A popularização dos smartphones e um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo levaram o Brasil a acelerar a adoção de novas modalidades de pagamento digital, como o Pix e o pagamento por aproximação, direto do celular, sem a necessidade de cartão físico ou máquinas de pagamento. Uma pesquisa da Zoop em parceria com a PiniOn mostrou que 52% dos brasileiros já realizaram pagamentos usando o celular do vendedor, enquanto o uso do cartão físico de débito ou crédito vem apresentando queda na preferência dos consumidores a cada ano.
Nesse contexto, a Zoop — fintech as a service do iFood, líder em tecnologia para embedded finance no Brasil —, foi pioneira ao lançar o Tap to Pay no formato white label, solução que transforma celulares e tablets em máquinas de pagamento.
Oferecida em modelo white label, a tecnologia é integrada de forma nativa aos aplicativos de bancos ou empresas de diversos setores, permitindo que esses players ofereçam aos seus clientes uma forma prática e segura de receber pagamentos. Já utilizam a solução parceiros como o Nubank e o Will Bank, que oferecem o recurso a cerca de mais de 300 mil vendedores.
Outra novidade que estará disponível a partir de hoje (10) para todos os clientes parceiros da Zoop, é o Pix por aproximação. Já utilizado como principal meio de pagamento por 83% dos brasileiros, a modalidade por aproximação vai dar ainda mais agilidade ao pagamento por Pix, dispensando etapas como leitura de QR Code ou o “copiar e colar” de chaves. Assim como no Tap to Pay, basta encostar o celular no dispositivo do lojista para concluir a transação.
Ambas as soluções utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de dados por aproximação entre dispositivos compatíveis, com autenticação e criptografia de dados. O resultado é uma experiência mais fluida, transparente e segura, tanto para quem compra quanto para quem vende.
“O Brasil está à frente de muitos países em pagamentos digitais. Grande parte da população usa smartphones com tecnologia NFC e temos o apoio do Banco Central regulador, que impulsiona a evolução do próprio Pix”, destaca Patrícia Fischer, CRO da Zoop.
Além de bancos digitais e fintechs, a empresa tem como focos prioritários e-commerces, marketplaces e varejistas, que têm procurado a Zoop em busca de soluções que agilizam as compras com menor fricção para o usuário.
Segundo Patrícia, as soluções da Zoop atendem não apenas à expectativa do consumidor final, mas também trazem benefícios diretos aos negócios: redução no abandono de compras e maior recorrência de vendas. Tudo isso com diminuição de custos operacionais, já que não há necessidade de investir em maquininhas de pagamento ou outros dispositivos físicos. “Substituir uma solução de link de pagamento por Tap to Pay garante uma maior conversão”, completa.
Interessado em aumentar a conversão dos seus clientes? Entre em contato com a Zoop para oferecer Tap to Pay e Pix por aproximação em seu negócio.