais.
Redução de custos
A indicação é uma forma de marketing de baixo custo, pois não depende de grandes investimentos em mídia paga. Além disso, a técnica também reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), pois os clientes indicados tendem a ter um ciclo de vendas mais curto e uma taxa de conversão mais alta do que os clientes provenientes de outras fontes.
Aumento de receita
O Marketing de Indicação, ou Member get Member aumenta a receita da sua startup. Isso porque os clientes indicados tendem a ter um maior valor de vida (LTV), ou seja, gastam mais e permanecem mais tempo com a sua empresa.
Sem contar que a indicação gera um efeito viral, pois cada cliente que chega por meio de indicação pode indicar outros clientes, multiplicando o alcance da sua marca e o seu potencial de crescimento.
Fidelização de clientes: outro benefício da indicação
Os clientes se sentem valorizados e reconhecidos pela sua empresa ao receberem benefícios ou recompensas por indicarem novos clientes. Além do mais, a indicação fortalece o relacionamento entre seu público e sua marca, pois eles se tornam promotores e defensores da sua empresa, aumentando a sua confiança e lealdade.
Como implementar uma estratégia de indicação na sua startup
Agora que você já sabe os benefícios da indicação, você deve estar se perguntando: como implementar uma estratégia de indicação na sua startup?
Para te ajudar com isso, vamos te ajudar com algumas dicas práticas.
Defina o seu público-alvo
Antes de mais nada, você precisa saber quem são os seus clientes ideais, isto é, aqueles que têm mais chances de se interessar pelo seu produto ou serviço, e que podem se beneficiar da sua solução.
Para chegar à resposta, você pode usar ferramentas como a persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais, como características demográficas, comportamentais, psicográficas e motivacionais. Assim, você pode segmentar o seu público e direcionar as suas ações de indicação para as pessoas certas.
Crie um programa de indicação
Um programa de indicação é um conjunto de regras e benefícios que você oferece aos seus clientes para incentivá-los a indicar novos para a sua empresa. Dessa forma, você pode criar um programa de indicação de acordo com os seus objetivos, orçamento e nicho de mercado.
Por exemplo, você pode oferecer descontos, brindes, pontos, créditos, acesso a conteúdos exclusivos, entre outras recompensas, tanto para os clientes que indicam quanto para os indicados. O importante é que o seu programa de indicação seja claro, atrativo e fácil de participar.
Divulgue o seu programa de indicação
De nada adianta ter um programa de indicação se os seus clientes não souberem que ele existe. Por isso, você precisa divulgar sua campanha de forma eficiente, usando os canais de comunicação mais adequados para o seu público.
Você pode usar e-mail, redes sociais, SMS, WhatsApp, site, blog, aplicativo, entre outros meios, para informar os seus clientes sobre o seu programa de indicação, os benefícios que eles podem receber, e como eles podem indicar novos clientes.
Também é interessante aproveitar momentos-chave da jornada de compra. Como o pós-venda, a renovação de contrato, o atendimento ao cliente, entre outros, para lembrá-los sobre sua campanha e estimular a sua participação.
Acompanhe os resultados
Por fim, você precisa acompanhar os resultados do seu programa de indicação. Para, assim, saber se ele está funcionando e se ele está trazendo os benefícios esperados para a sua startup.
Para isso, use indicadores de performance para medir o desempenho do seu programa de indicação e identificar pontos de melhoria, como:
● Número de clientes que participam do programa;
● Número de clientes indicados;
● Número de clientes convertidos;
● Custo de aquisição de clientes;
● Valor de vida dos clientes;
● Taxa de retenção, entre outros.
Como otimizar campanhas de indicação
Já vimos que as campanhas de Member get Member são uma forma eficaz de aumentar sua carteira de clientes com baixo custo e alto potencial de conversão. E se você precisa de números que embasem essa afirmação, veja esses:
● 92% dos consumidores confiam mais na indicação de um produto ou serviço que receberam de um amigo ou familiar do que em qualquer tipo de propaganda. Esse é o resultado de uma pesquisa da Nielsen, líder mundial em mediação, dados e análise de audiência;
● Já um estudo da Hubspot, plataforma de integração de softwares de marketing, apontou que 75% dos consumidores desconfia de anúncios;
● A McKinsey, por sua vez, que é uma empresa de consultoria de gestão, também emitiu um relatório interessante sobre esse tema. De acordo com os dados apurados em pesquisas, o Marketing de Indicação influencia de 20 a 50% das decisões de compra. Ainda mais, se o cliente que recebeu a indicação tiver contato experimental com o produto ou serviço, essa influência sobe para 50 a 80%.
Assim sendo, é inegável como as campanhas de Member get Member podem ser benéficas para qualquer empresa. Sobretudo para startups, que enfrentam mais desafios por geralmente serem novas no mercado.
Para otimizar os resultados da estratégia, ainda é possível apostar em campanhas automatizadas de indicação, que agilizam as etapas, deixam os passos mais simples para os clientes e mais fáceis de serem acompanhados pelas empresas.
De todo modo, o boca a boca é importante para o comércio desde que o mundo é mundo. E com o avanço das tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo, é importante acompanhar essa evolução. Mas nunca deixar de lado uma estratégia tão simples quanto eficaz.
Portanto, não perca oportunidades de negócio: implemente campanhas de indicação em sua startup e transforme desafios em oportunidades!