Por muitos anos, as inovações foram um diferencial para os negócios, porém não um pré-requisito para se manter de “portas abertas”. Hoje o cenário é outro. O ritmo acelerado de mudanças tem colocado as empresas em cheque-mate e quem foi capaz de antecipar tendências, está agora em posição de vantagem. É claro que a inovação acontece de muitas maneiras e em muitos setores, mas, no momento, precisamos falar dela: a disrupção digital.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina, IoT, realidade virtual, computação em nuvem, 5G e blockchain são exemplos de tecnologias que chegaram para romper padrões e mudar para sempre o mercado de trabalho. Um estudo da Bain & Company, que ouviu 1.400 líderes de negócios em 13 países, revelou que 70% dos executivos entrevistados afirmam estar passando por uma disrupção digital significativa em suas companhias. No entanto, apenas 20% deles avaliam que cumpriram suas metas de transformação digital. Para não perder relevância no mercado, o desafio é se adaptar o quanto antes a essa nova forma de produzir, sem ter medo de abraçar a inovação.
A disrupção, não apenas digital, pode ser uma fonte inesgotável de receita para a sua empresa, inclusive esse é um dos temas que abordo no Você.Expert. Saber se reinventar, mesmo que seu negócio seja estável e lucrativo, é o que pode diferenciar você da sua concorrência. E digo mais: é o que pode te levar a uma posição de pioneirismo, já que a disrupção não busca seu lugar no mercado e sim CRIA um novo mercado.
Nenhuma disrupção é repentina: antecipe-se!
Apesar do ritmo acelerado, a verdade é que as inovações responsáveis pela disrupção digital que acompanhamos agora, não chegaram do dia para noite. Antecipar tendências é saber estar atento ao cenário tecnológico e empresarial, ajustando a rota para adotar as melhores estratégias para o seu negócio. Por isso é importante seguir algumas boas práticas, confira:
Mantenha-se atualizado: sim, a tecnologia evolui rápido, mas quem atua no setor precisa acompanhar esse ritmo. É fundamental se manter atualizado sobre tendências e inovações. Participar de cursos, conferências, acompanhar publicações especializadas e manter o olho vivo no que acontece no mercado é uma ótima forma de se manter no tempo dos acontecimentos.
Adote uma mentalidade ágil: A agilidade é fundamental para lidar com a disrupção digital. Empresas, executivos e colaboradores devem ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e experimentar novas abordagens. Aplicar práticas que estimulem essa agilidade, como DevOps, pode contribuir para construir uma equipe mais preparada para inovações.
Estimule uma cultura de inovação: A inovação deve fazer parte da cultura da empresa. Organizações que não priorizam e incentivam a criatividade e o pensamento inovador, vão ficar para trás. Ambientes que estimulam o teste e a experimentação podem levar a descobertas significativas. Quem sabe a próxima disrupção pode surgir pelas suas mãos?
Explore parcerias estratégicas: A colaboração com outras empresas e startups é uma forma eficaz de impulsionar a inovação e se adaptar à disrupção digital. Os profissionais da área de tecnologia são fundamentais para identificar parceiros estratégicos que complementem a capacidade da empresa e promovam o crescimento.
Em suma, a disrupção digital já é uma realidade, mas com certeza as mudanças não param por aqui. Para se adaptar a essa e às próximas rupturas que virão é preciso repensar os modelos de negócios e aceitar que a inovação chega para somar. Lembre-se que nenhum mercado está a salvo de interrupções e esteja pronto para o que está por vir. Mesmo que pareça assustador, a tecnologia deve ser encarada como sua parceira.
Já pensou que uma mudança de atitude hoje, pode ser o diferencial da sua vida profissional amanhã?