Coluna

Diversificação de canais de aquisição: Impulsionando vendas e maximizando resultados através do member get member

Diversificação de canais de aquisição: Impulsionando vendas e maximizando resultados através do member get member

No atual cenário de negócios, a diversificação de canais de aquisição de clientes tornou-se uma estratégia essencial para impulsionar as vendas com um baixo Custo de Aquisição de Clientes (CAC). A dependência de um único canal pode limitar as oportunidades de crescimento e aumentar os custos associados à conquista de novos clientes, esforço de remarketing para recompra entre outros.

A diversificação de canais tornou-se uma estratégia crucial para impulsionar as vendas e maximizar os resultados. A dependência de um único canal de vendas pode ser arriscada e focar apenas na geração de tráfego com altos investimentos em mídia paga, que nos últimos anos tiveram um aumento. Segundo dados do Seach Engine Journal, o custo por clique (CPC) nos anúncios do Google teve um aumento de 5% em relação ao ano anterior, enquanto o custo de aquisição (CAC) cresceu 20% no mesmo período. Um aumento de custos similar é encontrado em outras plataformas de anúncios, impactando significativamente os resultados de marketing e depender apenas de um canal de aquisição pode ser arriscado.

Este artigo explora a importância da diversificação de canais utilizando outras estratégias para maximizar vendas como o Member get Member, considerado hoje um canal de aquisição de baixo custo que possibilita a gestão/redução de CAC atrelado a aumento de vendas. Trata-se de uma estratégia com volume em aumento de vendas e redução de custo que traz para as empresas a possibilidade de não depender somente de investimento em tráfego-pago para gerar uma nova venda e sim um projeto estratégico para explorar sua própria audiência.

Importância da Diversificação de Canais

1. Alcançar Novos Públicos

Ao explorar diferentes canais de aquisição de clientes, as empresas têm a oportunidade de alcançar públicos que podem não estar presentes em seu canal principal. Por exemplo, um público mais jovem pode ser mais acessível através das redes sociais, enquanto um público mais tradicional pode preferir fazer compras em lojas físicas e on-line.

2. Redução de Riscos

Depender exclusivamente de um único canal pode expor uma empresa a riscos significativos, como aumento de CPL e CAC. Mudanças repentinas nas tendências de mercado, interrupções de cadeia de suprimentos ou problemas técnicos podem prejudicar gravemente as vendas. A diversificação de canais ajuda a reduzir esses riscos, já que uma queda nas vendas em um canal pode ser compensada pelo desempenho positivo em outro.

3. Aumento da Visibilidade da Marca

Ter presença em diversos canais aumenta a visibilidade da marca. Os consumidores podem entrar em contato com a marca em várias plataformas, reforçando o reconhecimento e a confiança na empresa. Isso também ajuda a construir uma imagem de marca mais sólida e coerente.

4. Adaptação às Preferências do Consumidor

As preferências dos consumidores, dos seus consumidores, da sua audiência estão em constante evolução. Ao diversificar os canais de vendas, as empresas podem se adaptar mais rapidamente a essas mudanças e atender às preferências em constante mutação dos clientes. Isso inclui não apenas onde os clientes preferem comprar ou já compram, mas também como preferem interagir com a sua marca.

5. Explorar sua própria audiência

Explorar sua própria audiência, sua base de clientes traz  benefícios significativos. Isso pode incluir acesso a conteúdo exclusivo, descontos, recursos especiais, recompra ou qualquer outra coisa que agregue valor à experiência do cliente e aumente suas vendas.

Estratégias para Implementação do MGM

1. Análise da audiência

Antes de diversificar, é essencial compreender sua base de clientes. Isso ajuda a adaptar a abordagem de marketing e os produtos oferecidos para atender às expectativas específicas de cada grupo, grupo de consumidores e de parceiros que são grandes influenciadores da sua marca.

2. Integração de Plataformas

Integrar sistemas e processos é fundamental para uma gestão eficaz do member get member. Isso garante agilidade no processo e acesso a informações, controle de métricas e redução de processos manuais no member get member que hoje a Beeviral possibilita às empresas essa integração 100% e todo controle de métricas do MGM.

3. Estabelecer Incentivos (Recompensa)

Crie um sistema de recompensas para os clientes que trouxerem novos clientes. Essas recompensas podem ser tangíveis, como descontos, brindes ou acesso exclusivo a recursos, ou intangíveis, como reconhecimento na comunidade, pontos e até mesmo recompensas em dinheiro.

4. Consistência da Marca

Apesar da diversificação, a mensagem e a identidade da marca devem permanecer consistentes em todos os canais. Isso ajuda a evitar confusões entre os consumidores e a construir uma imagem de marca sólida tanto a rede de possíveis parceiros como sua base atual de clientes.

4. Comunicação e engajamento

Definir uma abordagem de relacionamento e engajamento com a sua audiência vai ser essencial para atingir um grande resultado. Definir quais canais, como e quando se comunicar com o cliente é essencial, com uma mensagem clara e fácil de entender além de utilizar de ferramentas como o aplicativo Minhas Indicações para engajar o cliente e dar toda transparência ao programa.

4. Monitoramento e Análise

Acompanhar o desempenho de cada canal é crucial, principalmente através do canal de indicação através do MGM. Métricas como vendas, tráfego, conversão, taxa de penetração, efeito viral e retorno sobre o investimento (ROI) devem ser monitoradas para otimizar continuamente a estratégia de member get member.

Conclusão

A diversificação de canais de vendas através do member get member oferece uma abordagem estratégica para impulsionar as vendas e alcançar resultados mais sólidos no cenário de negócios atual, pois atua diretamente em redução de custo. Ao explorar o member get member, as empresas podem reduzir riscos, aumentar a visibilidade da marca, explorar a sua audiência e atender às demandas em constante mudança dos consumidores e parceiros. No entanto, é crucial uma abordagem cuidadosa, pois todo projeto precisa ser desenvolvido e aplicado de forma estratégica, com análise do seu público-alvo, entendimento da jornada, melhor incentivo, destino de indicações e todo o plano de comunicação, relacionamento e engajamento da sua audiência. A integração entre sistemas como ERP, CRM e outros se torna eficaz e o monitoramento contínuo para garantir o sucesso da estratégia de diversificação de canais através do member get member.