*Por Juliane Mendes Lemos Blainski, CEO e cofundadora da ManejeBem
A assistência técnica de qualidade tem um papel fundamental na modernização e na melhoria da produtividade na agropecuária. Ela atua como um facilitador para os produtores adotarem práticas inovadoras e sustentáveis, aumentando a eficiência da produção e a qualidade dos produtos. Esses benefícios se apresentam como transferência de tecnologia. A assistência técnica leva aos produtores, conhecimento sobre novas tecnologias e práticas agrícolas, como agropecuária de precisão, irrigação eficiente e manejo integrado de pragas e doenças.
A assistência técnica auxilia os produtores na gestão da produção, desde o planejamento até a comercialização, otimizando os recursos e aumentando a rentabilidade. Sustentabilidade, a assistência técnica promove a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como a preservação do meio ambiente e a utilização de recursos naturais de forma responsável. Acesso a mercados, a assistência técnica pode auxiliar os produtores a acessarem novos mercados para seus produtos, agregando valor à produção e aumentando a renda.
A assistência técnica de qualidade oferece aos produtores rurais uma série de benefícios que podem aumentar a produção, reduzir custos e mitigar riscos. Entre os principais benefícios, podemos destacar adoção de tecnologias inovadoras, a assistência técnica leva aos produtores conhecimentos sobre novas tecnologias e práticas agrícolas, como agropecuária de precisão, irrigação eficiente e manejo integrado de pragas e doenças, que podem aumentar significativamente a produtividade das lavouras. Melhoria do manejo da produção, a assistência técnica auxilia os produtores na gestão da produção, desde o planejamento até a colheita, otimizando o uso de recursos e aumentando a eficiência da produção.
Um estudo realizado pela Embrapa mostrou que a assistência técnica pode aumentar a produtividade da agropecuária familiar em até 40%. Redução de custos, um estudo realizado pelo Sebrae mostrou que a assistência técnica pode reduzir os custos de produção da agropecuária familiar em até 20%. Aumento da renda, um estudo realizado pelo Banco Mundial mostrou que a assistência técnica pode aumentar a renda dos produtores familiares em até 30%.
Exemplo de formas de capacitação dos produtores rurais são cursos e treinamentos, dias de campo e demonstrações práticas, visitas técnicas, material informativo. Ao promover a agropecuária sustentável e o manejo responsável dos recursos naturais, a capacitação dos produtores rurais pode contribuir para a segurança alimentar, a proteção ambiental e o desenvolvimento rural.
No Brasil, apenas 25% dos produtores atualmente têm acesso à assistência técnica agrícola. No entanto, com a adoção da tecnologia, essa realidade pode mudar drasticamente.
Ao facilitar o acesso dos produtores a recursos, com orientações e suporte remoto, democratizamos o acesso à assistência técnica, permitindo que um número muito maior de produtores se beneficie desses serviços essenciais para o desenvolvimento sustentável da agropecuária.