
O que faz uma marca ser verdadeiramente memorável? A resposta não está apenas em um branding bem elaborado ou em um produto inovador, mas na capacidade de unir diferentes perspectivas e construir uma estratégia baseada na diversidade de ideias. Foi exatamente isso que vivenciamos na campanha da Conta Simples 2.0, projeto que elevou a proposta de valor e reforçou a identidade da marca “Conta Simples” de maneira estratégica.
Essa foi a primeira campanha que liderei na fintech, com o desafio de não apenas comunicar a evolução do produto, mas também refinar a personalidade do negócio. Meu grande privilégio foi poder contar com um time diverso e multidisciplinar. Juntos, compartilhamos experiências, referências e desafiamos nossas próprias ideias para criar uma comunicação que verdadeiramente pudesse ressoar com os nossos clientes e deixar clara a nossa missão de transformar e potencializar a jornada financeira das empresas, otimizando o tempo das pessoas.
Nosso branding ganhou uma roupagem mais conectada com a proposta de valor da Conta Simples. Queremos que os gestores financeiros percebam a eficiência como um diferencial competitivo e vejam na solução uma maneira de simplificar processos.
Se o branding foi um passo importante, o produto foi um salto. A atualização da ferramenta foi feita a partir de muitas interações com nossos clientes e trocas constantes entre times. Sempre acreditamos que criar um software robusto exige escutar diferentes vozes: desenvolvedores, designers, gestores financeiros e, acima de tudo, os reais usuários finais. Às vezes, temos uma visão “míope” de quem realmente usa a plataforma e nos esquecemos de sair do modo “cliente ideal” para o “cliente real”.
A diversidade desempenhou um papel essencial nesse processo. Times diversos trazem perspectivas únicas, permitindo que a inovação e criatividade surjam de forma natural. A pluralidade de experiências evita vieses, enriquece a tomada de decisão e fortalece a conexão com diferentes públicos. Não à toa, marcas que valorizam a diversidade são mais bem percebidas pelo mercado e conquistam a lealdade dos clientes. A Conta Simples 2.0 é um reflexo dessa abordagem: uma solução que atende verdadeiramente às necessidades das empresas porque foi construída com base na variedade de olhares.
Ao contrastar a complexidade do dia a dia com a simplicidade proporcionada pela Conta Simples, geramos impacto visual e instigamos uma reflexão sobre a eficiência na gestão financeira. Queríamos ir além do discurso tradicional das fintechs e focar em um posicionamento que, de fato, mude a forma das empresas administram suas despesas. Provocar reflexão é uma arte. A capacidade de gerar curiosidade sobre seu produto e simplicidade para articular seu valor são os motores de performance de uma marca bem construída. É com esse norte que trabalhamos todos os dias para continuar evoluindo a experiência Conta Simples: marca e produto lado a lado.
A Conta Simples 2.0 é apenas o início de um ciclo de inovação constante. A marca se consolida cada vez mais como referência em simplicidade e eficiência, equilibrando impacto de produto e conexão emocional com o público. O desafio agora é continuar evoluindo, mantendo a colaboração e a diversidade de ideias como pilares fundamentais.
Mas lembre-se: o Marketing não é só ciência, dados e testes, mas é também intuição e sensibilidade para entender o contexto e dores do seu público e trazer um olhar que gere curiosidade sobre o produto. Diante de um contexto em que a disputa pelos holofotes é acirrada e a atenção dos consumidores é efêmera, seguimos apostando nos bastidores. É ali, no entrelaçar de perspectivas e com escuta ativa que se constroem experiências (marca & produto) realmente transformadoras.
*Conrado Tourinho é CMO da Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil. Com mais de 17 anos de experiência nos segmentos B2B e B2C, Tourinho é graduado em Marketing e Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e já atuou em algumas das maiores marcas globais, incluindo Wellhub (Gympass), Coca-Cola e Netflix. É conhecido por seu histórico de sucesso em branding e growth, gerenciando equipes em posições como VP Global de Marcas e Comunicações, na Gympass, e como Líder Criativo de Marketing para Parceiros LATAM, na Netflix.
Como CMO na Conta Simples, liderou iniciativas importantes, como o lançamento do “Panorama de Gestão de Despesas Corporativas do Brasil”, em janeiro de 2025. Também esteve à frente do recente anúncio da “Conta Simples 2.0”, maior evolução estratégica e tecnológica da companhia até o momento e que visa acelerar o impacto dos times financeiros, tornando os processos mais eficientes, estratégicos e menos dependentes de planilhas.