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O que você precisa fazer ao contratar a Geração Z

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Novos dados do Sapien Labs’ Mental Health Million Project, o qual entrevistou 48 mil jovens adultos entre 18-24 anos de 30 países, revelam que as questões de problemas mentais na geração mais nova aceleraram e pioraram durante a pandemia. Dados publicados no relatório rápido de maio de 2022 da Sapien Labs, “The Deteriorating Social Self in Younger Generations”, mostram que quase metade dos jovens adultos experimentou declínio na saúde mental durante o segundo ano da pandemia e que a capacidade de se relacionar e interagir com outras pessoas foi seriamente prejudicado em mais da metade dos jovens adultos em todo o mundo.

Essa desintegração dos jovens tem que ser um sinal de alerta para os líderes das empresas. Isso é, a liderança precisa se conectar e dar suporte aos jovens colaboradores nesse momento volátil. Não é só sobre engajar a futura geração de talentos, mas também investir num futuro colaborativo. Seguem três compromissos que a sua empresa pode fazer para ajudar essa geração vulnerável.

1. Tenha um onboarding que exercite o senso de comunidade

O onboarding é uma ótima oportunidade para você mostrar a sua cultura de suporte e bem-estar aos novos contratados. A partir de uma boa experiência nesse começo de jornada você consegue aumentar o comprometimento do seu funcionário, já que você deu clareza do seu papel dentro da organização e como alcançar os resultados através de suporte mútuo. 

Principalmente para os jovens que estão na sua primeira experiência de trabalho, primeiro estágio, o onboarding é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho remoto e híbrido. 

O onboarding é menos sobre dar informações sobre a companhia e mais sobre fomentar com que os novos funcionários interajam entre si, entre os já funcionários e criem esse senso de pertencimento e suporte.

2. Coloque a saúde mental na frente

De acordo com o LinkedIn, 66% da Geração Z querem uma cultura corporativa baseada em saúde mental e bem-estar.

E colocar a saúde mental no centro é ir além de oferecer apps de meditação para os funcionários. É sobre forjar a saúde mental através de políticas e programas que cuidem das pessoas. Por exemplo, a bolsa-auxílio e os benefícios que você oferece ao seu estagiário cobrem a terapia?

E claro, busque trazer políticas de trabalho mais flexíveis: estabelecer “Horas de Não Perturbe”, “Dias de Não Reunião”, “Sextas de Descanso” garantindo assim que as pessoas tenham mais tempo para focar, para descansar e recarregar as energias. 

3. Dê suporte a essa geração através de mentorias

De acordo com o Relatório de Bem-Estar dos Funcionários de 2021 da Glint, ter oportunidades de aprender e crescer é agora o fator número um que as pessoas dizem que define um ambiente de trabalho excepcional.

E acredite, os jovens talentos enxergam os líderes como mentores. Eles esperam dos seus respectivos líderes: feedbacks, dicas e ferramentas para que cresçam na carreira. 

Você não precisa esperar o momento formal do feedback para ajudar. Conversas sinceras no dia a dia são fundamentais para essa geração que carece de repertório corporativo. Uma coisa que eu aplico dentro da Academia do Universitário é fomentar o contato dos já estagiários com pessoas do mercado dispostas a ajudar, aqui chamamos de Super Mentores e eles ficam dentro da nossa plataforma de Jornada da Efetivação. Nestes tempos difíceis, se você deseja atrair, reter e engajar os jovens, deve colocar a conexão humana em primeiro lugar.

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