Coluna

E se Roger Federer jogasse badminton? E por quê você deveria se importar com isso?

Imagem de Roger Federer jogando badminton gerado no DALL-E pelo Startups
Imagem de Roger Federer jogando badminton gerado no DALL-E pelo Startups

Antes de falar sobre o Federer jogando badminton, deixe-me apresentar o Lin Dan, alguém que você provavelmente nunca ouviu falar. Lin Dan, bicampeão olímpico e cinco vezes campeão mundial, é simplesmente tido como o maior jogador de badminton de todos os tempos. Você deve estar pensando: “Ah, então ele é tipo o Federer do badminton?”. Exato, algo assim! Embora eles se pareçam no histórico vitorioso, a história muda quando falamos de premiações.

Estima-se que Lin Dan ganhou 20 vezes menos em premiações na carreira do que Federer. Isso sem contar que Federer é garoto-propaganda de várias marcas e sócio de uma das principais empresas emergentes de material esportivo do mundo, enquanto Lin Dan… bem, o Lin Dan, acho que você nunca tinha ouvido falar até ler esse texto! Dá até para arriscar dizer que eles teriam sido tão bem sucedidos se Lin Dan jogasse tênis e Federer jogasse badminton. A diferença é que, hoje, talvez o tênis da moda seria o THE LIN, e a maioria de nós não teria tido o prazer de ver Federer desfilar seu backhand, afinal, quem você conhece que assiste badminton?

Eu vi essa comparação entre o Federer e o Lin Dan pela primeira vez neste artigo da McKinsey, de março de 2018, enviado pelo grande Daniel Wjuniski, fundador da Sallve, e que temos o privilégio de ter como investidor no big_bets. Desde então, devo ter mandado esse artigo para facilmente mais de uma centena de empreendedores e empreendedoras.

E por quê? Porque não é raro ver alguém muito talentoso trabalhando em um mercado “pequeno”, portanto impondo uma limitação à sua capacidade criativa e, por consequência, limitando o potencial da sua empresa. Como o modelo de venture capital se baseia na ideia de que poucas empresas vão dar certo dentro de um portfólio, é preciso que as que dêem certo não tenham teto de crescimento ou então não ganharão corpo o bastante para retornar o fundo todo.

Portanto, mercados grandes são um imperativo no modelo em que o big_bets está inserido. Ou seja, volta e meia me deparo com uma empreendedora ou um empreendedor que poderia receber nosso investimento pelo excelente trabalho que está fazendo, mas por estar em um mercado pequeno, não recebe o aporte. O que é uma grande pena!

E você na sua empresa, na sua indústria? Está jogando badminton ou está num Grand Slam de tênis? Será que a sua indústria dá vazão ao seu potencial e à sua ambição? Se bem sucedido você estará mais para Federer ou para Lin Dan? Pense nisso!