O uso de dados tornou-se peça-chave para organizações fortalecerem seus negócios, permitindo que tomem decisões mais assertivas, aumentem a produtividade, reduzam custos e melhorem a experiência dos usuários e colaboradores. No RH, isso não é exceção. Responsável por gerir, desenvolver e engajar os talentos de uma empresa, o setor precisa, mais do que nunca, acessar informações confiáveis e atualizadas para traçar suas estratégias.
Entre elas, a oferta de Benefícios Corporativos, que contribuem para a atração, retenção e motivação dos colaboradores, além de incentivar a produtividade e o bem-estar dentro e fora do local de trabalho. Neste caso, o uso adequado dos dados confiáveis permite que a organização identifique quais são os benefícios mais relevantes para o mercado e a equipe interna, construindo um pacote competitivo que atenda às demandas e necessidades do time.
Com empresas cada vez mais atentas a esse potencial, o Brasil vem registrando um aumento significativo de companhias oferecendo Benefícios Flexíveis. De 2021 para 2022, o número de empresas fornecendo este serviço saltou de 26,2% para 44,2%, de acordo com o Guia Nacional de Benefícios. Desenvolvido pela Swile, uma das principais empresas do mundo quando o assunto é benefícios flexíveis, e pela Leme Consultoria, o relatório traz análises detalhadas sobre o panorama nacional, oportunidades e tendências do segmento.
Em 2022, o estudo mostrou que 23,8% das organizações brasileiras pretendiam oferecer essa flexibilidade no futuro. As edições de 2021 e 2022 do Guia somaram quase 10 mil downloads e aproximadamente meio milhão de engajamento nas mídias sociais, trazendo insights sobre 14 benefícios oferecidos por mais de 1.600 empresas aos seus mais de 2 milhões de colaboradores em todo Brasil.
Benefícios tradicionais, como vale-refeição, academia e plano de saúde, seguem vitais no mercado de trabalho. Mas muitas empresas estão indo além, encontrando novas formas de se destacar na hora de atrair e reter talentos. De acordo com a Swile, houve um aumento na oferta de benefícios relacionados à saúde mental e emocional dos colaboradores, além da oferta de auxílio creche e auxílio home office, devido às mudanças de trabalho provocadas pela pandemia. Outras empresas pensam ainda mais fora da caixa e já oferecem sessões de massagem, salas de jogos no local do trabalho e até cuidados de fertilidade.
Construindo a base de dados
A Swile sabe que nem sempre é fácil encontrar dados confiáveis para melhorar as estratégias da sua empresa, especialmente em um mercado que vem passando por inúmeras mudanças. Pensando nisso, este ano a empresa vai lançar, em conjunto com a Leme Consultoria, o Anuário de Benefícios Corporativos, uma versão mais completa, robusta e abrangente do que os Guias de Benefícios dos anos anteriores.
E você não pode ficar fora dessa. Além de contribuir para a construção de uma base de dados sólida e confiável sobre o setor, pessoas e empresas que participarem do Anuário terão as seguintes vantagens:
Empresas:
- Acesso antecipado à análise completa do panorama nacional de Benefícios Corporativos, contendo informações e tendências do mercado;
- Insights detalhados sobre o que as empresas estão oferecendo para atrair e reter os melhores talentos;
- Um (1) ano de assinatura grátis da revista digital HSM, que traz conteúdos exclusivos sobre gestão, liderança, inovação e muito mais;
- Dados reais sobre o que as pessoas candidatas valorizam no pacote de benefícios;
- Um relatório comparativo gratuito e personalizado da sua empresa versus o resultado geral do mercado.
Pessoas colaboradoras:
- Descobrir se os benefícios que você recebe estão de acordo com o que o mercado oferece;
- Ficar por dentro de dados exclusivos sobre oferta de benefícios para poder tomar a melhor decisão ao escolher uma proposta de trabalho;
- Garantir seu acesso antecipado ao estudo e não ficar para trás.
O material será sintetizado em um e-book, construído com base em uma pesquisa a respeito da prática de Benefícios Corporativos no Brasil, com uma abordagem direcionada às empresas e outra para colaboradores e candidatos. O Anuário conta com o apoio de grandes marcas como Companhia de Estágios, Se Candidate Mulher, I Love My Job, Grupo Primo, PageGroup, Vagas.com, Trampos e Infojobs.
Para participar é bem simples. Basta clicar no link ou nos botões e fazer a sua inscrição.
RESPONDER COMO PESSOA COLABORADORA AQUI
Por que usar dados no RH?
Diversas são as vantagens de utilizar dados na estratégia de Benefícios Corporativos das companhias, e os resultados impactam diretamente o sucesso da organização. A Swile destaca algumas delas: retenção de talentos, atração de novos colaboradores e employer branding.
“Oferecer uma cesta de benefícios personalizada e alinhada às necessidades dos colaboradores pode ser um fator decisivo para a retenção de talentos. A análise de dados pode ajudar a identificar tendências e padrões na rotatividade de colaboradores, permitindo que a empresa tome medidas preventivas para reduzir a taxa de turnover”, afirma Júlio Brito, General Manager da Swile.
Cerca de 60% dos candidatos a uma vaga de emprego consideram os benefícios oferecidos pela empresa antes de aceitar a proposta, de acordo com uma pesquisa da CareerBuilder. Ou seja, um pacote de vantagens personalizado e competitivo pode, em muitos casos, ser fator decisivo na atração de novos talentos. “A oferta Benefícios Corporativos é um dos principais fatores que impactam a percepção dos candidatos sobre uma empresa, e pode contribuir para a construção de uma imagem positiva da organização no mercado”, pontua Júlio.
Clique para participar do Anuário de Benefícios 2023 e ganhar vantagens exclusivas: