fbpx

Faça agora uma autópsia da sua startup, antes que ela morra

Compartilhe

Ué! Mas autópsia não se faz depois da morte? Continue lendo e vai entender. 


É comum na indústria de venture capital, principalmente aquelas focadas em estágios iniciais, fazer uma análise dos investimentos que não deram certo, depois que ele morreram.

Eles chamam este exercício de análise pós-mortem.

O interessante desta prática é que eles não se preocupam apenas em analisar as investidas que deram certo, mas também querem entender melhor as causas daquelas que fracassaram, e aprender com isso.

Geralmente, um comitê se reune de tempos em tempos pra tirar as conclusões dos fracassos e melhorar seu processo de seleção de startups. Por que esta empresa não decolou? O que podemos aprender com isso e ajustar nosso modelo? Foram os founders? O mercado? O timing? Entramos tarde demais? Faltou um CTO no founding team?

Mas você, empreendedor, pode fazer um outro tipo de exercício.

Você pode fazer uma análise pré-mortem de sua startup. Uma autópsia antes da morte.

É mais ou menos assim.

Imagine que as coisas vão super bem na sua empresa nos próximos 3 a 5 anos. Escreva tudo isso em detalhes. Qual sua visão de sucesso? 

Então, escreva na sequência uma análise pré-mortem. Escreva bem grande o titulo. “2030, AUTOPSIA DA NOME DA EMPRESA“. Imagine então que em 2030 sua empresa não exista mais. Morreu. 

E ai? O que deu errado? O que pode ter acontecido para que sua empresa não seja um sucesso no futuro? Será que faltará dinheiro por que não conseguiram captar como esperavam? Será que a causa da morte foi por que não construíram uma cultura forte? Ou será que vão morrer por que não acharam uma forma de capturar valor (margem) com sua solução? Será que vocês, sócios, vão brigar? Ou será que vão ter investido tempo e dinheiro demais numa solução que ninguém quer, antes de pivotar? 

Este exercício é muito prático e importante pra que você reflita sobre as prioridades da sua startup em 2023. É uma dinâmica que vai te forçar a pensar sobre todos os trade-offs que você tem pela frente e lhe trará mais clareza sobre suas escolhas estratégicas para os próximos meses.

Vida longa à sua startup!

LEIA MAIS