Vamos falar francamente: hoje praticamente não tem como fazer uma gestão eficiente de uma empresa sem utilizar uma variedade de soluções tecnológicas. De soluções de gestão financeira a atendimento ao cliente e controle de estoque ou gestão de equipes. Todos estes sistemas fazem parte do dia a dia do negócio e – o mais importante – guardam um grau de conexão entre si.
Com tantas soluções, o desafio dos gestores é fazer com que elas conversem entre si, a fim de trazer o maior valor possível para o negócio. Mas como falamos em outro texto aqui no Startups, não é um trabalho tão simples assim de fazer. Segundo o relatório Connecivity Benchmark Report, 97% das organizações que estão hoje realizando ou planejando realizar iniciativas de transformação digital, os desafios de integração estão dificultando os esforços de 84% delas.
Claro que atualmente o mercado já conta com avanços, que permitem às empresas lidar de forma menos complicada ao conectar soluções, cruzar dados e tornar sua operação suficiente. De APIs a sistemas já otimizados para integrações em um clique, chegando a plataformas low-code que estão transformando a forma como se integram softwares, as opções já estão disponíveis. Para ajudar você a entender melhor como seu negócio pode ser mais conectado, confira nosso texto abaixo:
O padrão da API
Um dos termos mais falados – e utilizados – pelo mercado quando se fala em integração é o da Application Programming Interface (API). É um recurso que ajuda – e muito – para conectar soluções, mas ela não é exatamente uma “integração pronta”, como alguns gostam de vender.
Segundo destaca o Head de Vendas e Marketing do Integra.Sky da Sky.One Solutions, Robson Del Fiol, a API mostra as portas, mas não necessariamente faz o “corredor” que as conecta. “Ela ainda exige um trabalho por parte da TI, o que não é algo muito empoderador do ponto de vista do cliente final”, explica, afirmando também que essa complexidade limita o número de soluções compatíveis na hora de integrar.
Para o executivo da Sky.One, hoje as empresas dos mais variados portes querem agilidade e simplicidade na hora de agregar novos recursos ao seu ERP, por exemplo. “Hoje o usuário não quer ficar preso a um parceiro específico na hora de escolher uma solução complementar, e quer fazer isso da forma mais eficiente possível”, explica Robson. É uma visão que vários players de ERP e CRM em nuvem já estão começando a prestar atenção: a de ecossistema de soluções.
O conceito do IPaaS
Num mercado em que tantas aplicações se tornaram “as-a-service”, por que a integração não pode ser um serviço também. Nos últimos tempos, o termo Integration Plataform as a service (IPaaS) vem ganhando o mercado, com consultorias como o Gartner colocando esta tecnologia como uma das “bolas da vez” em seu estudo Hype Cycle for Cloud Platform Services 2022.
Os gastos mundiais com usuários finais do iPaaS estão projetados para totalizar US$ 5,6 bilhões em 2022, um aumento de 18,5% em relação a 2021. No geral, os gastos globais com serviços de nuvem pública devem totalizar US$ 498 bilhões em 2022, um aumento de 21% ano a ano.
“O iPaaS passou para a adoção inicial globalmente, atingindo 20% a 50% do público-alvo global, que usará as ofertas do iPaaS para integrar não apenas aplicativos e dados, mas também ecossistemas, APIs e processos de negócios”, disse o analista e VP do Gartner, Yefim Natis, no estudo da consultoria.
Roberto Arruda, Chief Revenue Officer da Sky.One Solutions, se alinha ao discurso do Gartner ao falar do termo ecossistema, que segundo ele é um dos principais ganhos que o iPaaS traz às empresas que desejam integrar seus sistemas de gestão. “Um de nossos trabalhos com uma plataforma de integração como serviço é o de dar escolha, abrir o mercado para o usuário”, aponta o CRO.
De olho nesta tendência, a Sky.One tem a sua plataforma dedicada de IPaaS. Chamada Integra.Sky, se trata de uma plataforma de integração como serviço disponível para empresas de tecnologia e para clientes finais que reúnem diversos conectores de sistemas de mercado que podem ser utilizados de forma rápida e simples. Ele permite que empresas que estejam em cenários híbridos de nuvem possam integrar sistemas desktop com aplicações em nuvem de maneira rápida e eficiente sem ter dor de cabeça com infraestrutura.
Com o Integra.Sky, desenvolvedores têm acesso a um ecossistema extenso de conectores e possibilidade de soluções integradas, e podem criar novas integrações com facilidade, contando com o apoio da Sky.One para tornar suas ofertas ainda mais completas e competitivas.
Quer conhecer mais sobre o Integra.Sky? Clique no botão abaixo!