A inovação no varejo avança em ritmo acelerado, e transformar tendências globais em estratégias locais é um grande desafio para as marcas. Para ajudar nesse processo, a Zoop — fintech do grupo iFood líder em tecnologia para embedded finance no Brasil — esteve na NRF 2025, o maior evento de inovação e varejo do mundo, e preparou um e-book exclusivo e gratuito com os principais insights do evento e as tendências de pagamento.
Realizado em janeiro, em Nova York, a NRF 2025 reuniu 40 mil participantes de mais de 100 países. Durante os três dias de palestras e debates, ficou evidente que o futuro do varejo será moldado pelo equilíbrio entre tecnologia, personalização e sustentabilidade. O consumidor moderno está cada vez mais conectado, exigente e consciente social e ambientalmente, e as marcas precisam se reinventar continuamente para atender a essas novas demandas.
Dominar as novas tecnologias para se diferenciar no mercado é o ponto em comum das estratégias compartilhadas por líderes de grandes marcas e especialistas durante a NRF 2025. A inteligência artificial generativa, o uso estratégico de dados e a automação foram as tecnologias em destaque, permitindo não apenas melhorar a experiência do cliente, mas também aumentar a eficiência operacional. A integração entre os mundos físico e digital segue como um dos grandes desafios para o setor, mas marcas que conseguem construir uma jornada omnichannel consistente saem na frente ao oferecer conveniência e personalização.
A evolução dos meios de pagamento também foi destaque na NRF 2025. Cada vez mais as transações precisam ser rápidas, eficientes, seguras e convenientes. Tecnologias de pagamento móvel como o Tap to Pay, que transforma celulares e tablets em máquinas de pagamento, e o uso de biometria, não apenas reduzem a fricção com o consumidor, como também abrem oportunidades para coleta de dados e personalização de ofertas, trazendo diferencial competitivo para as marcas.
No Brasil, o mercado de pagamentos está em franco processo de modernização, inovação e inclusão, resultado da AgendaBC#, do Banco Central. Iniciativas como o Pix, o Open Finance e o Drex são algumas das iniciativas que aprimoram o ecossistema de pagamentos do país e o sucesso do Pix comprova que os brasileiros se adaptam bem às novas tecnologias: 77% usam esse meio de pagamento, de acordo com estudo feito pela Zoop, em parceria com a PiniOn.
Para os próximos anos, o mercado de pagamentos continuará se beneficiando da inovação tecnológica e da adaptação à economia digital. Essas mudanças trazem grandes oportunidades de melhoria da experiência do cliente e otimização da operação, em empresas de todos os tamanhos.
Para ficar por dentro das tendências do mercado de pagamentos e do varejo que foram destaques da NRF 2025, baixe agora mesmo o Relatório de Tendências 2025 da Zoop.