fbpx

Em meio a onda do empreendedorismo, quais negócios ainda não foram testados no Brasil?

Compartilhe

A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa global de empreendedorismo, que no Brasil é realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade  e Produtividade (IBQP), aponta que o número de empreendedores com empresas com mais de 3,5 anos cresceu no país em 2021. Com isso, o Brasil saiu da 13ª posição no ranking de empreendedorismo mundial para a 7ª, sendo que a pesquisa considera a taxa de empreendedorismo em 50 países. 

Diante disso, podemos perceber que o nosso país está começando a trilhar caminhos mais concretos para continuar crescendo e evoluindo na área do empreendedorismo. Cada vez mais, o Brasil procura se desenvolver por meio da busca de conhecimento e atualizações. Sempre com o objetivo de conseguir suprir as necessidades que vão sendo apresentadas. Porém, apesar do progresso significativo, ainda existem muitos negócios que ainda não foram testados por aqui.

Morando nos Estados Unidos, consigo notar algumas ideias que, se fossem aplicadas e executadas de forma correta, poderiam funcionar bem no Brasil. O exterior pode trazer bons exemplos para que o nosso país se inspire e traga esses negócios inovadores de fora para dentro. Afinal, além de muitos conceitos que estão em falta no mercado, também existem aqueles que não possuem a mesma versão.

Um exemplo de empreendedorismo que faz enorme sucesso fora do Brasil e é incomum por aqui são as lojas inclusivas, com marcas que podem ser usadas por todos os gêneros, sem distinção. O negócio tem apelo entre as gerações mais jovens e foi aderido por famosos. Ainda no segmento, tem o dropshipping, onde o empreendedor cria uma loja online para vender produtos comprados de terceiros. Desta forma, não é necessário manter um estoque próprio de mercadorias. O fabricante do produto se encarrega do envio ao cliente.

Com o objetivo de proporcionar experiências exclusivas, um formato que possui êxito no exterior é o de chef de cozinha particular, que oferece serviços de culinária a grupos de amigos ou familiares. Fazendo relação com essa área, o que vejo crescendo bastante no Brasil são lanchonetes temáticas, que promovem uma imersão desde a alimentação até a decoração. Isso começou fora do país e tem sido um grande acerto por aqui.

Existem vários negócios inovadores que ainda não foram testados no Brasil, tantos que talvez nem coubessem neste espaço. Por essa razão, diversos empreendedores criam empresas a partir da experiência que tiveram no exterior, pois faltam essas ideias em nosso país. No entanto, faço um alerta: é preciso cuidado antes de implementar algum conceito ou formato de empreendedorismo que funcionou lá fora.

É preciso observar as tendências do mercado e entender as mudanças da sociedade, para assim buscar a inspiração certa para empreender em novos nichos. A verdade é que não temos como saber se um negócio trazido de outro país vai dar certo e terá a adesão dos consumidores brasileiros, mas fazendo esse estudo prévio e se preparando de forma adequada, você saberá o que precisa para investir na hora certa na ideia que irá fazer mais sucesso.

LEIA MAIS