Os membros da Geração Z começam a sua busca por emprego da mesma forma que procuram por recomendações de compras: através de amigos, familiares e das redes sociais que fazem parte. Isso faz sentido, considerando sua idade e estágio de vida em que se encontram. Até porque antes deles comprarem qualquer coisa, eles acessam o YouTube para pegar o ”review ou react”. Por que seria diferente com o emprego?!
Isso não significa que eles não entram nos sites de busca de emprego. Mas a jornada deles não para por aí.
Essa Geração está 100% conectada e quer transparência.
Depois de receberem recomendações dos amigos da faculdade e de familiares, eles recorrem ao YouTube para entender mais profundamente sobre a cultura da empresa.
Os Millennials e os membros da Geração X recorrem diretamente ao LinkedIn, já pra Geração Z é uma das redes que ela vai acessar. Não estou dizendo que você precisa ter uma conta no YouTube ou o TikTok para contratar de modo eficaz. Só que se você realmente tem interesse em recrutar os membros dessa Geração Z, é fundamental que você expanda a sua marca empregadora para outras redes sociais que historicamente pareçam estar fora do contexto de recrutamento. E você pode fazer isso através de influencers se que se comunicam diretamente com seu público-alvo.
Entre os millenials e os membros da Geração Z em idade universitária, 78% afirmam que flexibilidade no horário de trabalho é algo que os convenceria a aceitar um emprego imediatamente, ainda que não recebesse bônus.
Como mencionado lá minha coluna passada: “A gente sabe que as multinacionais vêm com tudo na hora da atração e no pacote de benefícios, talvez você não deva buscar a quantidade de candidatos que eles buscam.”
Você tem que se tornar uma empresa competitiva levando em consideração que nem tudo é dinheiro para a Gen Z.
E tenha uma abordagem transparente, o que não acontece muita das vezes com as multinacionais e suas vagas estágio com salários compatíveis com o mercado. Que mercado? Compatível com o que? Vai dar conta de pagar a minha faculdade e ainda vai sobrar pra investir em mim?
O que mais você precisa saber para atrair a Geração Z em idade universitária para a sua empresa:
- Elas querem saber se seu trabalho está contribuindo para algo grandioso, algo maior que a tarefa que têm em mãos.
- Essa geração quer empresas e gestores que se preocupem com elas enquanto indivíduos e que queiram ajudá-las a evoluir na carreira.
- Valoriza e exige diversidade & inclusão.
- Deseja um local de trabalho divertido e horários flexíveis.
Utilize das redes para transparecer isso. Incentive que seus colaboradores percam o medo de postar no LinkedIn, por exemplo. Muitas pessoas deixam de postar porque têm medo de perder o emprego quando na verdade isso vai ajudar tanto o indivíduo quanto a empresa. Quando você dá voz a essas pessoas, você pulveriza a sua marca empregadora da maneira mais pura e autêntica que existe, atraindo mais e melhores candidatos frente a cultura da sua empresa.
E vou além, dê voz aos seus já estagiários, eles são a porta de entrada quando se trata de Geração Z e sabem se comunicar uns com os outros.