Quando pensamos em ferramentas de produtividade para o trabalho, geralmente as primeiras marcas que vem à cabeça são Google, com o Workspace, e Microsoft, com o Office. Por sua vez, a indiana Zoho está conquistando o seu espaço como uma alternativa eficaz e econômica frente às gigantes do mercado brasileiro.
Com um escritório em Florianópolis e time no Brasil desde 2021, a multinacional expandiu seu portfólio de soluções oferecidas para além do Zoho Mail, ferramenta que conquistou grande parcela de usuários no país. Desde então, a companhia aposta as suas fichas na expansão do Zoho Workplace, um pacote de ferramentas de colaboração de produtividade na nuvem, que mira clientes de todas as verticais, de pequenos negócios a grandes corporações.
Atualmente, a Zoho atende o mercado com cerca de 60 soluções corporativas, com mais de 80 milhões de usuários em 150 países. No Brasil, o Zoho Workplace já ocupa o terceiro lugar em receita total da Zoho. “Em 2022 nossa solução teve um crescimento de 36% em relação ao ano anterior, e metade desse aumento veio pela aquisição de novos clientes”, pontua Fernanda Bordini, gerente de marketing do Zoho Workplace.
Para explicar como a plataforma Zoho Workplace se tornou tão atrativa para mais pessoas, Fernanda observa. “Temos uma solução de alto nível a valores mais acessíveis que os líderes de mercado. Por exemplo, podemos ser 50% mais baratos que o Office 365 e 30% mais em conta do que o Google Workspace. Isso atrai muitos clientes de pequeno e médio porte”, afirma a executiva.
Além disso, Fernanda destaca como a companhia investiu em suporte, estabelecendo um time local de atendimento, preferindo manter boa parte das interações de forma personalizada em vez de automações que nem sempre resolvem o problema do usuário. “Para muitos clientes, isso faz a diferença”, avalia.
Tudo em um único lugar
Ao falar de como o Zoho Workplace tem conquistado clientes no país, outro ponto trazido pela gerente de marketing, tem a ver com a capacidade da plataforma de reunir funcionalidades que em muitos ambientes de trabalho são distribuídas em três ou quatro softwares diferentes.
“Tem empresas que usam o e-mail do Google, mas para outras tarefas como planilhas ou texto utilizam o Office, na hora de gestão de tarefas o Slack ou Trello. Isso pulveriza o uso de plataformas, cria gargalos, e faz as empresas pagarem mais. No Zoho Workplace todas as ferramentas são integradas, e podem ser utilizadas dentro da mesma aba”, explica.
Uma plataforma completa de soluções de produtividade, o Zoho Workplace reúne oito aplicativos para facilitar o dia a dia dos colaboradores:
- E-mail corporativo
- Gerenciador de Arquivos
- Chat
- Planilhas
- Processador de texto
- Apresentações
- Intranet Social
- Reunião Online
Em uma análise mais superficial, são recursos que existem em outras empresas do mercado, mas Fernanda aponta o diferencial competitivo de sua plataforma: a integração, centralização das informações e soluções e o preço atraente.
De acordo com a executiva, isso é possível por meio de um dashboard que reúne todas as aplicações em widgets customizáveis. “O usuário tem acesso fácil a todas as informações, interações, gestão de tarefas, trocas de e-mails e arquivos compartilhados, até alterações de status que ajudam no trabalho remoto, híbrido ou até mesmo presencial”, explica.
Por falar em acesso remoto, a plataforma do Zoho Workplace é 100% online, permitindo a gestão de times e profissionais em diferentes lugares. As equipes podem colaborar entre si e em tempo real nos apps como writer, show e sheet, diminuindo e otimizando o tempo de trabalho de todos. Tudo pode ser acessado via webapp ou aplicativo, em uma plataforma segura e com dados protegidos.
Ao falar desta “sinergia” entre as aplicações dentro da plataforma, Fernanda destaca como ela organiza os processos comuns aos times e ao negócio. “Ter todas as ferramentas necessárias dentro de um único pacote é essencial para essa organização dentro da empresa. Afinal, todos conseguem acessar os materiais que estão sendo produzidos e alinhar as tarefas da equipe em um único lugar, sem a necessidade do uso de mais plataformas”, afirma.
Democratizando o acesso
Para chegar na sua meta de converter mais clientes brasileiros nos próximos meses, a empresa investirá na tropicalização de seus preços em meados de maio. Até então, a companhia conquistou seu crescimento com preços ainda baseados em dólar. Mesmo com os valores em outra moeda, há uma grande diferença entre os principais concorrentes – de 30 a 50% mais em conta. Quando os valores em reais estiverem incorporados aos planos, Fernanda acredita que o potencial de aumentar a base do Zoho Workplace tem tudo para se multiplicar.
“O Brasil é um país super importante para a Zoho, e mesmo em dólar o Workplace teve um crescimento expressivo, se tornando a solução com a maior base de usuários da empresa no Brasil. Com o pagamento em real, esperamos crescer muito mais”, afirma Fernanda.
Perguntada sobre o desafio de competir no mesmo espaço que gigantes como Microsoft e Google, Fernanda “desenha a linha” para colocar a Zoho num espaço diferenciado. Segundo ela, a companhia tem como missão democratizar o acesso à tecnologia, oferecendo o que há de melhor no mercado a preços mais competitivos que seus concorrentes que têm mais visibilidade no mercado.
“A nossa ideia é mostrar para as pessoas que o Zoho Workplace é uma opção tão boa quanto os concorrentes, e que somos uma alternativa com qualidade e a melhor relação custo-benefício”, afirma a executiva. “Para isso, basta que elas conheçam e experimentem por 15 dias grátis a nossa solução”, completa.
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