*Por Paula Mello, Pedro Vidigal e João Cesconi
Atualmente, muitos consideram que o caminho mais comum para empreender seria criando uma startup. No entanto, começar uma empresa “do zero” envolve uma série de riscos e desafios. Para aqueles que não estão dispostos a seguir esse caminho, existe uma alternativa menos ortodoxa que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil: os chamados search funds.
Desenvolvido nos Estados Unidos, o search fund é um modelo de investimentos que permite ao empreendedor, com o apoio de investidores, adquirir e gerenciar uma empresa já existente e consolidada em seu mercado de atuação.
Considerando a relevância do tema, inauguraremos uma série de artigos dedicada aos search funds. Neste primeiro artigo, vamos explicar o que são e quem são seus principais personagens.
O que é um Search Fund?
Um search fund é uma modalidade de investimentos na qual o empreendedor capta recursos financeiros para buscar – por isso a referência a search (“busca” em inglês) – e adquirir uma empresa de médio porte, que já esteja em operação. O objetivo do empreendedor é encontrar um negócio consolidado e com grande potencial de crescimento.
Principais players
Numa estrutura básica de search fund, existem três principais players: (i) o searcher – assumindo a figura do empreendedor –, que vai a mercado buscar investidores com apetite para risco e uma empresa-alvo (também chamada de “target”) com determinadas características; (ii) os investidores, que financiam a busca pela empresa-alvo e, posteriormente, a sua aquisição; e (iii) a própria empresa-alvo, que será adquirida e administrada pelo searcher.
Empreendedor. No Brasil, os searchers são, em sua grande maioria, pessoas jovens (entre 27 e 35 anos), ansiosas por empreender, com formação em administração ou gestão de empresas – usualmente, pós-graduação (MBA) no Brasil ou no exterior –, vivência no mercado de trabalho de outros países e, idealmente, possuem uma rede de contatos bem desenvolvida. Essas qualificações são importantes, pois o searcher não apenas seleciona a empresa-alvo, direcionando os recursos captados junto aos investidores, como também assume o cargo de CEO após a aquisição, sendo responsável pela geração de valor e, consequentemente, pelos resultados do empreendimento.
Empresa-alvo. O sucesso do search fund depende, em grande parte, da qualidade da empresa-alvo adquirida. As empresas-alvo ideais para esse modelo de investimento são de médio porte (middle market), com faturamento entre R$20 milhões e R$100 milhões, forte geração de caixa operacional, presença sólida no respectivo mercado de atuação, adotam um modelo de negócios “asset light” – ou seja, empresas que não precisam de uma infraestrutura muito robusta para sua operação – e com grande perspectiva de crescimento.
Essa última característica é avaliada pelo searcher com base em diversos critérios e variáveis como, p.ex., setor de atuação com potencial de expansão, possibilidade de consolidação do mercado de forma orgânica ou através de aquisições, e identificação de ineficiências que, se corrigidas, permitirão melhorar significativamente a performance da empresa. Por esses motivos, empresas do setor de serviços e de tecnologia são as mais procuradas.
Investidores. Os investidores em search funds costumam ser indivíduos já acostumados com investimentos nessa indústria – e muitas vezes até searchers e ex-searchers, que reconhecem o potencial de ganhos desse modelo – ou fundos que atuam exclusivamente ou prioritariamente com esse mercado. Considerando que boa parte dos searchers tem formação acadêmica no exterior e/ou já atuou no mercado de trabalho de outros países, é comum que os investidores sejam estrangeiros – muito porque já conhecem e praticam a modalidade do search fund em seus respectivos países e reconhecem a potencialidade desse modelo. A presença (e a própria experiência) de investidores estrangeiros torna a estrutura mais complexa.
Mais do que simplesmente prover recursos financeiros para as fases de busca e aquisição, espera-se que os investidores atuem como mentores do empreendedor, auxiliando desde a avaliação das empresas-alvo até a aplicação das estratégias de alavancagem do negócio após a aquisição. Geralmente, esses investidores ocupam cargos no conselho de administração da target, o que garante uma camada adicional de segurança para o empreendedor, mas também exige a aplicação de regras de governança mais robustas.
Por que considerar um Search Fund?
Os search funds permitem àqueles que possuem o espírito empreendedor administrar uma empresa sem precisar passar pelo processo de construir um negócio “do zero”. Além disso, a orientação de investidores experientes consiste numa grande vantagem, tanto na aquisição do negócio como na implementação das mudanças necessárias para o crescimento e expansão da target. Para os fundadores de startups e administradores de empresas, o modelo de search fund pode ser uma alternativa interessante para quem está buscando um novo desafio e até para quem vê a oportunidade de investir em negócios com grande potencial de crescimento.
Em nosso escritório, atuamos na indústria de search funds desde 2018, assessorando diversos search funds em todas as fases da operação – no nosso próximo artigo, apresentaremos cada uma das fases e seus desafios. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e discutir como esse modelo pode se aplicar ao seu negócio. Caso tenha interesse ou precise de mais informações, entre em contato conosco!
Teremos o maior prazer em atendê-lo(a).
Para saber mais sobre o Freitas Ferraz Advogados, consulte nosso site e não deixe de nos acompanhar no LinkedIn e no Instagram!