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Como o ResolvaAI virou herói no TikTok sem parecer justiceiro

Com apoio da JoGo, startup conseguiu encontrar um tom leve, bem-humorado e próximo, sem perder o propósito de vista

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ResolvaAI
ResolvaAI (Foto: JoGo/Divulgação)

O ResolvaAI nasceu com um propósito claro: ajudar consumidores a resolver problemas com operadoras de telefonia e outros serviços essenciais, de forma automática, gratuita e com o poder da inteligência artificial. Em vez de burocracia, agilidade. Em vez de frustração, soluções.

Mas como transformar essa proposta em uma estratégia de conteúdo eficaz no TikTok, uma rede onde o leve, o engraçado e o cotidiano dominam a atenção?

Foi esse o desafio que a JoGo assumiu a quatro mãos com a equipe da empresa.

O dilema

Como comunicar uma missão séria numa rede leve.

De um lado, temos uma ferramenta de tecnologia sofisticada, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana, em defesa do consumidor. Do outro, temos uma rede social onde o conteúdo que funciona é casual, orgânico e, quase sempre, divertido.

A primeira tentação seria seguir o caminho do enfrentamento: posicionar o ResolvaAI como um herói combativo contra os gigantes que complicam a vida do consumidor. Mas esse tom, que poderia funcionar em outras mídias, não é natural para o TikTok — onde o exagero, a leveza e o humor são ingredientes quase obrigatórios.

A solução

Humor com verdade, leveza com propósito!

O objetivo primário da campanha era de conseguir um alcance orgânico relevante como forma de construção de awareness para a marca, que é recente e por isso não tem ainda ampla divulgação da solução que apresenta ao consumidor.

Por isso a solução passou por foco em vídeos curtos, roteiros bem-humorados e uma estética inspirada em conteúdos criados por usuários reais. Nada de tom institucional. Nada de discurso publicitário.

Cada vídeo parte de uma situação comum que muita gente já viveu: cobrança indevida, serviço que não funciona, tempo perdido tentando falar com uma operadora. A diferença é que, no final, existe uma solução acessível e automática — e ela está ali, no ResolvaAI.

A estratégia também trouxe elementos de identificação, como gírias, situações absurdas que todo mundo reconhece e personagens que poderiam ser qualquer um de nós. Tudo com a preocupação de parecer conteúdo e não campanha.

Os resultados

Conexão e viralização!

Nos primeiros dias da nova estratégia, os conteúdos do ResolvaAI no TikTok ultrapassaram 250 mil visualizações e acumularam mais de 2 mil curtidas. A base de seguidores cresceu rapidamente e, mais importante, os vídeos passaram a ser comentados e compartilhados organicamente.

Mais do que números, a estratégia cumpriu o papel de apresentar a marca para uma nova audiência, de forma leve, direta e com total aderência à linguagem da plataforma.

Conclusão

Conteúdo certo, na linguagem certa, para o canal certo!

O ResolvaAI tem uma missão séria — ajudar pessoas a resolver problemas com empresas sem estresse, usando tecnologia de ponta. Mas missão séria não precisa ser comunicada com cara séria.

No TikTok, a equipe interna da marca, com o suporte da JoGo, conseguiu encontrar um tom leve, bem-humorado e próximo, sem perder o propósito de vista. E provou que dá, sim, para falar de inteligência artificial, direito do consumidor e eficiência com criatividade e leveza.