Se há algo que eu aprendi em todos esses anos atuando no cenário corporativo, é que as estratégias de longo prazo são essenciais para qualquer negócio. Uma das ações que ajudam os empreendedores, em todos os segmentos e empresas de variados tamanhos, a obterem essa visão ampla é uma gestão financeira de qualidade.
Por incrível que pareça, uma pesquisa do Sebrae com mais de 10 mil empreendedores do Brasil mostra que mais da metade deles (52%) reconhecem que precisam melhorar a sua gestão financeira. Ou seja, ainda é importante educar e falar que as empresas precisam de um olhar mais cuidadoso na gestão dos gastos corporativos em todas as fases de qualquer negócio: no seu lançamento, no processo de estabilidade no mercado e, por último, na expansão.
Até uns anos atrás era até compreensível que muitas empresas não conseguissem fazer essa gestão de forma adequada, porém, com o avanço das tecnologias, educação financeira e exemplos consolidados, não tem mais desculpa para não investir numa gestão financeira adequada.
Pensando nesse cenário, separei cinco dicas especiais sobre como melhorar a gestão financeira do seu negócio:
1. Administrando os recursos financeiros
A atenção e o cuidado com a gestão financeira quando a empresa está dando os seus primeiros passos ou escalando os negócios são fundamentais para minimizar riscos, e prevenir surpresas não desejadas.
Mas, antes disso, o empreendedor deve saber onde está inserido, além de entender como é possível otimizar a administração de seus recursos financeiros e ter uma visualização detalhada dos gastos da empresa. Assim, o conhecimento de como alocar os seus recursos acaba ficando muito mais estratégico e assertivo.
Também é fundamental que o empreendedor esteja atento às variações da margem de lucro, além de identificar custos operacionais desnecessários. Dessa forma, será possível acompanhar de perto a saúde financeira do negócio e ter uma visão mais clara sobre os gastos corporativos.
2. Growth a favor dos negócios
Para impulsionar o crescimento sustentável dos negócios, é fundamental adotar estratégias de growth marketing, método que se concentra em aumentar o valor e a rentabilidade das empresas ao longo do tempo, por meio de uma abordagem orientada para o crescimento.
Uma das principais estratégias de growth marketing é o aumento das vendas e receitas. Isso pode ser alcançado por meio de táticas como otimização da conversão, upselling e cross-selling, segmentação de mercado e personalização de ofertas. Ao entender profundamente o público-alvo e seus comportamentos, é possível direcionar esforços de marketing de forma mais eficaz, aumentando as taxas de conversão e impulsionando as receitas.
Esse conceito não é novo para quem está inserido no mundo da tecnologia e startups, porém, por mais que seja falado há muito tempo, ainda são poucos os grandes cases de empresas que conseguiram aplicar na prática o growth marketing. Uma dica que deixo, é que todas as empresas que conseguiram ter sucesso nessa frente, foram empresas que tiveram a tecnologia como base para a estratégia de crescimento.
3. Utilizando a IA
Com a inteligência artificial, podemos agilizar tarefas diárias, simplificar a comunicação interna, automatizar fluxos de trabalho e monitorar métricas de desempenho em tempo real.
Diversas ferramentas inteligentes estão disponíveis para alcançar esses objetivos, e que vão muito além do famoso e tão falado ChatGPT. Por exemplo, o uso de machine learning permite construir e treinar modelos capazes de identificar padrões e realizar previsões precisas (feito, por exemplo, pelo Google Brain e pela OpenAI). Já os chatbots oferecem uma forma automatizada de interação com os usuários, melhorando a comunicação e agilizando o suporte (como é o caso do IBM Watson Assistant, Google Dialogflow e Microsoft Azure Bot). Além disso, existem soluções de automação de processos que simplificam fluxos de trabalho e reduzem a dependência de tarefas manuais repetitivas (como a Blue Prism e UiPath).
Todos estes pontos resultam em uma gestão mais eficiente e organizada, permitindo que os colaboradores tenham acesso rápido às informações necessárias.
4. Saiba quais são suas despesas
Existem diversas formas de organizar as despesas de um negócio. Por meio de relatórios de gestão de cartões de crédito corporativos como o da Conta Simples, é possível organizar e acompanhar as despesas de forma eficiente e em tempo real. Essa abordagem permite estabelecer limites de gastos para cada colaborador, agilizando o processo de prestação de contas, reduzindo a burocracia relacionada a reembolsos e simplificando a conciliação financeira
Além disso, utilizar exclusivamente os cartões para pagar as despesas oferece maior visibilidade e transparência nas saídas financeiras, contribuindo para controlar as reservas da empresa e promovendo estabilidade e crescimento no mercado.
5. Equilibre as contas
Quando um empresário busca expandir e crescer seus negócios de maneira sustentável, a gestão financeira se torna indispensável. O planejamento direciona as decisões dos empreendedores, tanto no dia a dia quanto em estratégias de mercado. Dessa forma, equilibrar as contas evita despesas excessivas e permite o uso preciso e consciente dos recursos.
Com essa abordagem, os empreendedores com certeza terão menos dores de cabeça, terão controle da direção do seu negócio e poderão investir no que realmente importa, o crescimento da sua empresa. . Assim como em nossas finanças pessoais, o controle dos gastos é essencial no ambiente de negócios!